Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

[quote:32b61dddf7="Antonio Carlos"][size=18:32b61dddf7][b:32b61dddf7]BINGO!!![/b:32b61dddf7][/size:32b61dddf7]

Para se conectar a bateria o acelerador e o trim tem que estarem ambos no mínimo(abaixados).
[b:32b61dddf7]Vivendo e aprendendo...[/b:32b61dddf7]

Muito obrigado a todos!!!

Abs,[/quote:32b61dddf7]

me lembro que no meu primeiro voo, um starcesna que fiz com esc ics-300, aconteceu isso, ligava e ele nao funcionava.

voltei pra casa e fiquei tentando, derrepente funcionou...

com tx e rx ligado, voltei ao campo para voar :shock: , tipo, nao desliga, fica assim que quero voar...huahuahuahuahuauahuahuha

so depois do forum tambem, é que fui entender o porque... :roll:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

[quote:0f4dacdbba="Antonio Carlos"][size=18:0f4dacdbba][b:0f4dacdbba]BINGO!!![/b:0f4dacdbba][/size:0f4dacdbba]

Para se conectar a bateria o acelerador e o trim tem que estarem ambos no mínimo(abaixados).
[b:0f4dacdbba]Vivendo e aprendendo...[/b:0f4dacdbba]

Muito obrigado a todos!!!

Abs,[/quote:0f4dacdbba]

Fala amigo, voo seu SS? foi direct drive mesmo?
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Slow Stick

Mensagem por Antonio Carlos »

Olá Danangeli!

O SS está na seção INICIANDO no tópico FIZ MEU SLOW STICK.

Me visita lá!

Abs,
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Amigos,

alguem aqui tem o esquema do ESC utilizando um PIC 16F628 ? alguem daqui postou um link, mais nao abre mais!

obrigado!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:50611e2663="sandro_ventania"]Amigos,

alguem aqui tem o esquema do ESC utilizando um PIC 16F628 ? alguem daqui postou um link, mais nao abre mais!

obrigado![/quote:50611e2663]

Sandro,

Para ESC brushed, o melhor esquema que encontrei é este: http://www.designsoft.com.au/ahome/rc/PIC-ESC/ESC.html

Para brushless, http://home.versanet.de/~b-konze/blmc_bko/blmc_en.htm

Mas como já te disse, estes esquemas só são úteis como pesquisa tecnológica, trabalho de faculdade, etc.

Já cansei de dizer isto, mas vou lembrar novamente: fazê-los para usar em modelismo provavelmente sai mais caro do que comprar um pronto, a qualidade fica pior e é mais sujeito a defeitos.

Outro problema é que você se arrisca a perder o resto do equipamento (motor, bateria, receptor, servos, avião, etc.) que é muito mais caro, pode causar algum dano pessoal ou material com o avião caso ele falhe em um momento crítico.

Fazer uma placa dupla-face para SMD é algo complexo que exige tecnologia e técnicas. Tentar fazer em face simples para componentes comuns fica grande, pesado e frágil demais para colocar para voar.

Para obter qualidade geralmente se manda fazer fora mas neste caso um lote de protótipo de 10 peças sai mais caro do que todo o material que você precisará para montar um aeromodelo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

obrigado Alexandre.

vou estudar e ver se monto, a principio pra rodar um motor de CDROM, pois sem um nao tem como fazer esses motores funcionarem, né!
tenho alguma pratica com eletronica e se a parte de soft for bem feita a parte de hard a gente dá um jeito de melhorar!
sou novo no forum e passei horas lendo as mensagens antigas, principalmente a parte de planadores, que é a minha paixao, estou enferrujado mais quero voltar. descobri é que estou muito desatualizado. (tomei um susto quando descobri o que é DLG...he he he ! nunca faria isso com meus planadores !)
meu radinho ATAQUE-R de 2 canais em AM da Futaba tá pra lá de ultrapassado ! mixer só conhecia mecanico, agora é tudo eletronico.
ALIÁS VOCE NAO TERIA UM ESQUEMA DE MIXER AÍ, NAO ????

Um abraço !

Sandro
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Olá!!


Eu estou pensando em montar um Slow Stick com o motor original mesmo e estou pensando em usar um ICS 480 LI, é um bom speed??
Avatar do usuário
herculesgomes
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 2:17 am

Fun world ep

Mensagem por herculesgomes »

Olá pessoal!
Recentemente comprei um Fun World EP: http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/Produtos.asp?Produto=E228&id=FUN%20WORLD%20EP%20400

Para completar a montagem estava pensando em comprar esse micro flight pack da Hitech: http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/Produtos.asp?produto=25555

e, como, o maicon do tópico acima pensei em comprar speed GWS ICS-480Li
http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=9&products_id=635

para usar com uma Li-Po, também da GWS, 3S de 2200mAh, ou uma 2S também de 2200mAh. Será que vocês podem me ajudar dizendo se rola ou não ou se existem melhores opções?
Valeu!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O modelo é bacana, o flight pack também, o ICS480Li é ideal para usar motor 400 com bateria LiPo.

Mas com motor brushed com certeza o FunWorld não vai ser muito fun-fly, vai ser um vôo esporte meio underpowered.

No seu lugar em vez de comprar um ICS480Li eu pegaria logo um speed brushless e trocaria o motor por um brushless.
Avatar do usuário
herculesgomes
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 2:17 am

Mensagem por herculesgomes »

Certo Alex, mas ele não ficaria legal nem mesmo com esse motor que vem com ele ( 400 high performance) e com uma Li-Po 3S? Na verdade eles recomendam uma 2S. Assim deve ficar mais "xôxo" ainda, não é?
E só uma última dúvida: se eu escolhesse usar uma 3S com esse motor não haveria problema de aquecimento por causa da tensão ( é que no motor vem escrito "normal voltage 8,4V") ?
Valeus!!!
Responder