Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LUCAS_IPLINSKY
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Abr 04, 2007 8:15 pm

Mensagem por LUCAS_IPLINSKY »

alguem sabe me explicar como faço um speed control em casa?
é possivel fazer um para motores brushless?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

É possível fazer em casa, mas sinceramente não vale a pena.

O projeto que costumo usar quando preciso fazer ou consertar um ESC brushed é este: http://www.designsoft.com.au/ahome/rc/PIC-ESC/

Ele usa microcontrolador PIC12F675, custa cerca de 6 reais, FET pode ser IRF3205 (5 reais), diodo schotky 1N5819 (1 real), regulador de tensão, alguns capacitores, fio e placa.

O PIC precisa ser gravado, ele é como um PC com o HD zerado, para fazer qualquer coisa precisa que seja instalado algum programa.

É preciso fazer com cuidado para não sair mais caro o molho do que o frango. Se tiver algum mal-contato ou curto durante o vôo não perderá apenas o valor do ESC, mas vai avião, receptor, motor e servos pro chão, se não acertar algo que seja danificado junto.

Quanto a brushless, definitivamente não compensa. Eles precisam de CPU mais poderosa e mais FETs.

Só contando 15 reais do microcontrolador mais 6 FETs de 5 reais, mais uns 5 reais de reguladores e o resto necessário já deu o preço de um ESC xing-ling qualquer, que por pior que seja é melhor do que um feito em casa.
beto
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Fev 24, 2007 9:23 am
Localização: Ubatuba S.Paulo

Mensagem por beto »

Alex,
desculpe a pergunta, mas ja li o tópico todo e não achei uma resposta p/ minha dúvida : estou fazendo um pegueno barco de madeira e vou fazer ele RC, mas pelo modelo, não preciso de tanta velocidade, vou usar um motor 12v e uma bateria de moto, agora eu pergunto: o esc para isso pode ser um ICS480 ? ele aguenta essa volt. de entrada?O rx pode ser qualquer de 4 canais? E os servos,
irão receber a voltagen correta? desculpe a bateria de perguntas , mas estou perdido a esse respeito.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O ICS480 aguenta bateria de 12V sim, equivale a uma LiPo 3S. Só cuide do consumo, não deve passar do nominal (25A) e se ficar totalmente vedado dê uma folga extar (15A).

Os ESC deve ser ligado no RX, assim como os servos, assim RX e servos receberão 5V certinho (do BEC).
beto
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Fev 24, 2007 9:23 am
Localização: Ubatuba S.Paulo

Mensagem por beto »

Valeu mesmo Alex

O consumo do motor é em torno de 4 a5A , sera que poderia usar o ICS300?
Então a entrada dos 12v é no esc e nele eu ligo o RX , e no RX eu ligo os servos ,
seria isso?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pode ser, ICS300, ICS480, tanto faz para esta corrente.

Os 12V entram no ESC, onde está escrito BAT. O ESC vai no RX e os servos no RX. O mesmo esquema de ligação normal:

[img:88d07a363a]http://www.e-voo.com/forum/files/esquemaaero_156.jpg[/img:88d07a363a]
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

tenho um esc de 20A, qual é o máximo que posso usar? quer dizer posso umsa r um motor que puxe 19A?
ou tem que ter uma folga bem grande?
e se eu deixar ele bem ventilado, do lado de fora do aero, e por um dissipador nele ele pode funcionar mais perto do limite?
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:5f9cc7c7b1="Michelfas"]tenho um esc de 20A, qual é o máximo que posso usar? quer dizer posso umsa r um motor que puxe 19A?
ou tem que ter uma folga bem grande?
e se eu deixar ele bem ventilado, do lado de fora do aero, e por um dissipador nele ele pode funcionar mais perto do limite?[/quote:5f9cc7c7b1]

Vamos trocar esse ESC por uma CORDA!
A corda aguenta 200kg, e você pesa 190!

Vai arriscar descer um paredão?!?! heheheh

Particularmente uso um limite de 60/70% da capacidade!
Meus escs são de 18A, e meu motor consome 13A!
Fica uma folga boa!

Ventilação é importante independente do consumo!
Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Também gosto de margens de segurança da ordem de 80 a 100 %
beto
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Fev 24, 2007 9:23 am
Localização: Ubatuba S.Paulo

Mensagem por beto »

Obrigado mesmo Alex,

agora se eu não enteder com esse esquema eu corto a cabeça fora que só ta servindo p/ separar as orelhas. eheheheheh

Brigaduuu
Responder