Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
king_
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Mai 14, 2007 5:02 pm
Localização: Uberlândia, MG

Mensagem por king_ »

Pergunta bem boba... mas estou muito na duvida:
Tenho um speed 50-60 A a algum problema em usar com um motor que utilizaria no maximo 40A? O Speed manda mais, amperagem (corrente elétrica) para o motor?

Obrigado!
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

[quote:d96ecc2354="king_"]Pergunta bem boba... mas estou muito na duvida:
Tenho um speed 50-60 A a algum problema em usar com um motor que utilizaria no maximo 40A?

[color=red:d96ecc2354]NÃO. Salvo o peso morto ..[/color:d96ecc2354]

O Speed manda mais, amperagem (corrente elétrica) para o motor?

[color=red:d96ecc2354]NÃO , NUNCA ! [/color:d96ecc2354]

Obrigado![/quote:d96ecc2354]
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Galera, O que eu e mais alguns amigos gostariamos de entender é: Qual a diferença entre os ESC com BEC linear e os demais ESC?

O que significa este "linear"?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Linear significa regulador linear, ele trabalha causando uma queda de tensão linear e por isto dissipa a energia que sobra como calor.

Chaveado significa que o BEC chaveia, ou seja, liga e desliga quantas vezes for necessário para que a tensão média fique em 5V. Ligar e desligar é algo que causa pouco aquecimento e não diretamente proporcional à queda de tensão, por isto eles aguentam baterias com mais de 3S e correntes maiores.

Como comparação entre a diferença de trabalhar linearmente e chaveando. Nossos ESCs usam MOSFETs SMD do tamanho de um carrapato que chaveiam mais de 20A facilmente, enquanto um transístor linear para 20A é do quase do tamanho de um quindim de festa e precisa de um dissipador enorme para não superaquecer nesta corrente.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Grande Alex, eu ia lhe enviar um MP, mas acho importante colocar aqui minha dúvida, que desta forma ajudo outros que podem possuir o mesmo tipo de dúvida!

Portanto: Intendi que em modos grosseiros a diferença está na dissipação de calor!
Logo, em se tratando de instalar um ESC Turnigy Super Brain Linear em um copterX 450 pode ser uma boa, afinal, com o funcionamento do rotor, o aquecimento do ESC pode ser facilmente contornado, certo?!
Ou eu espero a chegada de um ESC chaveado (que está em BK) e compro logo um que não tenha este problema?
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

Olá Floyd.. vou me intrometer no assunto, he he.

A questão do aquecimento existe, mas não é a principal.. como vc mesmo disse, o ESC pode ficar num lugar bem ventilado. Mas pense por outro lado.. toda essa energia que está sendo dissipada em forma de calor está vindo de sua bateria.. Ou seja, vc está jogando fora a preciosa energia q vc usa para voar!!!

Vou dar um exemplo para esclarecer.

Digamos q vc use baterias 3S (11.1V) no seu 450 e seu BEC linear (interno ao ESC) tenha uma saida de 5V. Digamos que durante o voo sua eletronica (receptor, servos, gyro) tenha um consumo médio de 2A.

O seu BEC vai drenar da bateria esses 2A, abaixar a tensão para 5V e assim alimentará a eletronica..

Vamos aos calculos.

Potencia drenada pelo BEC: 11.1V x 2A = 22.2 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 2A = 10 Watts.

ou seja, seu BEC está drenando 22.2W e entregando 10W.. os outros 12.2W estão sendo, literalmente, jogados fora.

Mesmo não sendo muito, esse valor diminui o seu tempo de voo... e, com sabemos, cada segundo de voo é precioso, he he.. então por que jogá-lo fora??

Abraços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Complementando, não é só a capacidade de dissipar a energia, mas também a estabilidade e a temperatura nas junções internas do silício. Com um dissipador e boa ventilação até fica um pouco mais folgado, mas se o BEC aguenta no máximo 3A (em 2S) ou até menos, ao chegar à corrente máxima a tensão de saída não será mais estável.
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

SPEED NÃO FUNCIONA

Mensagem por dietrich »

Boa noite a todos.

Adquiri recentemente um ESC 25A da Tower Pro, modelo Mag 8. Um motor Turnigy 2213/22 com 924Kv.
Meu problema é que eu ligo o ESC na no Receptor (Spektrum 6 canais) no canal do acelerador. Plugo o motor e ligo a bateria (LiPo 3s 1350mAh).
Baixo o manche do acelerador e ligo o transmissor. Teoricamente eu deveria ouvir os beeps do ESC, mas nada acontece. Nem beep nem nada de o motor girar. O receptor liga e o canais respondem. Só o motor que não dá sinal de vida, e os beeps do ESC.

Alguem tem alguma sugestão ou alguma idéia?

Grato,
André
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Provavelmente mau contato nos fios do motor, ou fios rompidos. Testou os enrolamentos com um multímetro ?
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por dietrich »

Testei, todos apresentam uma resistencia média de 1ohm. Eu inclusive consegui medir a tensão gerada pelo motor quando eu giro ele com a mão.
Se eu não conectar um motor ao ESC ele não "beepa" ??

Att,
André
Responder