Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O speed control deve sempre ser ligado com o stick do acelerador para baixo. Se o rádio for Futaba, é preciso inverter o canal 3.

Fazendo isto, deve funcionar.

Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.

Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

vlw alex, vou tentar tudo denovo e me certificar se não tem nenhum conector sobrando, o speed foi ligado no canal tres mesmo, o rádio é um E Sky 6ch.
Avatar do usuário
alex colombo
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Out 23, 2008 2:25 pm
Localização: são joão da boa vista (sp)

Mensagem por alex colombo »

olá desculpa minha iguinorancia como faso para progamar meu ESC eu tenho um esc da e-max de 30 é nessesario cartão ou tem como fz isso 100 cartão de progamação ?
emanuelead
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 10:31 am
Localização: fortaleza

Mensagem por emanuelead »

"O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor."

Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?

É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.

Fico no aguardo, até mais!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Emanuel, dê uma pesquisada para obter mais detalhes, tem muito material no fórum e também na net, mas em resumo, os sinais que o receptor entrega ao ESc (e aos servos) são pulsos de largura variável entre 1 e 2 ms, sendo 1,5 ms a posição "central" e 1 e 2 ms os extremos. Esses pulsos se repetem a uma frequência aproximada de 50 Hz.
Avatar do usuário
wolverinehj
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:55 pm
Localização: feira de santana-bahia

Mensagem por wolverinehj »

Boa noite, gostaria de saber como faço para instalar dois speeds diferentes, porque eu tenho um titan 80 opto com bec e outro jet advanced 77 plus sem bec, para dois motores typhoon 2w 20 e uma ou duas baterias que já tenho 4s twenty 20c 14,8 de 3700, estou pensando em colocar o rx normal com a sua propria bateria e bec, pois o meu su-27 que estou construindo, pesará em torno de 1500g, se for possivel me mande um esquema completo para eu poder fazer este teste. muito obrigado
Anexos
DSC00328.JPG
DSC00328.JPG (36.8 KiB) Exibido 30765 vezes
DSC00326.JPG
DSC00326.JPG (31.53 KiB) Exibido 30765 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Dê uma lida em http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?id=1627 e veja estas figuras.

Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.

Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]
Avatar do usuário
wolverinehj
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:55 pm
Localização: feira de santana-bahia

Mensagem por wolverinehj »

Muito obrigado meu amigo. O titan é chaveado o bec, deixa ligado ou desligado, e qual seria melhor, uma bateria ou duas, essa parte de eletronica eu não entendo muito, manjo muito mesmo é na parte da construção. O que eu faço é de fibra e asa chapeada, todo feitio por mim, antigamente eu voava glow, ficou mais caro. Por isso que tenho dois speed diferentes, um estava neste avião e o outro em um f-16, estou querendo fazer este teste, pois comprar outro speed sairá muito caro em trono de R$ 400,00. Se precisar de alguma coisa estarei disponível.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Neste caso você pode usar o BEC do Tital alimentar tudo, nem precisa se preocupar com bateria externa.

Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.

Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.

QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.

Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.

Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.
Avatar do usuário
wolverinehj
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:55 pm
Localização: feira de santana-bahia

Mensagem por wolverinehj »

FICARIA MAIS OU MENOS ASSIM:

------------------- MOTOR 2W 20
---------------- TITAN 80 COM BEC
BATERIA=>------------------------------=>RECEPTOR
---------------- JET 77 ADV SEM BEC
--------------------MOTOR 2W 20
Responder