Balanceador Manual Grátis

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

Balanceador Manual Grátis

Mensagem por sedasonic »

Conversando hoje com Rodrigo Damasceno ( scooth ) da loja www.100aero.com surgiu a idéia da criação de um balaceador de custo zero... Ele me explicou como funcionava o cabo do balanceador da bateria... e me deu a idéia de usar uma lâmpada de lanterna para balancear a bateria...

Galera recomendo muito o Rodrigo ( scooth ), pois ele poderia ter me empurrado um balanceador, mas pelo contrário ele falow que era bobagem por enquanto comprar um já que estou com grana curta... e ainda me deu a idéia de como fazer... sempre compro produtos dele e nunca deu problema...

Pois bem como fazer para balancear....

1º - Deixe a bateria com 50% de carga.
2º - Detecte a célua que tiver com menor voltagem e anote o valor (voltagem).
3º - Usando uma lâmpada de pisca-pisca de árvore de natal ligue no plug do balanceador nas células que estão com maior voltagem.
4º - Deixe a lâmpada acesa gastando a bateria até a voltagem ficar com o valor igual da célula do passo 2.
5º - Depois de todas as células iguais volte a carregar até 100% de carga.

Está pronto seu balaceador com lâmpada pisca-pisca de árvore de natal...
que todos devem ter em casa, portanto a custo zero...

Exemplo...
Minha bateria estava com as seguintes voltagens 4,12 - 4,11 - 4,13...
Marquei a célula que estava com 4,11...
Liguei a lâmpada na célula que estava com 4,12 e deixei ela gastar até ficar com 4,11...
Depois liguei a lâmpada na célula que estava com 4,13 e deixei ela gastar até ficar com 4,11...

Pronto todas as cargas iguais agora vc pode carregar até 100% carga...

No meu caso demorei cerca de 15 min +ou- para balancear... Então creio que a lâmpada de pisca-pisca gasta 0,01v a cada 5 min...

veja as fotos abaixo:
Anexos
lâmpada pisca-pisca tirada do fio...
lâmpada pisca-pisca tirada do fio...
rog.jpg (4.65 KiB) Exibido 6886 vezes
Rogerio Araujo Silveira

A vida é triste para quem não sabe sonhar e infeliz para quem não torna seus sonho uma realidade.
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

Foto2

Mensagem por sedasonic »

foto2
Anexos
lâmpada pisca-pisca sem a parte de plástico
lâmpada pisca-pisca sem a parte de plástico
rog2.JPG (5.44 KiB) Exibido 6881 vezes
Rogerio Araujo Silveira

A vida é triste para quem não sabe sonhar e infeliz para quem não torna seus sonho uma realidade.
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

foto 3

Mensagem por sedasonic »

foto3
Anexos
Plug do balanceador da bateria
Plug do balanceador da bateria
rog3.JPG (6.48 KiB) Exibido 6880 vezes
Rogerio Araujo Silveira

A vida é triste para quem não sabe sonhar e infeliz para quem não torna seus sonho uma realidade.
Avatar do usuário
sedasonic
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 7:07 am
Localização: Belo Horizonte MG
Contato:

foto 4

Mensagem por sedasonic »

foto 4

Lembre-se de usar um multímetro para fazer o controle de voltagem...

ok???

Qualquer dúvida estamos ae...
Anexos
Lâmpada acessa já no plug do balanceador da bateria gastando uma das células
Lâmpada acessa já no plug do balanceador da bateria gastando uma das células
rog4.JPG (5.39 KiB) Exibido 6880 vezes
Rogerio Araujo Silveira

A vida é triste para quem não sabe sonhar e infeliz para quem não torna seus sonho uma realidade.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para quem não tem balanceador, o jeito mais fácil é usar um carregador que carregue 1S e carregar célula a célula.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

essa é uma ideia bem legal, so deve ser lembrada que no momento do balanceamento deve-se seguir as seguintes precauções:

-Desligar o celuar
-Tirar o telefone do gancho
-Se trancar dentro do quarto
-nao ir tomar cafe

outro dia eu fui descarregar uma bateria usando um led que e 1,5v, ai eue squeci e pluft, bateria ja era.

A dica do alex eu acho melhor, utilziar um carregador 1s e por ex uma chave 3 posicoes 2 polos, ai vc carrega cada bateria por vez, trocnado a chave de posicao pra ficar mais automatico hehehe


abs a todos
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

eu estou usando um carregador 1s para o final da carga das baterias. para ir mais rápido carrego no carregador normal até um certo ponto, e depois vai célula a célula no carregador 1s. estou providenciando vários carregadores 1s para carregar em paralelo...
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

[quote:cc6ee3c733="alexcmag"]Para quem não tem balanceador, o jeito mais fácil é usar um carregador que carregue 1S e carregar célula a célula.[/quote:cc6ee3c733]

Usei até uns 2 meses atrás este jeito, carregava as células uma a uma a cada 10 voos (+/-), nunca tive problema, mas é uma saco.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Alex, uma referencia de tensão de alta precisão como o TL 431 poderia dar conta do recado? Ele pode drenar até 100 mA, e é compensado em temperatura. Eu uso esse integrado como monitor de tensão nas fontes de PC convertidas para alimentar os carregadores, assegurando assim que a tensão de saída esteja correta, e o circuitinho é realmente muito preciso. Usando um trimpot multivoltas acho que seria viável...
O data sheet:
http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/5774/MOTOROLA/TL431.html
Abraços!
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Concordo com o Alex, mais poucos tem carregadores que tem chave seletora pra 1S!
Ai conversando com o Rogério, expliquei pra ele e ele teve a ideia da lampadinha d natal!
aehaehaeh
Responder