Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Fonte de computador.
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

Certo Cláudio, mas estava lendo outros tópicos e vi que a amperagem é maior que os 5A, como faço para diminuir esta amperagem?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Quem determina a corrente drenada é a carga, ou seja, o equipamento que consome energia. A capacidade de corrente da fonte par ao seu carregador tem de ser 5A ou mais. Se puser uma fontre de 5000A, desde que a tensão esteja correta, não há problemas.
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

Vlw mestre Claudio mais uma duvida sanada :wink: ,
Obrigado.
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Caro Claudio. Tenho muitas duvidas, vou enumera-las:
1.O carregador simples pag.1 (16V) carrega 1/10C portanto 60mA, correto? ou como li que voce escreveu (O valor do resistor é calculado da seguinte forma: R=1,2/I, onde R é a resistência em Ohms, e I a corrente em Ampères.) Ai um pack de 600mA com o 40R demoraria 30hs e nao as 14hs? Carregaria apenas 30mA.
2.O que e o 1,2 da formula?
3.Posso mudar o resistor para um menor para packs maiores darem tambem 14Hs ou menos tempo ? No mesmo circuito da pag.1
4.O alexcmaq escreveu: (Pode usar até com 1 célula, neste caso se não quiser que esquente muito pode usar uma tensão menor na entrada. A tensão mínima na entrada é 1,6V * número de células + 3V) sendo assim continua carregando 30mA com o resistor 40R ? Este +3V e pelo LM317 ?
4.No caso eu queria usar a fonte do computador, segundo o tutorial deixarei a saida em 13,35V. Terei que mudar o valor do resistor que vai no TL494 em vez de 12K(13,35V) para deixa-lo com 16V com o resistor de 14580(14K ou 15K - nao sei?), e isso?
5.Simplificando tudo! Voce escreveu (Eu usei esse sistema durante uns 20 anos....) voce se refere aquela simplificacao contendo fonte + LM317 + resistor calculado conforme necessidade(R=1,2/I) e a fonte sendo necessidade + 2,5V(queda do LM317)
Obrigado
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Duarte, vamos ver se eu entendi tudo... o valor 1,2 na formulinha refere-se à queda de tensão do regulador LM317 (esse valor é aproximado, na verdade está na faixa de 1,25V, mas essa diferença é "engolida" pela tolerancia do resistor), assim, pela Lei de Ohm, a corrente que vai circular no circuito é decorrente dessa DDP de 1,2V, e o valor dessa corrente é ditado pelo resistor.
Eu não entendi bem a primeira pergunta com relação aos 40R, desculpe...
O valor do resistor deve ser escolhido justamente para fornecer a corrente que você deseja impor às suas baterias. os meus carregadores caseiros sempre tinham duas ou três opções de corrente, geralmente C/10, C/5 e C/2. Uma dica prática, mas que só vale para as NiCd : ao final do processo de carga, a bateria começa a transformar a energia elétrica em calor, e asism começa a aquecer.
Na questão 4, os 3V "excedentes" são, sim, necessários ao correto funcionamento do LM317.
Na questão 4/2 (hehehe....), o valor numerico do resistor inserido no pino 1 do 494 depende da tensão originalmente presente nele, que pode ser 2,5 ou 5V, mas se você usou a formulinha do tutorial corretamente não terá problemas. Esse valor de 14580 pode ser substituído por uma associação em série de um resistor de 10k e um de 4,7k, sem problemas. Se necessitar "calibrar" com exatidão a tensão de saída, coloque um valor um pouco mais alto e vá "pendurando" resistores em paralelo (com valores umas 20 vezes mais altos que o valor que ligou oirginalmente, assim, a cada resistor que acrescentar, a tensão vai variar em uns 5%), ou então use um potenciometro em série com um resistor ligeiramente menor.
o esquema que eu usei durante mais de 20 anos fou justamente esse com o LM317 (na verdade, no começo, usei um 7805 para a mesma função, com a unica diferença que perdia mais energia em forma de calor).
Abraços e esotu às ordens para as duvidas remanescentes !!!
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Claudio
1. A pergunta se referia ao modelo na pag.1 do tópico, com seus respectivos componentes, como pode carregar em 14hs um pack como descrito 600mA com um resistor de 40R, carregara segundo sua formula 30mA/h, portanto demorará neste pack(600mA) 30hs(ja considerando a eficiência) e não 14 hs

2. Respondida

3. Respondida

4. O alexcmaq escreveu: (Pode usar até com 1 célula, neste caso se não quiser que esquente muito, pode usar uma tensão menor na entrada. A tensão mínima na entrada é 1,6V * número de células + 3V) neste caso continua valendo o tempo de carga determinado pelo resistor(corrente)? Exemplo: pack de 3,6V 240mA, carregador 1/10C (1,6*3+3=7,8V) usarei uma fonte de no mínimo 7,8V e calcularei o resistor (R=1,2/ 0,024 = 50R) usarei um resistor de 50R, sendo 1/10C demorarei 14hs. Correto?

5. No caso da fonte de computador, segundo o tutorial deixarei a saída em 13,35V. Terei que mudar a tensão para 16V para usar o LM317 pois ele rouba 2,5V no caso de packs com 8 células ?
6. Simplificando tudo! Você usa este:

E não este:

Portanto o que estes diodos e este capacitor fazem a mais neste carregador?
Obrigado, pela paciência.
Anexos
Carregador do Alex pag.1
Carregador do Alex pag.1
Carregador Alex.gif (6.76 KiB) Exibido 26353 vezes
Carregador do Claudio pag.6
Carregador do Claudio pag.6
Carregador Claudio.jpg (14.97 KiB) Exibido 26353 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

1- Se a corrente for de 30 ma, realmente vai levar umas 25 ou 30 horas, mas não é recomendado usar corentes tão baixas, o próprios fabricantes, em sua maioria, recomendam correntes de C/10 para carga lenta e C/3 para carga rápida.

4- Correto, a CORRENTE fornecida por esse arranjo é constante, e independe, dentro de certos limites, da tensão da fonte e da tensão da bateria, desde que a tensão da fonte seja no minimo 3V acima da tensão da bateria, e que a diferença de tensões entre fonte e bateria, versus a corrente desejada não ultrapassem a capacidade de dissipação do regulador. O bom desse bicho aí é que ele é quase totalmente à prova de atrocidades... Se superaquecer, ele desliga... se der curto, ele desliga...

5- Exato, se for usar para carregar 8 Nixx deixe a fonte com 17 ou 18V. Se quiser, pode até calcular o valor do resistor e constituir esse valor na forma de dois resistores, um com 90% do total, em série com outro de 10% do total. Quando quiser alterar a tensão, curto-circuite o resistor de menor valor com uma chavinha, e asism sua fonte terá duas tensões de saída.

6- O diagrama do Alex mostra um carregador que já possui a sua própria fonte, ou seja, o transformador T1, os diodos D1 e D2 e o capacitor C1. O resistor R2 e o LED L1 servem apenas para indicar que o circuito está energizado e que uma bateria foi cinectada a ele. O cirvuito que eu sugeri, como você vê na foto, tem um par de terminais onde se lê "FONTE DC", ou seja, ele precisa ser ligado a uma fonte com tensão e corrente adequadas.
duartegps
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 2:51 pm
Localização: Bandeirantes, Parana

Mensagem por duartegps »

Na pergunta 6 so queria saber no que muda colocando os diodos e o capacitor, seguranca ? estabiliza a corrente ? ......? se ja fiz do seu jeito e esta maravilhoso e simples. So para conhecimento.

Cara tenho outra duvida sempre que vou pegar alguma fonte para mexer, modificar, confiro sua tensao pois nao sao estabilizadas, da cada variacao peguei uma fonte Panasonic(telefone velho) de 9V e 350mA deu quase 16V, como sei sua real tensao ?

Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

As fontes não estabilizadas têm tensão "em aberto", ou seja, sem consumo de corrente, bem mais alta que a nominal. Ela fornece a tensão indicada quando você drena a corrente indicada ou um valor um pouco mais baixo.
Responder