Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
andrefraga2004
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 3:38 am
Localização: PORTO ALEGRE - RS

Mensagem por andrefraga2004 »

boa noite,gostaria de saber qual as funçoes do carregador acuccel 6!!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:ddd3914cd3="andrefraga2004"]boa noite,gostaria de saber qual as funçoes do carregador acuccel 6!!!![/quote:ddd3914cd3]

No manual explica tudo direitinho... :D :D :D :D
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

Beleza pessoal estou precisando de ajuda como faço para reparar este carregado futaba de parede, poço substituir esta fonte? :cry: :cry: Ela caiu do armario e ai foi pas pica :evil:
Anexos
Imag000 (2).jpg
Imag000 (2).jpg (4.1 KiB) Exibido 31819 vezes
detesto Itaipuaçú.....................
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Carregador de nimh

Mensagem por rogerio andrades »

Olá a todos,

tenho varias fontes retificadas e com tesões e correntes diferentes e preciso da ajuda dos colegas de forum para sanar minhas duvidas.
Coloquei as fotos pois fica mais fácil de visualizar o que tenho.

Bom depois de uma péssima compra de uma bateria flat himodel para meu tx que estufou e segundo pessoal do forum se não estufar não é himodel, decidi montar um pack de 8 baterias AAA(melhor acomodação no compartimento do tx) de 2600mha 1,2V e preciso de um carregador para o pack.

Primeira carga fiz com estes carregadores de parede o pack ficou com 10,96V em torno de 1,37 por bateria.

Tenho a base de um carregador de uma parafusadeira tramontina 12V mas a "fonte" que é de 15v 400mha pifou, então verifiquei no meu pequeno ferro velho caseiro e achei 3 fontes com tensão e correntes diferentes.

A minha pergunta é qual destas é a mais indicada e o circuito do carregador tem que mudar para o que o Cláudio fez com o LM 317 ou uso o mesmo do carregador da parafusadeira.

Obrigado e bons voos.
Anexos
Fonte 3
Fonte 3
P1010254.JPG (33.53 KiB) Exibido 31701 vezes
Fonte 2
Fonte 2
P1010255.JPG (34.57 KiB) Exibido 31701 vezes
Fonte 1
Fonte 1
P1010261.JPG (30.93 KiB) Exibido 31701 vezes
Circuito do carregador tem um(acho que é transistor) BC 369 e outro 8050_ 7c c_ECB
Circuito do carregador tem um(acho que é transistor) BC 369 e outro 8050_ 7c c_ECB
P1010259.JPG (28.03 KiB) Exibido 31701 vezes
Base + pack nimh
Base + pack nimh
P1010253.JPG (25.04 KiB) Exibido 31701 vezes
Base + pack nimh
Base + pack nimh
P1010252.JPG (29.83 KiB) Exibido 31701 vezes
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Use a fonte da Motorola e o circuitinho do LM317, com um BOM dissipador de calor coplado a ele. Mas só uma coisa: NÃO EXISTEM células de 2600 mAh tamanho AAA....
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Também não acreditei quando comprei, mas o que ela deve ter de corrente da para alimentar o meu tx, assim espero hehehehehehe. :lol:

Acabei de copiar o teu circuito vou por tudo dentro da base e por um dissipador do chip set do computador(mini cooler sera que é preciso).

A 900mha ela vai carregar a mais de 30% da capacidade do pack( 780mha),existe algum risco tanto a mim quanto ao pack e carregador\fonte.
Preciso monitorar a carga não é,pois riscos de aquecimento podem causar danos,vai levar pouco tempo para carregar???. :shock:

Soldei as celulas com acido fosfórico diluido em água+estanho( aprendi quando era tatuador).Forma um catalizador e acelera a solda, não vivo mais sem ele(ácido).




Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Existem risco sim, se descuidar um pouco superaquece as células. Use no máximo 1/3 da capacidade como corrente de carga, e fique de olho na temperatura.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Onde existe estes LM 317 sem ser nas lojas heheehehe,em fontes de pc,dvd ou outro aparelho eletroeletrônico que se use no dia a dia???????? :D

Obrigado e bons voos...... :wink:
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Ok Cláudio devo calcular o resistor para que o circuito me forneça apenas 300mha???como foi falado a temperatura não pode exceder ao toque da mão( é isso )pois podera danificar o pack.

Essas celulas devem ter no minimo uns 1000 mha e não os 2600 como diz na embalagem mas eram as unicas que tinham.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu expliquei neste mesmo tópico, com todos os detalhes como fazer o cálculo. Não vou explicar de novo.... quanto ao 317, existe em algumas fontes, mas é muito raro encontrar essas fontes.
Responder