Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:eb9c8b2e97="Everton de Castro"]Sim é na página 7 mesmo.

[quote:eb9c8b2e97="claudiorfernandes"]O valor do resistor é calculado da seguinte forma: R=1,2/I, onde R é a resistência em Ohms, e I a corrente em Ampères.
Neste caso, a corrente prevista é de 300 mA (0,3A nos cálculos)[/quote:eb9c8b2e97]

Como entendo o básico (não consigo fazer esse cálculo) e sei que já abusei da sua boa vontade, pra conseguir uma corrente de 150mAh , uso qual resistor ? Ou deixo o de 40R para dar os 300mAh mesmo ? Eu tenho um monte de placas e fontes ATX aqui pra revirar, rss.[/quote:eb9c8b2e97]

Se "deixar o de 40 mesmo" vai ter 30 mA de corrente... eu disse 4 e ão 40... hehehe...
Se quer 150 mA de corrente de carga, use algo em torno de 8 Ohms.
Abraços !
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Obrigado Cláudio, amanhã se não achar as peças aqui eu compro. Boa noite.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não esqueça de que você pode fazer associações em série e em paralelo de resistores.
Avatar do usuário
Jorge_BH
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 9:41 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Jorge_BH »

Olá a todos.
Li o tópico todo, mas tenho uma dúvida.
Cláudio, se vc ainda não cansou de responder, vai mais uma pergunta: quero fazer um carregador com base no circuito da primeira página. Porém, quero carregar 2 Tx e 2 Rx ao mesmo tempo. Então, o certo seria fazer 4 circuitos iguais e independentes? E, para a carga de aprox. 150mA para cada circuito, 1 trafo de 1A é tranquilo?
Obrigado.
Jorge
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

As respostas são "sim" e "sim"... hehehe....
Abraços !
Avatar do usuário
Jorge_BH
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 9:41 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Jorge_BH »

Valeu, amigo.
Abraço.
Jorge
Avatar do usuário
Jorge_BH
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 9:41 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Jorge_BH »

Então, vai mais uma pergunta.
O cálculo para a resitência, em relação à amperagem de carga desejada seria R=V/I. Esse "V" seria a voltagem da bateria (1,2V) ou 16V (alimentação)? Se for da bateria e eu quisesse carregá-las com 100mA/h então teríamos: R=1,2 / 0.1 = 12 ohms´. Tá correto?
Abraço.
Jorge
Avatar do usuário
Jorge_BH
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 9:41 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Jorge_BH »

Olá de novo.
Neste datasheet que foi postado na 1ª página pelo Alex http://www.national.com/ds/LM/LM117.pdf
indica que a saída do LM317 (Vout) é o pino central. Somente no modelo metálico é que a saída é num pino da extremidade.
Pela montagem do Cláudio, ele usou o pino central como adj, o qual deveria ser da extremidade, conforme o arquivo . pdf.
Alguem poderia me esclarecer esssa dúvida?
Obrigado.
Jorge
Anexos
LM317.jpg
LM317.jpg (33.09 KiB) Exibido 24035 vezes
montado_199.jpg
montado_199.jpg (27.3 KiB) Exibido 24035 vezes
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

eu também fiquei curioso sobre o datasheet, mas como não entendo nada sobre esse CI, e muito pouco sobre eletrônica, montei hoje esse carregador conforme a foto do Cláudio, usei um trafo de 18 x 18, 1,5A, liguei num pack de 1800mah - NiMh e tá funcionando que é uma beleza!!! :D :D :D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Roberto e Jorge, na configuração de CORRENTE CONSTANTE é o pino "adj" que fornece a corrente mesmo... se estudarem com cuidado o funcionamento do regulador, verão que ele vai manter estável a tensão entre os pinos "adj" e "out", em um valor próximo dos 2V. Como essa tensão é mantida fixa, a corrente que passa pelo resistor também é mantida estável, após atravessar a carga (no caso, as baterias).
Não há erro nenhum nas informações, em nenhum dos casos.
Responder