Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Cada CI que você testar terá uma queda de tensão própria, mas sempre dentro da faixa especificada no data sheet. Além disso, os resistores têm tolerâncias que podem chegar a 10%, daí os cálculos não baterem....
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Dúvidas...

Mensagem por Weberson »

Aos moderadores:

Se esse tópico estiver no local errado, peço por favor que o reposicione. Coloquei-o aqui pois o assunto é "carregador simples", qué o meu caso.
------------------------------------------------------------------------------------

Galera,

Infelizmente meus conhecimentos de Eletrônica não chegam nem no "básico do básico". Sei soldar e olhe lá.

Minhas dúvidas se referem a ligação de alguns componentes e sobre o Dimer. Abaixo segue uma imagem do que eu já montei e o que eu pretendo instalar nesse conjunto, e gostaria de contar com a ajuda dos Srºs para que eu não faça bobagem.

Na imagem, o voltimetro digital que pensei seria algo como esse, do ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82001198-voltimetro-automotivo-digital-alta-preciso-_JM, devido ao custo x benefício:

Com relação ao balanceador / carregador, vou comprar o Turnigy Accucel-6 (http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028).

Com as informações acima, e da imagem, gostaria de contar com vocês para esclarescer as seguintes dúvidas:

1 - Porque, com o Dimer instalado, não consigo ler tensões entre 0 e 3.99v?

2 – Ao variar a tensão, girando o Dimer, eu também estaria variando a corrente (A)? Se sim, conseguiria utilizar esse sistema, por exemplo, regulando a tensão para 12v (ou próximo a isso), no Accucel-6 (que pede uma tensão de entrada entre 11 a 17v)?

3 - Com o Dimer instalado, meu cortador de mão (+/- 80 cm de fio) está vibrando um pouco a partir dos 6v (verifiquei com o multimetro genérico, também conhecido como “tabajara”, hehehe), o que já me possibilita cortar tanto deprom quanto p3. Sem o Dimer no sistema, ligando diretamente no transformador, não vibrava, me possbilitando cortes em isopor / deprom (o fio ficava levemente avermelhado, sem vibrar). Não entendi o porque disso, uma vez que com 18 a 20v (direto do transformador), nada de diferente acontecia. Agora com o Dimer, basta 7v para o corte (e para vibrar também).

4 - E por fim, qual seria a sequência, para se ligar nesse sistema, tanto um Led (para me indicar que está ligado), quanto um Voltimetro digital (para controlar mais facilmente a tensão de saída), itens esses que constam na imagem abaixo? No futuro, caso precise, colocarei um cooler nesse sistema (a caixa, de plástico, que utilizarei para esse Transformador é de um Estabilizador de PC, e por isso já tem alguns cortes nas laterais, próprios para ventilação).

Me desculpe o longo texto, além de tantas perguntas.

Obrigado pela ajuda,

[]´s
Anexos
Segue o sistema que "montei".
Segue o sistema que "montei".
Transformador.jpg (33.22 KiB) Exibido 10001 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se ligar um carregador a esse circuito, irá destruir o carregador imediatamente... E não dá para te explicar a teoria necessaria em um post...
Mais um detalhe: se ligar o dimmer e a chave como desenhou, assim que colocar na tomada e acionar a chave vai explodir o seu dimmer (no minimo).
Esse sistema se for corretamente montado pode servir para cortar isopor, e nada mais.
Para o carregador, você precia de uma fonte retificada e regulada. Com o as fontes de PC.
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Valeu Cláudio,

O conjunto acima (fora o LEd e o Voltimetro) já estão ligados, e por enquanto o Dimer não deu pau. Está funcionando normalmente (o estranho é a vibração) quando ligo o cortador nesse sistema. Liguei o Dimer seguindo as orientações aqui do fórum, (para ligar na entrada do transformador), o que pode estar errado nesse sistema então?

Obrigado pela ajuda,

[]´s

Weberson
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Então ligou diferente do desnho, pois se ligasse como está no desenho, o dimmer fecharia curto na rede elétrica....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Weberson, se o desenho corresponde à ligação, você ligou o transformador em PARALELO com o dimmer, quando na verdade a ligação deve ser EM SÉRIE.
Modifiquei seu desenho, dê uma olhada :
Anexos
transformador_195.jpg
transformador_195.jpg (13.8 KiB) Exibido 9996 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Weberson, um bom link para começar do zero é este :

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/index15.asp

Veja também as outras "salas", tem muita coisa interessante. Eu fui aluno do dono desse site em 1980, e posso te dizer... O CARA É BOM !
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Cláudio,

Tó falando que os meus conhecimentos de Eletrônica são tão bons quanto o meu Latim erudito... . O seu desenho está certo. Realmente eu liguei o sistema da forma que você colocou. Foi um lapso que cometi ao fazer o desenho no Powerpoint (fiz o traço e deveria ter apagado a ligação do cabo 110v que vai até a chave, pois ele realmente não passa pelo transformador, sendo ligado diretamente na chave).

Menos mal.

Só me diga uma coisa, há a possibilidade de se retificar e regular (não faço idéia do que seja isso) esse meu conjunto, pois ficou prático, seguro (dentro de uma caixa) e visualmente agradável. Será que vale a pena? Retificando e regulando, a vibração acabará quando ligado a um cortador?

Com isso eu teria uma sistema regulável, tanto para os cortadores quanto para o balanceador? Ou estou viajando?

Vou entrar agora no site que você indicou. Preciso, no mínimo, entender o mínimo de Eletrônica, pois com o esse mínimo, muita coisa já pode ser feita.

Obrigado pela ajuda, e pelo seu tempo.

[]´s
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Desenho correto

Mensagem por Weberson »

Segue o desenho correto, conforme o Cláudio percebeu. Sobre o site, muito bom Cláudio. Já estou navegando nele, e buscando saber (nele e em outros, a respeito da retificação/regulagem).

[]´s
Anexos
Desenho correto.
Desenho correto.
Transformador.jpg (31.75 KiB) Exibido 9984 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Quanto às suas questões sobre a tensão medida, é necessário qeu você informe o tipo de multimetro que está usando (analógico ou digital) e qual escala usou para a medição.
A tensão disponivel na rede elétrica é alternada (també, chamada de AC, e medida na escala ACV dos multimetros), de formato senoidal e de frequência de 60 Hz (em 99%dos casos). Os multimetros estão calibrados para medir essa forma de onda e essa frequencia. Se mudarmos a forma de onda (como acontece ao usar um dimmer), a leitura deixa de ser confiável, principalmente nos digitais.
Responder