Comportamento estranho - Avião pica do nada e perde o sinal

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

rx

Mensagem por araripe »

Eu tive vários problemas semelhantes até descobrir que o cristal estava folgado no rx.
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Se tiver algum servo forçando, ou o motor tiver puxando muita corrente, vai esquentar o ESC e ele vai cortar por alguns segundos. Depois vai restabelecer, funcionar por mais algum tempo, e cortar de novo. Dá uma verificada nisso.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:ae2e802924="xgregg"]Se tiver algum servo forçando, ou o motor tiver puxando muita corrente, vai esquentar o ESC e ele vai cortar por alguns segundos. Depois vai restabelecer, funcionar por mais algum tempo, e cortar de novo. Dá uma verificada nisso.[/quote:ae2e802924]

ESC TP 18A e motor 2408-21 em 2S com 9x4,7" novos.

Chega a 40-45ºC normalmente em potência máxima.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

estou com este mesmo problema
vou testar o cristal
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Já tive um cristal que apresentava erro intermitente. Segundo me disseram o cristal estaria danificado. Então, com a vibração do motor ele possivelmente se reposicionava e apresentava a falha.

Como acredito que no seu modelo, às vezes a queda restaurava o sinal.

Sugiro trocar o cristal, tendo certeza que o novo cristal entra justo no slot.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

tava com o mesmo problema fui testar o cristal mas ai ja nao funcionou mais nada nem liga o motor nem mexe os servos, sera que é o cristal ou o receptor que foi pro saco
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

O certo é experimentar com os componentes de outro aeromodelista para ir na base da "tentativa, acerto e erro".

Podem ser muitos fatores, cristais invertidos (TX e RX - cada qual é específico), uma bateria em curto, um mal contato. Só examinando cada componente pode-se saber
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Sukyake
Realmente as possibilidades são muitas.
As mais frequentes estão relacionadas a mau contacto em alguma conexão.
Em sistemas que ja sofreram queda anterior. precisa procurar possíveis fios cortados internamente com a capa preservada.
Cristais podem se quebrar pois são muito delicados internamente.
Eu costumo dobrar as pernas dos cristais em 90 graus, inseri-los no receptor e depois envolve-lo com durex em volta do receptor. Isso protege o cristal que de pé fica muito suceptível a choques e possíveis mau contato e até queda do receptor. Uma solução mais definitiva e tirar o soquete do cristal e solda-lo diretamente na placa de CI.
Links metálicos interferem (quando interferem é claro) independente se estão dentro ou fora do modelo e o mesmo pode ocorrer com links de fibra de carbono.
Responder