Comportamento estranho - Avião pica do nada e perde o sinal

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Comportamento estranho - Avião pica do nada e perde o sinal

Mensagem por Sukyake »

Estava lá voando feliz com meu Ugly Stick quanto de repente o avião picou... (devia estar a 40m de distância de mim)

Cai uns 10m de altura em pouco tempo.... Recuperei o controle facilmente... me pareceu apenas um interferência de rotina, comum próximo ao Barigui ocorrer algo bem suave.

Estava usando Tx Conquest 4ch e um Rx GWS "pico" R4P.

Troquei por um Sunup com alcance superior (no site diz 800m, mas deve dar 300m sem problemas) aos 150m do R4P.

Larguei o avião na mão do meu irmão... lá estava ele voando... e o avião picou um pouco do nada e simplesmente não respondeu ao comandos seguintes... (isso ele tinha chegado a 60m) foi de encontro ao chão.

Chequei o receptor e ainda refiz o teste de alcance... 35m com antena abaixada.

O que poderia ser?
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Pode ser que algum conector (motor ou bateria, provavelmente) esteja com mal contato, o que poderia gerar interferência pelo fato de criar alguma fagulha ou sei lá o quê... Já checou-os??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Algumas possibilidades:

Mal posicionamento da antena do transmissor (apontando para o modelo por exemplo)
Alguma fonte de interferência próxima (antena de rádio) que só interfere em vôo
Mal contato
Link de microondas na direção do modelo
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

A lincagem é com arame? Se for, use fibra de vidro e arame somente nas pontas para fazer o "Z". Já tive muito problema com isso.
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por RAfael Metring »

Eu apostaria em mal contato.

No barigui tem muita de interferência mesmo mas de fazer isso é dificil..

Abraços
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Esta acontecendo é mau contato mesmo, aqui os meus dois eu desisti e o paulo pegou para ver o que fazia, teve que soldar o cristal direto na placa, tem uma plaquinha em 90° onde liga o cristal, tira e solda direto o cristal que isto deve resolver, resolveu aqui.


abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:ef7f8629a1="alexcmag"]Algumas possibilidades:

Mal posicionamento da antena do transmissor (apontando para o modelo por exemplo)
Alguma fonte de interferência próxima (antena de rádio) que só interfere em vôo
Mal contato
[b:ef7f8629a1]Link de microondas na direção do modelo[/b:ef7f8629a1][/quote:ef7f8629a1]

Link de microondas?
Não sei o que é isso... :roll:

Mas vamos lá...

Na hora da interferência, meu irmão teve 4s até o contato com o chão.
Nesse período, ele disse "Não tá respondendo", mostro o stick cabrando e ainda apontou a antena para cima (ângulo normal ao solo) e para baixo (paralelo ao solo) na esperança pegar um sinalzinho.
O mais estranho é que o canal do motor para ter travado o ultimo comando de aceleração até que no ultimo metro em contato com o solo o motor cortou, obedecendo o comando tardiamente.
O avião possui linkagens metálicas, mas que ficam internas na fuselagem, enquanto a antela sai logo de trás do bordo de fuga da asa, e seguia até o a fuselagem até o leme.
Engraçado que o local de voô era antes o Barigui e depois nesse outro local que vou é que apresentou esse comportamento.
Entretanto... o rádio Conquest é bem velho... não há possibilidade de falha nele?
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por RAfael Metring »

Sukyake, como o motta comentou,isso deve ser problema de cristal.

Pega teu equipamento liga tudo e verifica todos os contatos. Veja se ao mexer no cristal ele nao da mal contato e mexe os servos.

Também verifique se a antena do seu tx nao esta mal encaixada ou se o fio que liga a antena a placa nao está corrompido. Da uma mexidas no tx com tudo ligado e veja se os servos não mexem também.

Se precisar de ajuda para identificar venha até minha residencia que eu testo com você.

Moro em Santa Felicidade
Avatar do usuário
aerobraga
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 9:06 pm
Localização: Araraquara

interferencia

Mensagem por aerobraga »

Ola amigo eu tambem tive este problema, é que o micro cristal fica com folga no receptor, o correto é colocar o micro cristal e por um pouco de cola quente , para evitar que ele se mova durante o voo, nãp parece mais o motor eletrico emite muita vibração no aero , inclusive quando o helice estiver desbalanceado.
faça um teste ligue todo o equipamente e tente dar uma pequena movimentada no cristal, ai vc já vai ver se é ou não.
abs
Avatar do usuário
mrkiko
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 01, 2008 5:12 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por mrkiko »

O meu ja aconteceu isso , peguei cola quente e dei um pingo no cristal do receptor... Nao dava para perceber, mas estava meio com folga, abri as pernas do cristal e dei um pingo com cola quente
Responder