Por que um ESC de 60A queimou?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Eu particularmente prefiro os speeds Hobbywing/Turnigy plush/Emax/Himodel Professional... são mais caros, porém são muito bons... Utilizo a mais de 1 ano sem problemas!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não sou nem preciosista de usar ESCs top de linha, os Castle Phoenix, Mamba e Hydra são mesmo incríveis, mas fora do meu orçamento.

Tenho um Castle, mas é um Thunderbird 18, na época paguei praticamente o mesmo que custava um Towerpro.

Também tenho vários WOW 15/25 que vieram nos combos do Fred e nunca me deixaram na mão, uso-os no limite sem problema algum.

Um dos mais nojentos que já peguei foi o Hyperion Opto 80. Duas placas, dois dissipadores, dezenas de FETs (não lembro mais exatamente mas se não me engano eram uns 8 ou 12 FETs porcaria em paralelo em cada ramo, completando 48 ou 72, não me lembro bem, e mais uma dúzia para freio, completando quase uma centena deles.

Um dos que ficaram mais legais depois de consertado foi um JETI 20. Não era tão bom quanto os Castle (afinal queimou por falta de limitador de corrente), mas a placa era bem feita, elegante, e usava 6 FETs canal N idênticos em encapsulamento D-Pak.

Troquei por 6 FETs D-Pak topo de linha com resistência interna irrisória (que nem por isto foram caros, acho que uns 4 reais cada, 24 reais de componentes para consertar), reforcei todas as trilhas e virou um ESC para 60A do mesmo tamanho de um de 10A. Na verdade os 60A foram limitados pelos terminais dos FETs DPak (limite do encapsulamento), e por uma sobra de segurança, porque se dependesse da pastilha do FET e tivesse fios mais grossos ainda aguentaria 200A de pico na boa.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:c85557793c="araripe"]De qq maneira, uma coisa que notei após pousar é que o ESC estava muito quente e esquentando mais. Só depois que desliguei a bateria é que começou a esfriar. Ou seja, mesmo com o motor parado os MOSFETs estavam drenando corrente.

Tá difícil.[/quote:c85557793c]

É normal, boa parte das vezes em que FET queima ele entra em curto, se um parzinho pifar fecha uma ponte entre o negativo e o positivo e esquenta mesmo.

Se a bateria for muito boa, eles explodem em seguida, abrindo o curto :)
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Onde posso comprar esses FET D-Pack?

O meu ESC tem três filas de 4 FDD (12 no total). O que pifou foi um par de uma das filas. Pela descrição de Alexcmag acima não deve portanto ser tão ruim assim.

Sds
Araripe
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

É este carinha aí... http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.apw?VerProd=1&cCodPro=19K8389

Se colocar 12 deles, dificilmente você consegue queimá-lo novamente.

Mas antes de encomendar os FETs, recomendo fazer alguns testes:

1) Ligue em uma bateria fraquinha (que aguente pouca corrente, uma NiMh de 8 células velha por exemplo) e certifique-se de que o regulador de tensão interno está funcionando corretamente (tem que ter 5V).

2) Se apenas alguns FETs estiverem em curto, retire-os da placa e/ou substitua por outros da própria placa, veja se os outros funcionam, com um motor pequeno por exemplo. Isto é para certificar-se de que o microcontrolador que é o "cérebro" dele não está pinéu.

Se passar nos testes acima, troque todos os FETs por um destes parrudos, reforce as trilhas de potência soldando fio de cobre por cima e você terá um bom ESC.

Com 6 destes FETs já se pode considerar o ESC como sendo para 50A. Com 12, 100A com folga.

Ah, não precisa mais de dissipador, a resistência interna é baixa e trabalharão frios.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

ESC

Mensagem por araripe »

Teste o motor com um ESC 30A e uma 3S, sem hélice. O motor está girando normalmente. Tanto com uma aceleração bem baixa como 100% do stick, o giro é bem estável, sem variação (pelo menos que dê para ouvir).
Apesar de não ter colocado carga no motor e como consequencia a corrente no ESC ter sido bem baixa (uma vez que ele não esquentou) isso significa que o motor está funcionando corretamente?

araripe
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Provavelmente o motor está bom, mas se puder fazer o teste do Ron (na furadeira), melhor.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

Araripe,
Acho escrevo d+ e vc não acaba não lendo até o final, rapá! :)

O fato do seu ESC ter aguentado um rojão filho da mãe em dia e pifar no dia seguinte indica que aconteceu com ele o mesmo que acontecia nos meus do 737 e no Mystery do cherokee: A deterioração por superaquecimento que o outro Alexandre mencionou ao responder meu post.

É por isso que hoje, faço vôos curtos com o PP-PRL, pouso e abro o capô e tiro a asa, p/ que o ar entre pela frente, retire o calor e saia, quente, pelo "hacth" do encaixe da asa, em cima. A boa e velha 1ª lei...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

o meu de 60amp, so nao queimou pq tinha proteção contra calor.puxava 42amperes, mas sem ventilação quase fritou.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Pois é. Eis uma questão interessante: Poucas vezes eu vi fabricantes mencionarem que corrente nominal é a uma determinada temperatura. É aí que os acrobáticos e "escaleiros" precisam ficar espertos, pois dependendo do tipo e da escala (tamanho) do avião, nem sempre é possível garantir os tais 25ºC p/ os quais a maioria dos ESCs foi projetada. Se não houver um generoso fluxo de ar, o Sr. Joule ataca impiedosamete.
Responder