OSD Gaivota

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

OSD Gaivota

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá,

Uma prévia o meu OSD que está em desenvolvimento:

http://www.youtube.com/watch?v=BcHfTYb2i2U

É um teste de formatação. Como medida real, por enquanto, só o tempo de operação.

Componentes principais: PIC18F252 (microcontrolador) e LM1881 (separador de sincronismo de video).

Por enquanto eu ainda não tenho o módulo GPS, que vai me fornecer o sentido de vôo, que é um ângulo em relação ao norte, que vou representar na bússola rotativa. O módulo fornece também o ângulo do ponto de partida (piloto) em relação ao aero. Esta informação eu vou colocar no mapinha no canto superior esquerdo. O avião fica no centro, e a bolinha na borda do quadrado é o piloto. Altitude, distância, velocidade e número e satélites, também é o módulo que vai me enviar, além de latitude e longitude (não mostrados nesta tela).

As outras informações, como tensão da bateria do Tx de video, da bateria principal, corrente instantânea (shunt) e temperatura ambiente, são lidas nas portas analógicas do PIC. É meu próximo passo.

Eu usei a técnica que já havia comentado com o Alexmag: reservei a PORTB do PIC para usar como shift register, sendo a saída no pino RB7 do PIC. Eu cheguei a usar com sucesso a MSSP do PIC, configurada no modo SPI, para fazer essa função, serializando os bits para montar as informações na tela. Mas não dá para fazê-la operar em Fosc/8 (necessário para gerar os caracteres do tamanho que vcs estão vendo no OSD). Só dá para configurar em Fosc/4, que é o tamanho dos caracteres da bússola rolante, ou Fosc/16, gerando caracteres muito largos e feios. Usando a PORTB, dá para ter mais controle na velocidade de saída dos bits.

edit: video mostrando o OSD sendo usado em vôo: http://www.youtube.com/watch?v=M_vGNe-efqE

[URL=http://imageshack.us][img:a4f5e2675f]http://img217.imageshack.us/img217/3791/38loux9.jpg[/img:a4f5e2675f][/URL]
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Olá,

Poderia descrever o projeto ? se não for segredo de estado..rs
A resolução eu achei excelente.

[]s
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Babei nas informações na tela.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:93814f348b="Lt_Nelson"]Olá,

Poderia descrever o projeto ? se não for segredo de estado..rs
A resolução eu achei excelente.

[]s[/quote:93814f348b]

Eu completei o primeiro post, dá uma olhada. Se quiser mais informações, pergunte.

[]´s
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Se botar pra vender, você troca de carro logo! Está perfeito!
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:a6c92077b6="alexcmag"]Babei nas informações na tela.[/quote:a6c92077b6]

Valeu Alex,

Eu cheguei a ter algum sucesso usando apenas um PIC, usando a técnica do pico OSD superimposer, mas não ficou muito estável, aí me rendi ao LM1881.

[]´s
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:a09343f9c3="marinho"]Se botar pra vender, você troca de carro logo! Está perfeito![/quote:a09343f9c3]

Vc é o 1º da fila ?!?! :lol:
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Sim! Depois que eu comprar meu equipamento completo de FPV daqui há uns dois anos!
Mas voltando ao que interessa: Qual GPS pretende usar?
Sei que existem alguns que são tão pequenos quanto um speed control de 80A!
Avatar do usuário
leonardo-nit
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Abr 28, 2004 10:43 pm
Localização: niteroi

Mensagem por leonardo-nit »

Parabéns Antonio,

Eu vi de perto, ele esteve aqui em casa, e é muito interessante, completo e com informações bem didtribuídas.
Sugeri que as informações fossem colocadas na parte alta da tela (que é neutra durante o vôo) mais prejudicaria duas informações muito bem boladas sobre o posicionamento do aero modelo. Enviem sugestões para ele.

Vamos dar uma força ao Antonio neste desenvolvimento. precisamos de uma bolação tupiniquim. Primeiro vai ser eu, eu vi primeiro, ninguém tasca.
Aqui vai uma sugestão de nome [b:72eb253a59]ARARIBOIA OSD[/b:72eb253a59] ou [b:72eb253a59]OSD NIKITI[/b:72eb253a59]
Desde já coloco o meu EM-406 à sua disposição.
Ele desenvolverá para o GPS EB-85.
Será montado em uma placa menor, o da foto é para desenvolvimewnto e teste.
Garanto que com o desenrolar do desenvolvimento será possível contemplar os GPS mais usados, tal qual 0 DAKAR.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional. A sabedoria é eterna
Avatar do usuário
leonardo-nit
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Abr 28, 2004 10:43 pm
Localização: niteroi

Mensagem por leonardo-nit »

O tópico foi movido?
Antonio, peça para retirar o outro e mover este conteúdo para Aerofotografia, ... FPV....
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional. A sabedoria é eterna
Responder