Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Valeu pela ajuda Norton !!!

Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??

No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D

Valeu !
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.

Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256

Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Carga de chumbo-ácida é diferente, você tem de limitar tensão e corrente. É melhor comprar um carregador especifico ou dar uma boa estudada no assunto e montar um.

http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc.htm

http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc2.htm

E se ler um pouco a respeito das chumbo-ácidas verá que a tensão de uma totalmente carregada é 13,8V.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:e7317d95ae="Lucas"]Valeu pela ajuda Norton !!!

Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??

No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D

Valeu ![/quote:e7317d95ae]

Eu conecto primeiro na saída de balanceamento da lipo e depois ligo no deans do carregador, sem stress.

Não tem galho pois ele tem um circuito limitador de tensão que dispara em caso de um pico na hora de ligar no carregador acima de 4,23 v.

Grande abraço!

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:f92ec555c5="Padero"][quote:f92ec555c5="NORTON"][quote:f92ec555c5="Lucas"]Estou com dúvida quanto ao balanceador, comprei um Bantam PB6, e vi que temos que comprar as Balancing Board, eu tenho baterias de diversas marcas, entretanto percebi qeu algumas tem o mesmo tipo de conector, como as Zippy e as E-flite por exemplo.

Existe algum tipo de padrão de conectores para as baterias ???

Outra dúvida é quanto a operação do PB6, comprei o balancing board para polyquest e coloquei um pack 2S para balancer "stand alone", ele acendeu dois leds vermelhos, indicando que há duas células, deu um bip e depois ficou piscando um led vermelho e o led verde de erro... é assim mesmo esse processo ?

Depois de um tempo os dois leds se apagaram..

Valeu pela ajuda pessoal ![/quote:f92ec555c5]

Lucas, é assim mesmo, o PB6 em stand alone descarrega a célula correspondente ao led ou leds vermelhos que permencem piscando, enquanto o led verde de error permanece "achando" algo errado até que ambos se apaguem, no fim do processo.

Quando ligado junto à um carregador, no modo de balanceamento ativo, o mesmo fica com led de error apagado, mantendo apenas os leds vermelhos durnate o processo e até seu término.

Abs

Norton[/quote:f92ec555c5]

Bom dia Senhores!

Notei que quando inicio o processo de carga ou descarga no ICE juntamente com o processo de balanceamento através do PB6, este ultimo funiona somente por um determinado tempo, aproximadamente de 5 a 7 minutos, e depois deste tempo a luz verde indicativa de funcionamento se apaga, e acho também que para de funcionar. Acho que o PB6 só funciona bem após a carga ou descarga do pack e não durante.[/quote:f92ec555c5]

Estranho, no meu não ocorre...mas meus carregadores são todos Bantam ou Great Planes, não conheço o ICE, apesar de saber de sua ótima procedência, pode ser alguma incompatibilidade de gênios...heheheheh

Abraço, Vou testar em um Turnigy que tenho para campo e posto aquí depois.

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:db0dd97057="Golf Mike Charlie"]Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.

Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256

Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]

Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.

Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.

Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Basicamente, se você montar uma fonte com tensão limitada em 14,8V e corrente limitada a uns 3A, pode deixar "espetada" na bateria quase que indefinidamente, mas isso vai levar dias para dar uma carga de 100% na sua bateria.
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Valew Norton pelos links.
Valew Claudior. Essa fonte que vc citou acima de 3A fazendo-se a regrinha de 3: 3A está para 1 hora, os 60A para 20 horas. Não seria esse o tempo de carga? Ou não é bem assim o cálculo?

Valew abraços.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, pois como a tensão é constane, à medida em que a tensão da bateria sobe, a corrente de carga cai. Pode aumentar a tensão de saída para uns 15,5V, mas nesse caso tem de vigiar a bateria para que não sobrecarregue. O sistema ou é simples ou é rápido... Não existe ambos num circuito só.
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Tem razão, conforme a BAT vai completando, a tensão também sobe. É verdade. Só para fechar então meu entendimento: eu tenho uma BAT selada dessas de bancada de eletrônica de 7A. Eu então não posso dar uma carguinha nela com o meu carregador ICE (é um excelente carregador, tem até gráficos, só peca por não ter programa para Chumbo Ácido) configurado para NiCad-10Cell programando ele para terminar a carga ao atingir 14V ? eu costumo fazer isso programando icicialmente com 500mAh. Aí como ela só tem 7A, carrega num dia só, em mais ou menos 16 horas.
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?

Valeu Claudior
Abraços
Responder