Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

eu li o post inteiro, e fiquei em dúvida, o melhor jeito de guardar LiPO é em geladeiras e com a carga entre 50 e 60%? fazendo isto poderei ter baterias a muito tempo?

abraço
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Mensagem por filho »

AMIGO TENHO UMA BATERIA DE 3000 COM 20C QUAL A MELHOR CARGA LENTA QUE DEIXO NO CARRAGADO E TENHO UMA 5500 35C E QUAL A MELHOR CARGA LENTA QUE DEIXO NO CARREGADOR PARA ESTA TBEM, OBRIGADO
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A carga lenta recomendada para a 3000mAh é de 1,5A a 2A.

Para a de 5500mAh seria de 2,7A a 3,8A.

Para obter estes números, multiplique 0,5 e 0,7 pela capacidade nominal da bateria.

P.S. Não grite, e procure separar as orações com vírgulas e pontos para ficar mais fácil de ler.
Avatar do usuário
Ademilson
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:34 pm
Localização: Maringá - Paraná

Mensagem por Ademilson »

Alex,

Comprei 4 baterias de 6s 2200 35c para utilizar em paralelo de 2 em 2 no meu tucano, mais o que acontecel e que ja no 3º voo notei que incharam um pouco,estou usando esc 100 amp., consumo esta sobre os 84 amp, poderia ter vindo com um defeito de fabrica o pode que ao carregalas acabei fazendo algo errado?, tenho um carregador Irmax B8, e tenho que confessar as duas priemeiras cargas fiz 2200, eu nao sei muito bem isso de ¨¨C¨¨ poderia explicarme por gentileza, e tem alguma forma de saber quantos descarrega de verdade a bateria.

EX.

Esc - 100 amp

2 baterias 6s 2200 35c x 2 = 4400 x 35 = 154 de descarga continua segundo o fabbricante.

Dos 154 estou comsumindo com aceleraçao a 100% 84 amp., assim que estao
trabalhando com uma folga de quasi 100%, se e que e assim.

Entao a pergunta porque se incharao, defeito de fabricaçao?.
Obs. no ultimo voo, usei somente 50 %da carga, e me apresentarao os mesmo inchaso, mais nao perderao força e nao estao desbalanceadas.

Obrigado,abraço.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nas primeiras cargas a resistência interna das baterias ainda não está muito baixa, então é bom não abusar na carga e na descarga por uns 3 ciclos.

Outras coisas que causam estufamento são pouca ventilação (e consequentemente excesso de temperatura), desbalanceamento, guardar carregada e em lugar quente, entre outros.

Outras possíveis causas são idade (se armazenadas por muito tempo) e má qualidade.
Avatar do usuário
heronkeller
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 8:51 am
Localização: santa catarina

Mensagem por heronkeller »

muito bom [b:4d5b919886]alexcmag[/b:4d5b919886], ótimo post! :wink:
"Esqueça tudo que você sabe sobre empuxo e arrasto, sustentação e gravidade; o que faz um helicóptero voar é dinheiro"
Avatar do usuário
Vinicius Salmazo
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Ago 15, 2010 6:12 pm
Localização: Fernandópolis - SP

Mensagem por Vinicius Salmazo »

Alex, tenho uma duvida.
Tenho uma Lipo 3s de 1800mah que esqueci ligada em um ESC durante toda a noite. :? Peguei ela e percebi que ela tinha inchado para os lados então com um multimetro medi sua células. Cada célula estava com mais ou menos 1.8v totalizando 5.4v.
Gostaria de saber se da para aproveitar. Se não, o que devo fazer com a mesma?

Obrigado.
Avatar do usuário
cchiavegatti
membro
Mensagens: 571
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 3:25 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Mensagem por cchiavegatti »

Alex,

Ciclei 2 bateria 2200 mAh que ja as tenho a mais de 1 ano, coforme seu procedimento.
Estas começaram a estufar apos o vôos recentemente, resultado:

- Apos 3 ciclos 1 delas ficou na media de 1900 mAh.
- Na outra no 1º ciclo estava acompanhando a descarga e em um certo momento estavam as 3 celulas com 3,65V, passados 5 min, eu desliguei pois estavam assim:
1 - 3,61 V ; 2 - 3,54V ; 3 - 3,0 V

Vi que cada um tem certa diferença e que não pode ser absurda, que acredito que não seja esse caso.

É normal ou melhor descarta-las?
Cleverson Chiavegatti
DAVIDlamaV4
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 4:13 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por DAVIDlamaV4 »

pessoal, to com uma dúvida de iniciante, li o post inteiro, mas não achei uma resposta.

tenho um lama v4, a bateria original é de 800mAh, DR de 10C e 7,4V.

quero comprar uma nova, qual posso comprar? no carregador tem espaço para 11,1V, é aconselhável comprar uma bateria com essa tensão?

vi algumas opções de bateria, gostaria de saber qual vcs acham que seria a melhor compra, já vi gente falando mal e gente falando bem das mystery, mas vi que são de 900mAh e de 7,4V, aqui vão as minhas opções:

mystery: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154781637-bateria-lipo-mystery-74v-900mah-15c-mais-barato-_JM

genéricas: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.10783

originais http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&products_id=1310

e por fim uma xtreme: http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&products_id=4525

só postei baterias de 7,4V

então, o que me dizem?

muito obrigado!
punk
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 9:04 pm
Localização: sorocaba(sp)

Mensagem por punk »

Boa Noite.... uma bateria de 3s que parou de funcionar uma celula, da pra usar normalmente como uma bateria de 7,4 ou tem que tirar a celula com defeito?
Responder