Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

Olá! Tenho uma dúvida sobre uma bateria Ni-MH.

No início de 2010 comprei um cessna 182 art-tech
que veio com uma bateria Ni-MH de 1000mAh.
Usei algumas vezes. Depois troquei o motor escovado
por um Brushless e comprei baterias Li-po.
Pensei que eu nunca mais ia usar esta bateria em um aeromodelo.
Daí utilizei algumas vezes a bateria numa pequena furadeira tipo Dremel.
Depois de um tempo não usei mais esta bateria pra nada,
deixei ela guardada por um ano descarregada e achei que nunca
mais ia precisar dela. Mas por ironia do destino agora comprei um
avião catalina bimotor que usa dois motores escovados e vem com
apenas uma bateria igualzinha a esta.

PERGUNTO:
1 - Baterias Ni-MH podem ficar guardadas sem uso por muito tempo?
2 - Será que posso usá-la ainda (seria de confiança)?
3 - Tem alguma forma de eu saber se ela inda está com os 8,4v?
4 - Tem alguma forma de eu saber se ela tá pegando carga cheia?
5 - Esta bateria não tem balanceador, dá de carregar pelo carregador
da turnigy sem problemas usando a programação para Ni-Mh? Ou é melhor usar aqueles de tomada simples que vêm com este tipo de baterias?

a bateria é desta:
<script src='http://imageshack.us/shareable/?i=bateriacatalina.jpg&s=89&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/89/bateriacatalina.jpg/][img:108bc8138c]http://img89.imageshack.us/img89/9571/bateriacatalina.jpg[/img:108bc8138c][/URL]</noscript>
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

Pessoal, hoje em dia tem baterias com 3000 a 5000 mAh que trazem como carga máxima permitida até 10c. Já vi de 3000 2c, 5c e 8c (Turnigy Nano) de amperagem de carga máxima permitida.
No caso das 2C 3000 mAh, pode-se então carregar como amperagem máxima 6A? Pergunto porque esse cálculo do C pareceu-me confuso, mas explicaram-me que C=Capacity, então se a bateria é de 3000 mAh, então 3000x2=6000 mAh = 6A, isto procede?
E ainda vale então carregar a 0,7C, mesmo essas baterias aguentando cargas com amperagens elevadas??? Ou seja, 3000x0,7= 2,1A?
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

o numerp de "c's" é a apacidade da bateria multiplicada pelo número de C's, ou seja...

Uma bateria 2.200mah pode ser carregada a 1c, normalmente para se obter uma maior vida útil, então carregamos ela a 2.2a; se fossemos carregar a 2c, seriam 4.4a e assim vai, deu pra entender?

e sim, o bom dessas baterias é que elas AGUENTAM cargas elevadas, embora seja melhor carregá-las da forma "tradicional" para aumentar sua vida útil... mas no campo quando vc ta com pressa pode colocar uma Nanotech(por exemplo) a até 5c para carregar mais rápido, entende? :D
ZecaNox
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Abr 23, 2011 11:54 pm
Localização: Ituiutaba, Minas Gerais

Mensagem por ZecaNox »

Tenho uma bateria de li-po original ad sky com 800mAh e 11.1V e n sei a quantidade de C...
Enfim...voei e fui carregar, tive q sair tirrei do carregador pra na acontecer nada e depois cheguei e fui carregar denovo, esperei completar e depois de uns dois dias fui voar...nada, ela n da sinal nem no balanceador...nadaaa, n carrega e nem nada!!
Alguém sabe me explicar o q e isso ou se da pra recuperar???
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

[quote:458ce01c31="ZecaNox"]Tenho uma bateria de li-po original ad sky com 800mAh e 11.1V e n sei a quantidade de C...
Enfim...voei e fui carregar, tive q sair tirrei do carregador pra na acontecer nada e depois cheguei e fui carregar denovo, esperei completar e depois de uns dois dias fui voar...nada, ela n da sinal nem no balanceador...nadaaa, n carrega e nem nada!!
Alguém sabe me explicar o q e isso ou se da pra recuperar???[/quote:458ce01c31]

Olá Zeca! Uma vez aconteceu isso comigo numa bateria 3s e percebi que tinha rompido a solda de um dos fios brancos do balanceador. Aí levei numa eletrônica e refis a solda e voltou a carregar e balancear. Também pode ter ocorrido que você descarregou a bateria por completo, por exemplo quando se esquece de tirar do aeromodelo por algumas horas após o vôo. Aí não tem jeito, se ela perdeu a carga totalmente ela não carrega mais.
Tenta carregar sem conectar o cabo do balanceador no modo charge li-po.
_______________________________________
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
ZecaNox
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Abr 23, 2011 11:54 pm
Localização: Ituiutaba, Minas Gerais

Mensagem por ZecaNox »

[quote:c6501d5516="Juliano Kamikaze"][quote:c6501d5516="ZecaNox"]Tenho uma bateria de li-po original ad sky com 800mAh e 11.1V e n sei a quantidade de C...
Enfim...voei e fui carregar, tive q sair tirrei do carregador pra na acontecer nada e depois cheguei e fui carregar denovo, esperei completar e depois de uns dois dias fui voar...nada, ela n da sinal nem no balanceador...nadaaa, n carrega e nem nada!!
Alguém sabe me explicar o q e isso ou se da pra recuperar???[/quote:c6501d5516]

Olá Zeca! Uma vez aconteceu isso comigo numa bateria 3s e percebi que tinha rompido a solda de um dos fios brancos do balanceador. Aí levei numa eletrônica e refis a solda e voltou a carregar e balancear. Também pode ter ocorrido que você descarregou a bateria por completo, por exemplo quando se esquece de tirar do aeromodelo por algumas horas após o vôo. Aí não tem jeito, se ela perdeu a carga totalmente ela não carrega mais.
Tenta carregar sem conectar o cabo do balanceador no modo charge li-po.[/quote:c6501d5516]


Entao foi estranho cara q eu carreguei...ela carregou td certinho e depois de um dia fui voar...e ela n deu sinal...nadaa!!
Ja tirei o plastico da bat pra v c tinha rompido solda, n aconteceu ta td certinho!!
Ela tava carregada, mas acontece q depois q fui por no heli n deu sinal, pus balanceador e n da nada, pus carregador e n da nada!!
E meu carregador n tem opcao nenhuma e aqueles originais da esky sem vergonha..
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

pode ser que o seu carregador tenha danificado a bateria ou não tá mais carregando. Já experimentou carregar com outro carregador?
ZecaNox
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Abr 23, 2011 11:54 pm
Localização: Ituiutaba, Minas Gerais

Mensagem por ZecaNox »

Ainda não...Mas o carregador ta funfando normal!!
Ja tenho outras baterias da esky e ta funfando normal...Problema e q a bat danificada da nem sinal no balanceador, ela morreu msm do nada!!
RafaelVerlage
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 8:49 pm
Contato:

Mensagem por RafaelVerlage »

Como faço para carregar célula por célula com um carregador de celular...ele é 4.7v 0.55A... e uma célula é da minha lipo está com 2.5v por aí, gostaria de carregar até 3v com o carregador de celular e depois carregar no carregador de lipO.

...ou seja, quero saber se dá certo.
carrego a célula até ficar igual as outras,
depois carrego as 3 juntas normalmente
com o carregador de LiPo???
♠-×xXx×-(کomßrа)-×xXx×-♠
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:8d1a61082b="RafaelVerlage"]Como faço para carregar célula por célula com um carregador de celular...ele é 4.7v 0.55A... e uma célula é da minha lipo está com 2.5v por aí, gostaria de carregar até 3v com o carregador de celular e depois carregar no carregador de lipO.

...ou seja, quero saber se dá certo.
carrego a célula até ficar igual as outras,
depois carrego as 3 juntas normalmente
com o carregador de LiPo???[/quote:8d1a61082b]

NEM PENSE NISSO...
Antes de fazer qualquer coisa assim leia este tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14482
Responder