Cuidados e conservação de baterias
- Golf Mike Charlie
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Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.
- claudiorfernandes
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Carga de chumbo-ácida é diferente, você tem de limitar tensão e corrente. É melhor comprar um carregador especifico ou dar uma boa estudada no assunto e montar um.
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc.htm
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc2.htm
E se ler um pouco a respeito das chumbo-ácidas verá que a tensão de uma totalmente carregada é 13,8V.
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc.htm
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc2.htm
E se ler um pouco a respeito das chumbo-ácidas verá que a tensão de uma totalmente carregada é 13,8V.
[quote:e7317d95ae="Lucas"]Valeu pela ajuda Norton !!!
Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??
No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D
Valeu ![/quote:e7317d95ae]
Eu conecto primeiro na saída de balanceamento da lipo e depois ligo no deans do carregador, sem stress.
Não tem galho pois ele tem um circuito limitador de tensão que dispara em caso de um pico na hora de ligar no carregador acima de 4,23 v.
Grande abraço!
Norton
Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??
No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D
Valeu ![/quote:e7317d95ae]
Eu conecto primeiro na saída de balanceamento da lipo e depois ligo no deans do carregador, sem stress.
Não tem galho pois ele tem um circuito limitador de tensão que dispara em caso de um pico na hora de ligar no carregador acima de 4,23 v.
Grande abraço!
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
[quote:f92ec555c5="Padero"][quote:f92ec555c5="NORTON"][quote:f92ec555c5="Lucas"]Estou com dúvida quanto ao balanceador, comprei um Bantam PB6, e vi que temos que comprar as Balancing Board, eu tenho baterias de diversas marcas, entretanto percebi qeu algumas tem o mesmo tipo de conector, como as Zippy e as E-flite por exemplo.
Existe algum tipo de padrão de conectores para as baterias ???
Outra dúvida é quanto a operação do PB6, comprei o balancing board para polyquest e coloquei um pack 2S para balancer "stand alone", ele acendeu dois leds vermelhos, indicando que há duas células, deu um bip e depois ficou piscando um led vermelho e o led verde de erro... é assim mesmo esse processo ?
Depois de um tempo os dois leds se apagaram..
Valeu pela ajuda pessoal ![/quote:f92ec555c5]
Lucas, é assim mesmo, o PB6 em stand alone descarrega a célula correspondente ao led ou leds vermelhos que permencem piscando, enquanto o led verde de error permanece "achando" algo errado até que ambos se apaguem, no fim do processo.
Quando ligado junto à um carregador, no modo de balanceamento ativo, o mesmo fica com led de error apagado, mantendo apenas os leds vermelhos durnate o processo e até seu término.
Abs
Norton[/quote:f92ec555c5]
Bom dia Senhores!
Notei que quando inicio o processo de carga ou descarga no ICE juntamente com o processo de balanceamento através do PB6, este ultimo funiona somente por um determinado tempo, aproximadamente de 5 a 7 minutos, e depois deste tempo a luz verde indicativa de funcionamento se apaga, e acho também que para de funcionar. Acho que o PB6 só funciona bem após a carga ou descarga do pack e não durante.[/quote:f92ec555c5]
Estranho, no meu não ocorre...mas meus carregadores são todos Bantam ou Great Planes, não conheço o ICE, apesar de saber de sua ótima procedência, pode ser alguma incompatibilidade de gênios...heheheheh
Abraço, Vou testar em um Turnigy que tenho para campo e posto aquí depois.
Norton
Existe algum tipo de padrão de conectores para as baterias ???
Outra dúvida é quanto a operação do PB6, comprei o balancing board para polyquest e coloquei um pack 2S para balancer "stand alone", ele acendeu dois leds vermelhos, indicando que há duas células, deu um bip e depois ficou piscando um led vermelho e o led verde de erro... é assim mesmo esse processo ?
Depois de um tempo os dois leds se apagaram..
Valeu pela ajuda pessoal ![/quote:f92ec555c5]
Lucas, é assim mesmo, o PB6 em stand alone descarrega a célula correspondente ao led ou leds vermelhos que permencem piscando, enquanto o led verde de error permanece "achando" algo errado até que ambos se apaguem, no fim do processo.
Quando ligado junto à um carregador, no modo de balanceamento ativo, o mesmo fica com led de error apagado, mantendo apenas os leds vermelhos durnate o processo e até seu término.
Abs
Norton[/quote:f92ec555c5]
Bom dia Senhores!
Notei que quando inicio o processo de carga ou descarga no ICE juntamente com o processo de balanceamento através do PB6, este ultimo funiona somente por um determinado tempo, aproximadamente de 5 a 7 minutos, e depois deste tempo a luz verde indicativa de funcionamento se apaga, e acho também que para de funcionar. Acho que o PB6 só funciona bem após a carga ou descarga do pack e não durante.[/quote:f92ec555c5]
Estranho, no meu não ocorre...mas meus carregadores são todos Bantam ou Great Planes, não conheço o ICE, apesar de saber de sua ótima procedência, pode ser alguma incompatibilidade de gênios...heheheheh
Abraço, Vou testar em um Turnigy que tenho para campo e posto aquí depois.
Norton
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[quote:db0dd97057="Golf Mike Charlie"]Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]
Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.
Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.
Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .
Norton
Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256
Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]
Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.
Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.
Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .
Norton
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- claudiorfernandes
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- claudiorfernandes
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Tem razão, conforme a BAT vai completando, a tensão também sobe. É verdade. Só para fechar então meu entendimento: eu tenho uma BAT selada dessas de bancada de eletrônica de 7A. Eu então não posso dar uma carguinha nela com o meu carregador ICE (é um excelente carregador, tem até gráficos, só peca por não ter programa para Chumbo Ácido) configurado para NiCad-10Cell programando ele para terminar a carga ao atingir 14V ? eu costumo fazer isso programando icicialmente com 500mAh. Aí como ela só tem 7A, carrega num dia só, em mais ou menos 16 horas.
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?
Valeu Claudior
Abraços
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?
Valeu Claudior
Abraços