Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Olá akira,

A melhor forma de começar é lendo o manual de instruções, caso sobre alguma dúvida, poste-a aqui.

Como o uso do seu pack não vai ser em um equipamento produzido para lipo, aconselho a pensar em algo para te avisar quando a carga estiver baixa (3V/celula), para não danificar o seu pack.
Júlio César
akira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 4:19 pm
Localização: Floripa

Mensagem por akira »

Obrigado pela resposta, Júlio César.

Li o manual do carregador mais de 5 vêzes e ele é bem detalhado nas especificações de recursos, mas não instrui os passos para a primeira carga da bateria, por exemplo.
Por acaso você sabe se a primeira carga da bateria de Lipo tem que ser "reforçada"??? Pergunto isso porque estou acostumado com bateria de Li-ion de 2.800mAh, que é obrigatória a primeira carga de 12 horas, para garantir boa vida útil.
De modo geral, a minha dúvida está no tempo de carga para bateria de Lipo, já que nem dei ainda a primeira carga e não sei se o carregador interrompe automaticamente o processo de carregamento.


[quote:6273370819="Julio Cesar"] Como o uso do seu pack não vai ser em um equipamento produzido para lipo, aconselho a pensar em algo para te avisar quando a carga estiver baixa (3V/celula), para não danificar o seu pack.[/quote:6273370819]
Obrigado, mais uma vez por essa outra dica. Será que encontro algum dispositivo que me avise esse limite?

Grato,

Akira.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Pode carrega-la com 500mA, que dá aproximadamente C/10, o carregador irá avisar e parar a carga quando a mesma estiver completa.

Quanto ao sinalizador de carga baixa, eu fabrico um Liposaver que emite um alerta sonoro quando a tensão chegar ao valor ajustado. Caso tenha interesse, entre em contato por e-mail. O valor é 30,00.
Júlio César
akira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 4:19 pm
Localização: Floripa

Mensagem por akira »

[quote:b1925eeb76="Julio Cesar"]Pode carrega-la com 500mA, que dá aproximadamente C/10, o carregador irá avisar e parar a carga quando a mesma estiver completa.[/quote:b1925eeb76]
Se entendi, lá no LCD do carregador a potência padrão é fixada em 5.0A, então para dar 500mA preciso baixar para 0.5A para dar a carga, estou certo?

[quote:b1925eeb76="Julio Cesar"]Quanto ao sinalizador de carga baixa, eu fabrico um Liposaver que emite um alerta sonoro quando a tensão chegar ao valor ajustado. Caso tenha interesse, entre em contato por e-mail. O valor é 30,00.[/quote:b1925eeb76]
Estou interessado sim, e mandei e-mail para o e-mail que está no seu cadastro.

Obrigado.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Olá Amigos, tenho uma duvida.
Posso carregar um pack Ni-Cd de 4,8v com um carregador para pack de 6,0v?
Ou será preciso alguma mudança?
Obrigado
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:78cf4e0757="diegovkf"]Olá Amigos, tenho uma duvida.
Posso carregar um pack Ni-Cd de 4,8v com um carregador para pack de 6,0v?
Ou será preciso alguma mudança?
Obrigado[/quote:78cf4e0757]

Que carregador é este? que pack é este de 6V?
Júlio César
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

é de um modelo antigo que eu tinha aki, que usava bateria NiMh de 6,0v
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Diego, se tentar provavelmente queimará o carregador. Dê uma lida no tópico "carregador simples", lá você encontrará uma receita simples e barata.
tretinha
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:23 pm
Localização: navegantes,sc

Re: Carregador Bantam e-station LP6 X LiPo 2S / 350mA /18C

Mensagem por tretinha »

amigo estou com o mesmo problema vc consegui resolver eu tenho um balanceador mas eh pra s2 e s3



[quote:c549f571a8="fernandp_mcp"]Camaradas,

Acho q errei na escolha ao comprar esse carregador:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/LP-6.pdf

Pois seria pra carregar minhas 2 baterias da Thunder Power da imagem.

Acho q escolhí mal pq o carregador tem precisão de 0.5A( o q dá mais de 1C ao carregar a bateria).

No manual está descrito que naõ se pode carregar 2 packs ao mesmo tempo, mas creio eu que eles queriam dizer -2 packs- como literalmente fazer uma conexão em Y(paralelo).

Seria conveniente colocar meus 2 packs em série , selecionar o "Count Cell" em 4S e carregar a 0.5A? Isso seria o mesmo que estar carregando um pack 4S de 14.8V e com corrente nominal de 700mA? Se der pra fazer isso aí posso carregar meu pack com segurança, pois aí estaria carregando a quase 0.7C.

Eu andei lendo o manual de um balanceador próprio pra esse carregador, que é esse aqui:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/PB-6%20English.pdf

Minhas baterias, como vcs podem ver, não tem conexão pra balanceador. Não entendi muito bem o esquema de conexão do balanceador com as baterias. De acordo com o manual, é possível ligar minhas 2 LiPo em série e carrega-las como se fosse uma LiPo 4S de 700mA a 14.8V?[/quote:c549f571a8]
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

Queria a opiniao dos vetranos para me ajudar a escolher um carregador inteligente.
Esse é um bom carregador que teria uma duracao de decadas? http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028&Product_Name=Turnigy_Accucel-6_50W_5A_Balancer/Charger

Ou sera que esse nao foge da regra de que voce paga pelo que leva?

Alguma sugestao de carregador a partir de 50W ate uns 250W, que seja confiavel e que voces recomendem?
Abs,
Marco
Responder