Sensor de inclinação - tem como?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Está confundindo pratinho de azeitona com pires de oliveira.

Se o modelo estiver em voo e quiser mante-lo em voo nivelado voando sozinho sem atuação do piloto se faz necessario mais do que um giro para manter a função. Já falei isso dezenas de vezes e já citei os sensores termicos.
Se é só pra compensar a inclinação um giro resolve o problema, se não fosse assim nehum heli decolava.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Gyro no aileron

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46952[/url]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Inclusive ta na gaveta do ano 2010 um projeto de asa voadora sem winglet utilizando comandos bipartidos e esse giro ai
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Muito interessante.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:1e8b288599="thalles.pereira"]Muito interessante.[/quote:1e8b288599]

Idéia devidamente copiada :P da asa voadora invisivel.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
JP2D
membro
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 5:10 pm
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por JP2D »

[quote:d3d6ede662="Marco Antonio"]Inclusive ta na gaveta do ano 2010 um projeto de asa voadora sem winglet utilizando comandos bipartidos e esse giro ai[/quote:d3d6ede662]


Muito interessante esse projeto...
Tem idéia de quando você vai inicia-lo?
Bons vôos
Copter X AE V2 - Futaba 10c - FASST 2.4ghz - Zagy 120
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Eu tenho algumas sugestões, todas projetinhos básicos que penso em implementar um dia e disponibilizar "digratis" aqui no fórum como já fiz com o "Futabajara":

1) Servo stretcher - permite que o braço do servo tenha uma amplitude de movimento de -90 a +90 graus, em vez do -60 a +60 graus originais;

2) Suavizador do movimento do braço do servo - para usar em trens de pouso ou flaps tornando o efeito mais realista. Em vez do servo mudar repentinamente de uma posição para outra, ele se move numa velocidade mais lenta;

3) Indicador "analógico" de tensão da bateria - usa um servinho para indicar o nível de tensão de uma bateria, como se fosse um voltímetro analógico. Pode-se montar um painel no aero que possa ser visualizado pela camera on board, para o pessoal do FPV;

4) Inversor do movimento do servo. Outro dia apareceu um usuário com esse problema, e não adiantava usar o inversor do TX, pq se não me engano eram 2 servos e ele só queria inverter um, e tb não dava para alterar a posição do servo no aero;

5) Um alarme de tensão baixa (Lipo Saver) que monitore cada célula individualmente, pq descarregam em velocidade diferentes. Os alarmes que tem por aí monitoram apenas a tensão da bateria, e não de cada célula.

Se estiver interessado em algum desses e quiser mais detalhes de como implementar, é só pedir.

PS1: os projetos 1, 2 e 4 podem ser fundidos em um único projeto.
PS2: o projetim que vc pensou também é muito interessante
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:87473356e0="JP2D"][quote:87473356e0="Marco Antonio"]Inclusive ta na gaveta do ano 2010 um projeto de asa voadora sem winglet utilizando comandos bipartidos e esse giro ai[/quote:87473356e0]


Muito interessante esse projeto...
Tem idéia de quando você vai inicia-lo?[/quote:87473356e0]

Eu estava correndo agora e pensando pela enésima vez como fazer o comando bipartido.
Até que a anta aqui pensou um pouco mais e pronto.

Imaginei um sistema parecido um Y onde as duas astes são pivotadas e ligadas cada uma a extremidade bipartida.. o servo se movimenta e pronto, abrem e fecham.

Mas caspite pra que tudo isso!!!! As extremidades bipartidas são para funcionar como leme causando arrasto e compensando a guinada que a asa tem sem os winglets.
Basta usar dois servos com metade do peso do que eu ia usar pra fazer o movimento.. um em baixo outro em cima.
Os 4 servos são comandados por um ou dois giros trava cauda, dois seria melhor pois possibilita comandar individualmente cada extremidade podendo afzer a qualquer momento o sistema servir como freio aerodinamico.

Acho que 2010 vai chegar mais cedo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

[quote:656aaf188e="Antonio Garcia"]Eu tenho algumas sugestões, todas projetinhos básicos que penso em implementar um dia e disponibilizar "digratis" aqui no fórum como já fiz com o "Futabajara":

1) Servo stretcher - permite que o braço do servo tenha uma amplitude de movimento de -90 a +90 graus, em vez do -60 a +60 graus originais;

2) Suavizador do movimento do braço do servo - para usar em trens de pouso ou flaps tornando o efeito mais realista. Em vez do servo mudar repentinamente de uma posição para outra, ele se move numa velocidade mais lenta;

3) Indicador "analógico" de tensão da bateria - usa um servinho para indicar o nível de tensão de uma bateria, como se fosse um voltímetro analógico. Pode-se montar um painel no aero que possa ser visualizado pela camera on board, para o pessoal do FPV;

4) Inversor do movimento do servo. Outro dia apareceu um usuário com esse problema, e não adiantava usar o inversor do TX, pq se não me engano eram 2 servos e ele só queria inverter um, e tb não dava para alterar a posição do servo no aero;

5) Um alarme de tensão baixa (Lipo Saver) que monitore cada célula individualmente, pq descarregam em velocidade diferentes. Os alarmes que tem por aí monitoram apenas a tensão da bateria, e não de cada célula.

Se estiver interessado em algum desses e quiser mais detalhes de como implementar, é só pedir.

PS1: os projetos 1, 2 e 4 podem ser fundidos em um único projeto.
PS2: o projetim que vc pensou também é muito interessante[/quote:656aaf188e]

Opa, blza ? São exatamente os projetos 1,2 e 4 que me interessam, é de grátis nao é ? heheheh vlw.

Esses dias, jogando X-Plane Extreme (Simulador de Aviões Caça) no meu iPhone, tive a idéia de poder controlar um aero usando o acelerômetro do iPhone, que por sinal já ví o pessoal usando pra outras coisas, só me intrigou a lentidao da resposta dos servos.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Bom essa história de acelerômetro não vai caber no meu bolso e no tempo disponível.

Vou dar uma estudada em alguma alternativa, já tive algumas idéias arcaicas que talvez funcionem de forma apresentável.

Melhor não falar minha idéia para não ser esculachado.

Depois se houver, eu mando os resultados. Hehehehe

Obrigado pelas respostas!!
Responder