Sensor de inclinação - tem como?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:dcd992d6f0="allanmarcos"]Bom essa história de acelerômetro não vai caber no meu bolso e no tempo disponível.

Vou dar uma estudada em alguma alternativa, já tive algumas idéias arcaicas que talvez funcionem de forma apresentável.

Melhor não falar minha idéia para não ser esculachado.

Depois se houver, eu mando os resultados. Hehehehe

Obrigado pelas respostas!![/quote:dcd992d6f0]

Tenho um projeto pra isso usando sensor de inclinação com mercurio e componentes discretos

Você ajusta o sensor pro angulo que vc quiser ele atua no servo ao atingir o ponto determinado.

está em um livro que tenho em meu lab e isso existe faz 20 anos.

O projeto é um piloto automatico para pouso...

:wink:

ME PASSA UMA MP QUE EU TE MANDO ESCANEADO.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:3700aa2f44="allanmarcos"]Bom essa história de acelerômetro não vai caber no meu bolso e no tempo disponível.

Vou dar uma estudada em alguma alternativa, já tive algumas idéias arcaicas que talvez funcionem de forma apresentável.

Melhor não falar minha idéia para não ser esculachado.

Depois se houver, eu mando os resultados. Hehehehe

Obrigado pelas respostas!![/quote:3700aa2f44]

Allan, pelo o que entendi vc quer algo simples e barato, o típico projetinho de feira de ciências mesmo correto? Nada que vc vá aproveitar num primeiro momento p/ realmente voar o aero...

Então crie o seu controlador de servos com o PIC, ou até mesmo um circuito analógico de servo-motor utilizando comparador de tensão, então os dispositivos de "entrada" do sinal de posicionamento dos servos você poderá fazer utilizando pequenos potenciômetros, no eixo de cada potenciômetro vc instala uma espécie de pêndulo com um pequeno peso, suficiente p/ manter o peso perpendicular ao chão caso vc gire o corpo do potenciômetro, e instala um potenciômetro alinhado com o eixo X e outro com o eixo Z fixados pelo corpo, de forma que ao inclinar o avião o corpo do potenciômetro acompanhará a inclinação alterando o valor da resistência e movimentando as superfícies de controle, pronto! A sua apresentação vai funcionar muito bem!

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Hidden, exato!

Todos me deram ótimas idéias e uma visão maior sobre as opções agora!!

Já estou encomendando o pic 16F628 e vou ver se compro ou faço um gravador de Pic.

Hoje fiz meu primeiro experimento prático com pic no laboratório, o primeiro led que acende agente nunca esquece! Hehehehe
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

O servo tester ou controlador de servo tem duas grandes vantagens

1. comando proporcional
2. vou aproveitar depois para fins aeromodelísticos... hehehe

gostei da idéia
dspic18f
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 30, 2007 6:39 pm
Localização: sete lagoas ,MG

Mensagem por dspic18f »

uma soluçao comecial....projeto praticamente pronto restanto apenas programar..
http://diydrones.com/page/uav-devboard
http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=9038
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tem uns aeros treinadores para motores glow que tem esses dispositivos já instalados nele que é um estabilizador e que vinha junto nos Nextar 60 se não me engano.
Faz esses comandos que você procura só que a maioria tira esses estabilizadores do aero.
Responder