Sensor de inclinação - tem como?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Sensor de inclinação - tem como?

Mensagem por allanmarcos »

Boa noite!

Estou precisando fazer um trabalho prático na faculdade utilizando microcontroladores. Gostaria muito de fazer algo relacionado ao modelismo, então hoje passou uma idéia na minha cabeça.

Estava pensando em fazer um aeromodelo, que não seria para voar(sem motor mesmo), com um tipo de estabilizador de vôo atuando nos servos.

O microcontrolador se aplicaria em estabilizar o modelo em 2 eixos controlando ailerons e profundor, lendo 2 sensores de inclinação (alinhado ou inclinado - 0 ou 1) e enviando os pulsos relacionados aos 2 ou 3 servos.

Por exemplo, eu seguro o aeromodelo com o bico abaixado a uns 45graus e o pic enviar o sinal para o servo cabrar.

Alguma sugestão? Será que é possível?
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Possível é, porém como você mesmo disse, não poderá voar, e nem voará...
Pesquise bastante que acredito ser um pouco complexo esse projeto...
Tem aqui no fórum várias coisas parecidas, porém acho que nunca vi com ligação ao servo...
Abraço
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:830e094539="Matheusarcala"][b:830e094539]Possível é, porém como você mesmo disse, não poderá voar, e nem voará...[/b:830e094539]Pesquise bastante que acredito ser um pouco complexo esse projeto...
Tem aqui no fórum várias coisas parecidas, porém acho que nunca vi com ligação ao servo...
Abraço[/quote:830e094539]

Heim???????????? Quem te disse essa absurdo???? :shock: :shock: :shock:

Sabe quanto pesa um circuito desse? Menos de 10g e pode atuar nos tres eixos se vc assim quiser. Se quiser algo mais sofisticado ainda pode acompanhar o horizonte mantendo o modelo em voo nivelado, mas precisa de sersores termicos.

Cara, você ta no tempo da valvula. Vichi... como vc acha que funciona meu quadricoptero, e ele é do tamanho de um micromodelo.



ande um MP pro alex, mas não vai ser de graça!!! Ele tem os acelerometros na caixinha dele.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Isto pode ser feito usando Gyros ( giroscopios eletrônicos ), como este:

[url]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4320&Product_Name=BA_Nano_Gyro_2.3gram[/url]

ou pode desenvolver seu proprio gyro usando acelerômetros:

[url]http://www.bb-elec.com/bb-elec/literature/acl1.pdf[/url]

[url]http://www.analog.com/static/imported-files/data_sheets/ADXL103_203.pdf[/url]

[url]http://www.analog.com/en/mems-and-sensors/imems-accelerometers/adxl202/products/product.html[/url]

[url]http://www.freescale.com/webapp/sps/site/prod_summary.jsp?code=MMA7260QT[/url]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Alias.. alguém aqui se não me engano colocou um giro de heli pra comandar o aileron de um aero e ta funcionando direitinho.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

hahahaha
calma aí pessoal...!

É eu acho que voar é possível. Mas eu quero algo simples, para apresentar, apenas o básico. Deixa a parte -bem- mais complexa para projetinho de férias. Meu tempo não me ajuda muito nesse momento.

E vou sim utilizar servos. Já encontrei um tópico onde o Alexmag passou a sequência dos sinais a enviar para controlá-los.
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Obrigado pelo material pessoal, muito interessante!
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

[quote:4be05a9dc3="Marco Antonio"][quote:4be05a9dc3="Matheusarcala"][b:4be05a9dc3]Possível é, porém como você mesmo disse, não poderá voar, e nem voará...[/b:4be05a9dc3]Pesquise bastante que acredito ser um pouco complexo esse projeto...
Tem aqui no fórum várias coisas parecidas, porém acho que nunca vi com ligação ao servo...
Abraço[/quote:4be05a9dc3]

Heim???????????? Quem te disse essa absurdo???? :shock: :shock: :shock:

Sabe quanto pesa um circuito desse? Menos de 10g e pode atuar nos tres eixos se vc assim quiser. Se quiser algo mais sofisticado ainda pode acompanhar o horizonte mantendo o modelo em voo nivelado, mas precisa de sersores termicos.

Cara, você ta no tempo da valvula. Vichi... como vc acha que funciona meu quadricoptero, e ele é do tamanho de um micromodelo.



ande um MP pro alex, mas não vai ser de graça!!! Ele tem os acelerometros na caixinha dele.[/quote:4be05a9dc3]
Marco Antonio, falei isso não pelo fato de ser pesado, e sim porque vi um vídeo (que postaram aqui no fórum mesmo) de um copo d'água em uma aeronave, mesmo com ela dando loopings, a água não se movia, pois a força centrífuga criava uma "gravidade".
Posso estar totalmente errado também...
Abraço!
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:53859e5a84="allanmarcos"]hahahaha
calma aí pessoal...!

É eu acho que voar é possível. Mas eu quero algo simples, para apresentar, apenas o básico. Deixa a parte -bem- mais complexa para projetinho de férias. Meu tempo não me ajuda muito nesse momento.

E vou sim utilizar servos. Já encontrei um tópico onde o Alexmag passou a sequência dos sinais a enviar para controlá-los.[/quote:53859e5a84]

Claro que da pra usar.. trava cauda de heli funciona adivinha como???

Ta em boas mão.. e quando uma pessoa não sabe a resposta no minimo fica quieta porue senão fala cada absurdo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
thalles.pereira
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sex Fev 29, 2008 8:41 pm
Localização: Paraty,RJ

Mensagem por thalles.pereira »

Foi mesmo alguém aqui do forum que colocou o Gyro no Aileron de um avião, é o do primeiro link de meu post anterior, nano gyro 2.3 gram.
Responder