Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Valeu Alex!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Alex, uma página interessante sobre baterias. Tem muita coisa "aproveitável" no nosso meio...
http://www.sta-eletronica.com.br/manual.htm
Alexandre de Souza Cruz
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Out 17, 2006 9:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Alexandre de Souza Cruz »

Alex, bom dia,

Estou montando um modelo cesna que vou presentar ao meu sobrinho, gostaria de um motor e bateria que nao fosse necessário muitos cuidados, então encontrei esta afirmativa sua de que
" [*]Motor 400 (GWS EDP400): NiMh Panasonic 9,6V*1100mAh, NiMh Saft 9,6V*1500mAh. " funciona bem, pois estas baterias nao requerem muitoo cuidados e nao precisa de um carregador com os de lipo..

abraços

Alexandre RJ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Xará, isto foi há mmmmuuuiiiitttooo tempo atrás.

Atualmente as baterias LiPo mais básica custam menos do que um pack de NiMh de boa qualidade (paguei na época R$70,00 pelo pack de Saft e não ficaram mais baratas depois disto, enquanto atualmente encontram-se ótimos packs de LiPo de 60 a 100 reais).

Os ESCs atuais, na maioria brushless, detectam carga baixa automaticamente nas LiPos.

Os carregadores de LiPo também evoluíram muito e baratearam muito depois disto, há carregadores de boa qualidade para 2S e 3S a partir de 75 reais, menos do que se gasta com um carregador NiMh.

Considerando que as LiPo são bem mais leves e têm performance bem melhor, acho mais fácil você usar LiPos mesmo, só treine o garoto para desligar a bateria quando terminar de voar e carregar a bateria no quintal.
Alexandre de Souza Cruz
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Out 17, 2006 9:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Alexandre de Souza Cruz »

Poxa Alex,

Eu concordo plenamente, vou ver o que posso fazer,,,,mas queria uma configuração barata pois é um presente e nao sei se que vai realmente usar, vou ate um dos meus rádios com ele,,,rsrs,,,,Nao da para comprar um radio vou montar apenas o modelo com tudo,,,,.,,,ESC, RX, SERVOS, MOTOR e BAR, por sinal quando finalizar a montagem vou te pedir um ajuda ( salvação) para comprar estes equipamentos,,,ja dei mole uma vez não quero cometer o mesmo erro...

Abraços

Alexandre RJ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Atualmente está ficando barato. Tem combo de motor+ESC+bateria por R$170, some um receptor de R$115, cristal de R$30,2 servos a R$35 cada e por menos de R$400 o modelo estará voando (sem contar carregador e transmissor, claro).
Avatar do usuário
djamdjian
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Ago 08, 2006 1:21 am
Localização: são paulo

Mensagem por djamdjian »

Comprei uma bateria Himodel 3S de 250 Mah, e tirei uma célula.

Tem jeito de ela virar uma 2S de 250mah? Como faço pra fazer essa ligação?

Obrigado
Elazar
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 5:26 pm
Localização: Montenegro-RS

Mensagem por Elazar »

Boa tarde pessoal

Estou vendo pra comprar um pack pro TX, mas olhando em casa eu tenho umas 15 pilhas recarregaveis da sony de 2700mah, eu fiquei na duvida..se por acaso posso montar um pack com estas pilhas? 8 delas...levaram apenas 1 carga ate agora

e no caso do RX ele tem um pack de 4,8v com 600mah.. se eu utilizar estas mesmas "pilhas" no receptor tem algum problema?

mais uma coisa...vi na net e em alguns lugares daqui algumas destas mesmas pilhas com 3600 mah, percebi que a maioria do pessoal usa estes pack comprados...não estou entendendo o pq..(algums tem ate menos mah do que o conjunto de pilhas assim) (não comparei a questao do peso...mas tem pilhas aaa de mesma ou maior amperagem)....

Atenc.
Elazar
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

As suas respostas estão neste mesmo tópico, algumas páginas atrás....
lucas-alx
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Out 17, 2006 7:32 pm

Mensagem por lucas-alx »

alguem sabe quanto tempo devo deixar para carregar uma bateria nikel metal hidreto 4.8 V de 2000 mAh em um carregador original futaba?
Responder