Baterias para leigos
- alexcmag
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Por que segurança?
Se são feitos para trabalhar com pilhas comuns ou baterias recarregáveis, o circuito já está preparado para trabalhar de 4V (1V por célula) a 6V (1,5V por célula).
Como não é comum eletrônica específica para 4V eu diria que tanto o circuito de RF quanto o microcontrolador devem trabalhar com 3,3V ou 3V fornecidos por um regulador interno.
Se são feitos para trabalhar com pilhas comuns ou baterias recarregáveis, o circuito já está preparado para trabalhar de 4V (1V por célula) a 6V (1,5V por célula).
Como não é comum eletrônica específica para 4V eu diria que tanto o circuito de RF quanto o microcontrolador devem trabalhar com 3,3V ou 3V fornecidos por um regulador interno.
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Olá Pessoal, tenho lido muito os tópicos do forum mas só agora surgiu uma dúvida que me levou a postar aqui. Me perdoem antecipadamente se não for o tópico correto, fiquei em dúvida entre este e o do esc, mas vamos lá.
Existe alguma relação entre a corrente fornecida pela bateria e a corrente admitida pelo esc? Até onde eu sei tanto a corrente da bateria como a do esc tem relação com motor/hélice. Vou melhorar exemplificando com uma pergunta: "A bateria "X" suporta um esc de até Y ampéres?". Essa frase para mim não tem sentido, estou certo?
Obrigado desde já e abraço a todos.
Fábio
Existe alguma relação entre a corrente fornecida pela bateria e a corrente admitida pelo esc? Até onde eu sei tanto a corrente da bateria como a do esc tem relação com motor/hélice. Vou melhorar exemplificando com uma pergunta: "A bateria "X" suporta um esc de até Y ampéres?". Essa frase para mim não tem sentido, estou certo?
Obrigado desde já e abraço a todos.
Fábio
- alexcmag
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Fábio,
A bateria tem a corrente máxima, o ESC tem a corrente máxima e o motor tem a máxima e a consumida com a hélice XXX e tensão YYY, que não necessariamente é a máxima.
Digamos que um certo motor, cuja corrente máxima é de 25A, com a hélice que você vai usar gasta no máximo 15A.
Se na potência máxima o motor vai consumir 15A, obviamente o ESC deve aguentar mais que isto, uma boa recomendação seria de 25A, por exemplo.
A bateria também tem que aguentar mais que os 15A que o motor vai consumir, mas não necessariamente mais do que o ESC aguenta.
Se for uma bateria de 1000mAh 20C por exemplo, sua corrente máxima seria de 20A, menos que os 25A de máximo do ESC, mas mais do que os 15A máximos do motor nesta configuração, então tudo bem.
O que não pode nunca é a capacidade de qualquer destes ítens (bateria, fio, conector, ESC) ser menor ou igual do que o consumo máximo do motor, pois neste caso vai queimar.
Nada impede de usar um ESC de 100A, um fio de 15mm de diâmetro e uma bateria de 50A com o motor que consome 15A, mas claro que tudo isto pesa, então procuramos ter uma margem de segurança de 30% a 80%, não muito mais que isto.
A bateria tem a corrente máxima, o ESC tem a corrente máxima e o motor tem a máxima e a consumida com a hélice XXX e tensão YYY, que não necessariamente é a máxima.
Digamos que um certo motor, cuja corrente máxima é de 25A, com a hélice que você vai usar gasta no máximo 15A.
Se na potência máxima o motor vai consumir 15A, obviamente o ESC deve aguentar mais que isto, uma boa recomendação seria de 25A, por exemplo.
A bateria também tem que aguentar mais que os 15A que o motor vai consumir, mas não necessariamente mais do que o ESC aguenta.
Se for uma bateria de 1000mAh 20C por exemplo, sua corrente máxima seria de 20A, menos que os 25A de máximo do ESC, mas mais do que os 15A máximos do motor nesta configuração, então tudo bem.
O que não pode nunca é a capacidade de qualquer destes ítens (bateria, fio, conector, ESC) ser menor ou igual do que o consumo máximo do motor, pois neste caso vai queimar.
Nada impede de usar um ESC de 100A, um fio de 15mm de diâmetro e uma bateria de 50A com o motor que consome 15A, mas claro que tudo isto pesa, então procuramos ter uma margem de segurança de 30% a 80%, não muito mais que isto.
Valeu Alex,
Gostei do "desenho", pra ser didático precisa ser por aí mesmo.
Me permita apenas uma conclusão sobre essas informações que ainda me causa dúvida.
Quando você diz no seu exemplo que "[i:e4f22ee98b]A bateria também tem que aguentar mais que os 15A que o motor vai consumir, [b:e4f22ee98b]mas não necessariamente mais do que o ESC aguenta[/b:e4f22ee98b].[/i:e4f22ee98b]", significa que a bateria pode fornecer corrente superior à capacidade admitida pelo ESC?
Posso abusar? Já pesquisei mas não encontrei, você saberia dizer se tem algum tópico discutindo como se carrega uma bateria 1S com esses carregadores inteligentes como o accucel 6? Como por exemplo a bateria do link a seguir. Não consigo encontrar compatibilidade de conectores.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10980&Product_Name=Turnigy_160mAh_1S_30C__(E-flite,_Minium_compatible)[/url]
Mais uma vez muito obrigado e abraços a todos.
Fábio
Gostei do "desenho", pra ser didático precisa ser por aí mesmo.
Me permita apenas uma conclusão sobre essas informações que ainda me causa dúvida.
Quando você diz no seu exemplo que "[i:e4f22ee98b]A bateria também tem que aguentar mais que os 15A que o motor vai consumir, [b:e4f22ee98b]mas não necessariamente mais do que o ESC aguenta[/b:e4f22ee98b].[/i:e4f22ee98b]", significa que a bateria pode fornecer corrente superior à capacidade admitida pelo ESC?
Posso abusar? Já pesquisei mas não encontrei, você saberia dizer se tem algum tópico discutindo como se carrega uma bateria 1S com esses carregadores inteligentes como o accucel 6? Como por exemplo a bateria do link a seguir. Não consigo encontrar compatibilidade de conectores.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10980&Product_Name=Turnigy_160mAh_1S_30C__(E-flite,_Minium_compatible)[/url]
Mais uma vez muito obrigado e abraços a todos.
Fábio