Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
robertobezerra
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 12:49 pm
Localização: vial velha

Mensagem por robertobezerra »

Sou iniciante, e queria saber se existe algum problema de aguardar a bateria por uma semana garregada, ligada ou desligada do heli, tras algum probelma para o equipamento ( bateria ) em analogia do "combustivel velho."
Avatar do usuário
Hérison Mercês de Aguiar
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Sex Mai 28, 2010 4:20 pm
Localização: Belém-PA

Mensagem por Hérison Mercês de Aguiar »

qual bateria devo usar num cessna 182 1m env. motor emax 2822 esc 25A hèlice 9x5 e outra 10x4, peso em torno de 160 gramas sem eletronica,
minha dúvida é com relação a descarga oque devo usar 20c 25c 30c 1300, 1500, 1800mah?
grato a todos
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:c9135a0155="Hérison Mercês de Aguiar"]qual bateria devo usar num cessna 182 1m env. motor emax 2822 esc 25A hèlice 9x5 e outra 10x4, peso em torno de 160 gramas sem eletronica,
minha dúvida é com relação a descarga oque devo usar 20c 25c 30c 1300, 1500, 1800mah?
grato a todos[/quote:c9135a0155]

Hérison, suas perguntas já estão respondidas em detalhes no fórum, dê uma lidinha que você encontra...

[quote:c9135a0155="robertobezerra"]Sou iniciante, e queria saber se existe algum problema de aguardar a bateria por uma semana garregada, ligada ou desligada do heli, tras algum probelma para o equipamento ( bateria ) em analogia do "combustivel velho."[/quote:c9135a0155]

Roberto, não há problema em guardar carregada por uma semana, mas NUNCA dentro do modelo, e menos ainda CONECTADA ao modelo....
Avatar do usuário
Hérison Mercês de Aguiar
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Sex Mai 28, 2010 4:20 pm
Localização: Belém-PA

Mensagem por Hérison Mercês de Aguiar »

Obrigado claudio é vou dar uma procurada aqui, é que eu tava com um pouquinho de pressa, porque tô no trampo então não tenho muito tempo pra navegar no forum.
mas valew.
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

carregador

Mensagem por João Paulo »

Boa Tarde Pessoal, sou novo no forum e leio muito antes de perguntar,
procurei em todo canto e não achei nada falando sobre o meu carregador novo,

se alguem poder ajudar, comprei um mystery e ainda não usei.

porem queria saber 1° qual a fonte compro para colocar nele?
2° em quanto tempo será que ele carrega mia bateria de 2200 mA de 15 c?

se alguem puder ajudar.

muito obrigado.
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
robertobezerra
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 12:49 pm
Localização: vial velha

Mensagem por robertobezerra »

tenho uma bateria lipo 11,1v,01200mah 15c que em um determinado momento ela carrega totalmente ( luz verde no carregador) e quando vou voar não consegur nem levantar o heli, retorno a carregar e ocorre o mesmo, notei que ao colacar a bateria e retira-la os fios (vermenho e preto)tinhsm descascado de maneira relevante será que fechou curto?.
Em outra oprtunidadencoloquei a mesma bateria par carregqar ( meu carregador não é proficional requer duas horas e trinta minutos para carregar ), e com trinta minutos ascende a luz verde indicando que estava com carga total.
Pergunto:
01) existe algo de facil entendimento para leigo avaliar a fiabilidadede uma bateria e a guantidade de carga contida nela ( ex. visor do tel. celular)
02) que diagnostico provavel para o caso acima e existe remedio para tal problema caso contrario onde tive oi erro? e oque devo fazer para evitar que ocorrarnovamente.
03) Li neste forum que utilizar a carga ntotal de bateria levaria a uma diminuição da sua vida útil, isto, acho eu, não o faço pois o motor do heli quando nãoi possui força para levantar voo, retiro a bateria e coloco outra
04) Um detaslhe que notei foi quando instalei esta bateria e dei partida no heli no qual não respondeu ( radio e bateria ligada), apos, tentativa acionei novamente o acelerador e o motor resondeu com tronco e voo normalmente.
obs: o equipamento é Walkera 59#D e radio tambem, já a bateria só Deus sabe, acho eu que deva ser xinguilingui.
Avatar do usuário
rogeriogubert
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
Localização: cascavel, paraná

Mensagem por rogeriogubert »

[quote:6af22aa098="robertobezerra"]tenho uma bateria lipo 11,1v,01200mah 15c que em um determinado momento ela carrega totalmente ( luz verde no carregador) e quando vou voar não consegur nem levantar o heli, retorno a carregar e ocorre o mesmo, notei que ao colacar a bateria e retira-la os fios (vermenho e preto)tinhsm descascado de maneira relevante será que fechou curto?.
Em outra oprtunidadencoloquei a mesma bateria par carregqar ( meu carregador não é proficional requer duas horas e trinta minutos para carregar ), e com trinta minutos ascende a luz verde indicando que estava com carga total.
Pergunto:
01) existe algo de facil entendimento para leigo avaliar a fiabilidadede uma bateria e a guantidade de carga contida nela ( ex. visor do tel. celular)[/quote:6af22aa098]

Compre um multímetro e meça a tensão de sua bateria. Alguns carregadores tabajaras não carregam totalmente. No caso da lipo, eles podem parar de carregar em apenas 3,8v por célula.

Veja no multímetro o quanto cada célula tem.


[quote:6af22aa098]
02) que diagnostico provavel para o caso acima e existe remedio para tal problema caso contrario onde tive oi erro? e oque devo fazer para evitar que ocorrarnovamente.[/quote:6af22aa098]

Só Deus sabe. Depois de nos dizer quantos Volts cada célula tem, poderemos te responder.

[quote:6af22aa098]
03) Li neste forum que utilizar a carga ntotal de bateria levaria a uma diminuição da sua vida útil, isto, acho eu, não o faço pois o motor do heli quando nãoi possui força para levantar voo, retiro a bateria e coloco outra[/quote:6af22aa098]


Multímetro...


[quote:6af22aa098]04) Um detaslhe que notei foi quando instalei esta bateria e dei partida no heli no qual não respondeu ( radio e bateria ligada), apos, tentativa acionei novamente o acelerador e o motor resondeu com tronco e voo normalmente.
obs: o equipamento é Walkera 59#D e radio tambem, já a bateria só Deus sabe, acho eu que deva ser xinguilingui.[/quote:6af22aa098]


Multimetro nela e nos diga quantos volts em cada célula.

Qual o seu carregador?

[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T-2S-3S_t(4).jpg[/img:6af22aa098]
[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TGY3_t.jpg[/img:6af22aa098]
[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-5011_t.jpg[/img:6af22aa098]

Algum desses ae?

Alguns deles vem desregulados e não carregam as lipo adequadamente. Deixam só 3,8v por célula.
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!
Avatar do usuário
rogeriogubert
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qua Mai 12, 2010 6:32 pm
Localização: cascavel, paraná

Re: carregador

Mensagem por rogeriogubert »

[quote:31149c65eb="João Paulo"]Boa Tarde Pessoal, sou novo no forum e leio muito antes de perguntar,
procurei em todo canto e não achei nada falando sobre o meu carregador novo,

se alguem poder ajudar, comprei um mystery e ainda não usei.

porem queria saber 1° qual a fonte compro para colocar nele?
2° em quanto tempo será que ele carrega mia bateria de 2200 mA de 15 c?

se alguem puder ajudar.

muito obrigado.[/quote:31149c65eb]

[b:31149c65eb]João[/b:31149c65eb], não tem manual no carregador?

Nenhuma indicação de qual tensão e corrente que ele precisa?

Poste alguma informação... ou até foto do carregador... ou descrição do carregador que nós procuraremos e postaremos a resposta.

Os carregadores geralmente requerem fontes de 12v e com corrente de acordo com o que você precisa ( no caso de lipos 5A tá bom demais).

Tens a opção de fazer uma fonte multiuso a partir de uma fonte velha de computador. Fica show (12V - 9A).

Qualquer coisa é só procurar na net.

Abraço
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

ai rogerio segue a foto do meu carregador e o link do site que comprei.

forte abraço
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

não consigo colocar a foto pois então segue o link
http://www.storehobbies.com.br/loja/product_info.php?cPath=24&products_id=1008
Responder