Turnigy ACCUCELL-6 Deixe sua dica ou Tire sua dúvida

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Turnigy ACCUCELL-6 Deixe sua dica ou Tire sua dúvida

Mensagem por zé paulo »

Boa noite

Hoje comprei um ACCUELL-6 Turnigy.
Com pouco mais de três anos de aeromodelismo elétrico, só agora resolvi sair dos carregadores simples (daqueles que a gente só conecta a lipo e espera parar de piscar do tipo apache/e-sky/etc...).
Sempre preferi os carregadores simples por serem "á prova de burro em eletrônica"(aqui é um deles quem vos fala).
A primeira coisa que descobri é que esses carregadores inteligentes prolongam a vida das nossas lipos por terem as opçoes como descarregá-las e balanceá-las com total segurança ( apesar de que não achei esse accuell-6 totalmente a prova de burros), além de nos darem as opções para carregamento.
Gostaria de obter dicas, críticas, sugestões de macetes dos amigos que usam este
carregador.
Quais os melhores resultados, configurações e cuidados?

Grande abraço
Anexos
accucell_6.jpg
accucell_6.jpg (7.99 KiB) Exibido 11741 vezes
Voltando a comer pizza!!
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

Fala Zé.

Comprei um também e ele é legalzinho. Pena que são só 50W. Pra A123 não resolve muito.

A dica que eu posso lhe dar para torná-lo um pouco mais lusitano-safe é explorar o recurso de memorização de programas.
Funciona assim: você faz todas as configurações para uma determinada bateria e depois as salva em um dos 5 slots disponíveis. Quando você for carregar uma bateria específica de sua coleção, basta você ler as configurações segundo as características armazenadas, tipo: LiPo 4S 2400mAh, ou NiCad 9,6V 600mAh.

Dê uma olhada no manual com relação as funções "Load/Store User Program Data".

[]s
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Mensagem por zé paulo »

Bom dia Xincha

Legal ! essas dicas são preciosas.
Comecei ontem a carregar e balancear todas as minhas lipos.
Dá até medo quando a gente vê as células todas completamente desbalancedas. A gente não tem a noção do perigo e risco que está passando.
Gostei muito de poder acompanhar o balanceamento de cada célula no LCD.
Até achei aqui no e-voo um manual em portugues de outro carregador que tem praticamente o mesmo Firme ware que o accucell-6.
Já li sobre o "Load/Store User Program Data".
Obrigado pela dica, pois esses dados ficarão aqui a disposição para outros amigos que precisarem.
As lipos não são um investimento barato. Temos que cuidar bem delas prá terem vida longa e principalmente fazer valer a grana que gastamos com elas.

GRande abraço
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

Também tenho um! :D Fiz até um review do bixinho em www.superhelis.com.br

Dica...carregue sempre as bats de 0.7c para baixo....
1c no campo por pressa de voar e olhe la :P

o calculo é simples

0.7 * (capacidade da bateria) = corrente final


abçs!
Avatar do usuário
allysson.avelino
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 6:31 pm
Localização: Mogi das Cruzes -SP

Mensagem por allysson.avelino »

Guildy93,

Vai continuar a carregar a 0,7C com a sus nova bateria turnigy que diz aguentar cargar a 2C?
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Mensagem por zé paulo »

Notei que quando eu programo ele prá carregar com 1C, o valor altera automaticamente para de 0,7 e 1,0 e fica oscilando o tempo todo.

Qual a diferença entre a opção "charger" ou para "balancer"?
Parece óbvil, porém também notei que nas duas opções ele parece carregar as células com balanceamento.

Abraço
Avatar do usuário
Xincha
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Set 25, 2008 3:31 pm
Localização: Ibaté/São Carlos/SP

Mensagem por Xincha »

Parece-me que nas opções charge/fast charge ele não faz o balanceamento. A corrente somente flui pelo conector principal. Nem sequer é necessário plugar o conector de balanceamento, embora você possa monitorar as tensões individuais se o conector de balanceamento estiver acoplado (recomendo).

Você pode ter ficado com a impressão que ele sempre faz o balanceamento porque, uma vez balanceadas, células com qualidade razoável tendem a permanecer assim quando não submetidas a abusos.

Na opção balance, a corrente flui pelos conectores de balanceamento. Por isso a carga pode ser feita a, no máximo, 0.3A.

Ele não deveria oscilar, a corrente deve cair progressivamente apenas no final da carga.

Todo mundo já sabe, mas é bom notar: muito cuidado para não confundir 0,7C com 0,7A.

As minhas eu só carrego no fast charge, com 1C.. : )
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

[quote:1dc1672008="Xincha"]Parece-me que nas opções charge/fast charge ele não faz o balanceamento. A corrente somente flui pelo conector principal. Nem sequer é necessário plugar o conector de balanceamento, embora você possa monitorar as tensões individuais se o conector de balanceamento estiver acoplado (recomendo).

Você pode ter ficado com a impressão que ele sempre faz o balanceamento porque, uma vez balanceadas, células com qualidade razoável tendem a permanecer assim quando não submetidas a abusos.

Na opção balance, a corrente flui pelos conectores de balanceamento. Por isso a carga pode ser feita a, no máximo, 0.3A.

Ele não deveria oscilar, a corrente deve cair progressivamente apenas no final da carga.

Todo mundo já sabe, mas é bom notar: muito cuidado para não confundir 0,7C com 0,7A.

As minhas eu só carrego no fast charge, com 1C.. : )[/quote:1dc1672008]

Tenho um IMAX B6 que é idêntico ao ACCUELL-6 Turnigy, não entendi essa frase sua:
Na opção balance, a corrente flui pelos conectores de balanceamento. Por isso a carga pode ser feita a, no máximo, 0.3A eu sempre carrego as minhas baterias 1500mAh na opção balance, com cerca de 1,4A e nunca deu nenhum tipo de problema.
Outra dúvida, qual a diferença entre fast charge e charge?
Obrigado



Abraço
72.470mHz Canal 34
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

O meu Accucel tambem oscila a corrente de carga, as vezes...

E a pouco tempo, o balanceador dele ficou louco, diz que uma celula esta com 4.8v e as outras com a tensao real :?

Mas mesmo assim gosto muito desse carregador :lol:
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Fala Zé Paulo, tudo bem?

Tenho esse carregador também e gosto do funcionamento dele.

Como disse o colega acima, pena que é só 50W, mas para as minhas lipos e NiCd do tx dá e sobra.

Quando vou carrgar uma A123 em 4C (4,4A) daí o bixinho pede arrêgo e manda só 3,5A no máximo, mas mesmo assim tá bom demais para a minha pressa.

Vou arriscar um [b:42886d988c]palpite[/b:42886d988c]: CHARGE e BALANCE é como o colega Xicha falou, só acho que no Accucell 6, o cabo de balanceamento serve para ir descarregando a célula para manter a tensão dentro dos limites seguros.

A carga é feita pelo cabo de força da bat (aquele onde o speed é conectado) e pelo cabo de balanceamento a célula vai sendo drenada para ficar no ponto.

Volto a dizer, é apenas um palpite, mas às vezes costumo acertar :D

Grande abraço,
Responder