Dúvida ao carregar bateria LIPO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Lolata,

Carregue com menos de 1,8A. Isso, carregar com 1,8A é igual a 1C. O que vc pode fazer é carregar com menos para aumentar a vida útil da bateria.

Carregue com 0,5C, que são exatos 0,9A...

Ok?
Avatar do usuário
wolverinehj
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:55 pm
Localização: feira de santana-bahia

Mensagem por wolverinehj »

Boa tarde amigo, pesso orientação. tenho uma bateria 3s 2200 20c, quantos minutos eu deixo no carregador batam e-station 301dx.
fransuelo
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 12:42 am
Localização: brasilia

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por fransuelo »

Pessoal,

Tenho aquela placa que liga várias baterias em paralelo. Então... por exemplo, se eu conecto em paralelo 4 baterias de 2200ma eu terei ao todo 8800ma devido ao tipo de ligação (paralelo). Sendo assim, posso assumir que a recarga de 1c passaria a ser 8800 ma ao invés de 2200ma. Correto?

Minha forma de pensar, os 8800ma estão sendo divididos para as 4 baterias.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por LaercioLMB »

A lógica está certa para o uso delas, mas não para a recarga, pois o carregador só irá reconhecer uma bateria e não 4.
Essas plaquinhas são a pior bomba que existem, pois se uma célula atingir carga total, o carregador irá ignorar que as outras 3 que não atingiram ainda e deixará de recarregar elas.
Exemplo.
4 baterias 3S.
Se a célula nº 3 do pack 2 atingir carga máxima, o carregador irá ignorar por completo a carga das células 3 do pack 1, pack 3 e pack 4, pois uma atingiu carga total e a informação que foi passada ao carregador e que a célula 3 atingiu carga total e que se danem as outras células 3 dos demais packs.
Não use recarregar baterias em paralelo, só irá danificar as baterias mais rapidamente.
Mas por que vendem então essas plaquinhas?
Acha que os fabricantes estão preocupados em que os packs durem muito tempo?
Querem mais que você compre um pack por mês se for o caso.
Usar baterias em paralelo irá sim aumentar a capacidade de carga delas, mas recarregar em paralelo não irá, pois o carregador só reconhece como se fosse apenas um pack sendo recarregado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por Ricardo_BH »

Laercio entao a soluçao seria carregar em serie? Meu icharger carrega 3 x. 3 s em serie . Estou querendo comprar um carregador que carregue 6 baterias 3 s de 4200 mha ao mesmo tempo. Alguem recomenda um? Meu velho icharger da conection breik down toda hora. Nao sei o que é mas é um saco ter que ligar de novo o carregador.alem da perda de tempo.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por Gilberto_CWB »

Apesar dos inúmeros tópicos, tentei colocar alguns exemplos de cálculos para carregamento e descarga de baterias

Para carregamento, NÂO importa se é 20C, 30C ou 200C !
“ C “ corresponde ao valor nominal da capacidade da bateria.
Exemplo prático:
Tenho uma bateria de 1300mAh. Não importa se tem duas células (2s), três (3s) ou mais.
Então: 1300 mAh x 0,7 = 910 mAh. Esse é o valor teórico ideal para carregar sua bateria. Na prática, 900 mAh ou 950mAh.
Outro exemplo: Uma bateria 5S, de 5.000 mAh, 50C.
O que interessa: 5.000mAh x 0,7= 3.500mAh.

Isso para carregamento!
E para que serve esse 20C, 30C, 50C?
Aí entra o processo de descarga da bateria.
Vamos ao exemplo: uma bateria 3s, 1300mAh, 20C
Para carregar: Como vimos, 1300mAh x 0,7= 910mAh.
Na hora de usar: Como ela é de 20C, significa que pode ser drenada dessa bateria uma corrente de 130mAh x 20= 26.000 mAh, ou 26A. Mas atenção, isso na teoria, pois a maioria das baterias são Xing-ling. Em vez de multiplicar por 20C, faça com 15C, para maior margem de segurança e de vida da Lipo.
Outro exemplo:
Bateria de 5S, 5.000mAh,45C
Essa bateria pode fornecer uma corrente de 5.000mAh x 45= 225.000mAh, ou seja 225 A!
Na prática, em vez de 45C use 35C, ainda mais que uma bateria dessas custa uma fortuna.
5.000mAh x 35C = 175.000=175A.

Finalmente onde mais o pessoal erra: até onde usar a bateria.
Deixar o Esc cortar, usar alarmes que apenas acendem led´s, etc é pedir para ter uma bateria inchada e comprometida.
O melhor são alarmes sonoros, mas que permitem selecionar a tensão que vai ser disparado. Custam cerca de R$ 5,00 mais que os primeiros, mas nem se discute o benefício.
Nesses alarmes, programamos para ser acionado sempre que alguma célula da bateria chegue aos 3,6V( alguns deixam até em 3,75V, o que aumenta ainda mais a vida da bateria-claro, diminui o tempo de vôo)
Veja no link, existe um botão para programar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -a-8-s-_JM.
Outro detalhe: esses alarmes são ouvidos à boa distância. Claro, se o aeromodelista não tiver telemetria em seu rádio...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re:

Mensagem por luuisgomes »

Abib escreveu:Sim..

2200mAh ou 2,2Ah é a mesma coisa.. nao precisa multiplicar e dividor pelo MESMO valor..

kkk, se o chaves estivesse aqui todo mundo sabe o que ele diria .
SYMAS107G/v911/V912
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por MarceloPessanha »

Caros,

Estou com uma dúvida em relação a utilização de fonte e carregador para o carregamento das baterias.

Estou iniciando, comprei alguns materiais, as dúvidas estão acumulando e realmente preciso de ajuda.

Tenho quatro modelos de bateria para voo e um modelo de bateria para a "estação de terra" (basicamente receptor de FPV e monitor) - todas foram adquiridas aos pares visando um futuro uso num apoio duplo do quad.

As baterias são:

Para voo:
Multistar High Capacity 3S 4000mAh (3S 1P 20C)
Black Magic 3000mAh 11.1v Battery (3S 1P 25C)
Black Magic 2700mAh 11.1v Battery (3S 1P 25C)
Turnigy 2700mA (3S 1P 20-30C)

Para a estação:
ZOP Power 11.1V 2200mAh (3s 1P 30C)

Meu carregador é um da Hobbyking (X120 120W Touch Screen Smart 6S Balance Charger - http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... arger.html )

Minha fonte é uma HW1288 - 0-15A, 5-15V Adjustable DC Power Supply ( http://www.robotshop.com/en/0-15a-5-15v ... -plug.html )

Entendi, pelas pesquisas que fiz por aqui, que o máximo de carga deve ser de 0,7C (2.8A para as de 4000mAh, 2,1A para as de 3000mAh, 1,89A para as de 2700mAh e 1,5A para as de 2200mAh)

Minha dúvida é na configuração entre fonte e carregador: qual seria o melhor ajuste de volts e amperes na fonte? Tem alguma taxa ideal?

Desculpem se a pergunta parece básica, mas para um analista ambiental é bastante complexa... hehehehe

Abraços

Marcelo
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por Abib »

Eu prefiro usar a tensão máxima.. Assim a corrente é menor para uma mesma potência.

Mas verifique qual a máxima tensão de entrada do seu carregador.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por MarceloPessanha »

As especificações do carregador são:

Touch Screen: 3-inch 400 x 242 px
Operating Voltage Range: 10.0~28.0V
Circuit Power: Max 120W (charging) and Max 10W (discharging)
Charge Current Range: 0.1~10A
Discharge Current Range: 0.1~3A
Current Drain For Balancing LiPo: 300mAh / Cell
Lithium Battery Cell Count: 1~6 series
NiCd / NiMh Battery Cell Count: 1~16 Cells
Pb Battery Voltage: 2 to 24V
Dimension: 148 x 140 x 48mm
Weight: 0.55kg

As especificações da fonte:

Input Characteristics
Voltage 110~120V AC
Frequency 60Hz
Inrush Current 10A MAX.@264V AC
Isolation Input to output=3000V DC 0.25mA
Leakage Current 0.5mA
Input plug USA INPUT PLUG

Output Characteristics
Output power 200W
Output voltage 5V~15V DC (adjustable)
Output current 0~15A(adjustable)
Output connection Banana Clamp
Responder