Dúvida ao carregar bateria LIPO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
luuisgomes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 10:23 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por luuisgomes »

Vocês param de voar com qual tensão mínima ?
Sei que baterias lipo estragam se descarregadas abaixo de 3 volts e que não é recomendável voar com menos de 3.2 volts, para dar alguma margem de segurança , porém vejo alguns colegas descendo os aeros ao atingir 3.7 volts, aí fiquei com uma dúvida, qual será um bom termo entre voar demais "3.2v" e diminuir a vida útil ou preservar a bateria "3.7v" e voar menos ?
SYMAS107G/v911/V912
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por John-Henrique »

Particularmente coloco o alarme para ativar em 3.6, assim, consigo trazer de volta com "segurança"... Não acho vantajoso correr o risco de uma queda por conta de alguns minutinhos de voo.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por highlanderafa »

Eu botava para alarme em 3,8v , só q eu estava muito leigo, primeiro quad ... Depois vi q as lipos aguentam uma descarga maior. Mas lendo sobre o assunto. Muitos pedem para parar o vôo por volta dos 3,5V. Q dependendo da relação potência da lipo x peso do aero, vai lê render ótimos vôos e uma vida maior de sua bateria.
Uso baterias 3S e procuro sempre carregar com 0,7C e tudo corre super bem. Não me incomoda aguardar cerca de 1 hora e 20min por carga, para poder depois voar tranquilo sabendo a a bateria não está sobre estresse.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por MarceloPessanha »

E quanto a amperagem e voltagem da fonte: alguma dica?

Abraços
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por John-Henrique »

Minha dica é a mais obvia, confira o manual ou as instruções existentes no rotulo...

O meu aceita 18 v mas nao ne recordo quantos amperes.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por highlanderafa »

Respeite sempre a potência da fonte. E tenha paciencia para carregar suas baterias. E dificilmente terá dor de cabeça.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por MarceloPessanha »

Eu vou respeitar a potência da fonte... e tenho muita paciência... além de oito baterias para voo... o que não tenho é conhecimento de elétrica que me permita escolher qual melhor voltagem e amperagem a fornecer para o carregador uma vez que minha fonte é ajustável... posso escolher de 0.1 ampere a 15 amperes e e de 5V a 15V e não sei o que fazer...

Abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por LaercioLMB »

Simples, ajuste para 14V e 10A, assim a fonte não estará no limite tanto em corrente quanto em tensão.
Um detalhe, se o carregador consumir 2A na carga da bateria mais uns 0,3A do circuito dele, colocar 15A na fonte ela não irá mandar 15A para o carregador, ela só mandará para o carregador os 2,3A que ele está consumindo.
Por tanto, só se preocupe em deixar a capacidade da fonte sempre acima do que o carregador está consumindo e a tensão sempre mantenha em 14V, o carregador te agradece.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por MarceloPessanha »

LaercioLMB escreveu:imples, ajuste para 14V e 10A, assim a fonte não estará no limite tanto em corrente quanto em tensão.
Um detalhe, se o carregador consumir 2A na carga da bateria mais uns 0,3A do circuito dele, colocar 15A na fonte ela não irá mandar 15A para o carregador, ela só mandará para o carregador os 2,3A que ele está consumindo.
Por tanto, só se preocupe em deixar a capacidade da fonte sempre acima do que o carregador está consumindo e a tensão sempre mantenha em 14V, o carregador te agradece.


Entendido!!!

Muitíssimo obrigado - vai ficar cravada nos 14V 15A!

Abraço
Gilmar Isquerdo
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 13, 2014 3:43 pm
Localização: Andradina,SP

Re: Dúvida ao carregar bateria LIPO

Mensagem por Gilmar Isquerdo »

Pessoal aproveitando o gancho, uma dúvida?

Dá certo carregar baterias em paralelas (placas) no carregador IMAX BA6?
Responder