A123 Evoluindo...

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Baterias Turnigy são um lixo. Se tu usar elas na descarda permitida, elas se vão. Tenho uma e 25C (Lipo) e [b:166c2e7e71]não cheguei a 20C [/b:166c2e7e71] NA BANCADA e a bateria estufou levemente. Testo tudo o que compro e o que da pra notar é que os valores de operação nem sempre batem.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Acho que as LiFe´s ainda precisam evoluir muito pra superar a nova geracao de LiPo G3. Peso, preço, autonomia...

A nova geração de LiPo´s aceitam cargas de 5C, e o custo caiu...

Acho que foi um tiro de misericordia no que parecia ser uma revolucao no mercado de baterias para aeros eletricos...

Ja peguei uma LiPo G3, preciso agora de um carregador que forneca 250w, enquanto isso "vai amaciando" já que as 5 primeiras cargas tem que ser a 1c.

Inte.
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

A minha dúvida quanto a esses novos packs de LiFePO4 da HC, Max Amps e etc.. é a vida útil.

No geral as células de LiFePO4 [b:b631ba8476]comuns[/b:b631ba8476] realmente precisam melhorar pois possuem vida útil muito curta como a maioria das LiPOs.

Quanto as LiPos G3 esperava-se que teriam maior vida útil que as LiPOs comuns. Mas alguns teste já mostraram uma queda significativa na capacidade após apenas 120 ciclos!!!!

As células A123 produzidas pela [b:b631ba8476]A123 systems[/b:b631ba8476] por enquanto são as únicas que realmente possuem vida útil longa!!!! Isso já foi testado e comprovado!!!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Preço das A123 é muito menor que das Lipos G3....

Mas é indiscutível que elas são melhores, só que custam quase o dobro do preço, e duram de 3x a 5x menos.

Então o preço sai de 6x a 10x mais caro.

Isso sem falar do carregador, que de A123 tem custo mínimo, já de Lipo G3 é caríssimo....

Pra quem tem bala na agulha, pode ir de Lipo G3 que compensa, mas A123 não morreu não ainda serve pra muita gente.
anderleal
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:54 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por anderleal »

Com certeza! As minhas são muito abusadas e estão perfeitas até hoje, creio que as lifes(leia A123) só vão se difundir mesmo, quando tiver celulas variadas e tradicionais(Retangulares) como as lipos.
Mas enquanto isso estou muito feliz com as minhas, ainda mais agora que estou usando muito elas no meu novo carrinho: Slash, são apenas 60Amp contínuos e 350 de pico! Carrego em 15 min 4S 2300 e ando 20min, enquanto 1 carrega a outra está rodando, uma maravilha!
Uso o Esc do carrinho sem proteção de voltagem, quando o carrinho se arrasta na pista sei que a bateria está acabando, coloco para carregar e pega de 2350 a 2400 de carga nelas.
Já devem ter uns 200 ciclos apenas, ainda estão iguais a novas.

Anderson Leal
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

[quote:a189053e7a="srpab"]Acho que as LiFe´s ainda precisam evoluir muito pra superar a nova geracao de LiPo G3. Peso, preço, autonomia...
A nova geração de LiPo´s aceitam cargas de 5C, e o custo caiu...
Acho que foi um tiro de misericordia no que parecia ser uma revolucao no mercado de baterias para aeros eletricos...
Ja peguei uma LiPo G3, preciso agora de um carregador que forneca 250w, enquanto isso "vai amaciando" já que as 5 primeiras cargas tem que ser a 1c.[/quote:a189053e7a]

tiro??? tiro em quem compra estas lipos , esperando estar comprando coisa boa... continuam morrendo cedo... evolução? perder 4% em uma centena de usos? perder 15% em duas centenas? não entendo esta evolução.

uso cargas rápidas em até 9C em Life desde 2007. tenho um pack beirando 850 voos que ainda tem 95% da capacidade , mesmo depois de mais de 2 anos de uso abusando demais...
quem carrega em 5C vooa dezenas de vezes em um dia com a mesma bateria. e se for um que gosta de voar mesmo chega a passar de 100 ciclos em 1 mês. quero ver quem que gostaria de ver o investimento sumindo depois de 2 meses de uso...

por enquanto , estas novas lipos pra mim são muito boas, como as antigas sempre foram... pra quem VENDE ELAS.... vão vender muito.... povo gosta de propaganda e compra mesmo!!!
visite meu canal youtube: marcioh123
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

O Marcio abusa mesmo das A123, para quem não tem noção das contas carregar a 9C é carregar um packs inteiro em cerca de 7 minutos!!!!

Qual a Lipo faz isso sem explodir na sua cara ??


E sobre as Lipos, é simples, "marketing é a alma do negócio".

A123 não tem nenhum marketing (ainda) para RCs, até porque essa não era a intenção inicial da A123 systems.

Continuo dizendo, se você tem dinheiro para pagar 5x a 10x mais numa bateria que pode amassar em qualquer lenha, furar, explodir na sua cara, então pague.

Eu prefiro as A123, 5x mais baratas e muito resistentes a qualquer tipo de injúria, e como já vimos em vídeo no máximo ela solta uma "fumacinha" e não causa incêndio das Lipos.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

[quote:8a57fd631f="Marcio H"][quote:8a57fd631f="srpab"]Acho que as LiFe´s ainda precisam evoluir muito pra superar a nova geracao de LiPo G3. Peso, preço, autonomia...
A nova geração de LiPo´s aceitam cargas de 5C, e o custo caiu...
Acho que foi um tiro de misericordia no que parecia ser uma revolucao no mercado de baterias para aeros eletricos...
Ja peguei uma LiPo G3, preciso agora de um carregador que forneca 250w, enquanto isso "vai amaciando" já que as 5 primeiras cargas tem que ser a 1c.[/quote:8a57fd631f]

tiro??? tiro em quem compra estas lipos , esperando estar comprando coisa boa... continuam morrendo cedo... evolução? perder 4% em uma centena de usos? perder 15% em duas centenas? não entendo esta evolução.

uso cargas rápidas em até 9C em Life desde 2007. tenho um pack beirando 850 voos que ainda tem 95% da capacidade , mesmo depois de mais de 2 anos de uso abusando demais...
quem carrega em 5C vooa dezenas de vezes em um dia com a mesma bateria. e se for um que gosta de voar mesmo chega a passar de 100 ciclos em 1 mês. quero ver quem que gostaria de ver o investimento sumindo depois de 2 meses de uso...

por enquanto , estas novas lipos pra mim são muito boas, como as antigas sempre foram... pra quem VENDE ELAS.... vão vender muito.... povo gosta de propaganda e compra mesmo!!![/quote:8a57fd631f]


Eu acompanho seus relatos desde o inicio, pois vc é um raro usuario de LiFe e quase nao se encontra assunto sobre elas, me animei com suas experiencias.

E mesmo comprando uma G3 ainda continuo acompanhado o que se fala pela net das LiFe A123, por enquanto acho que falta preço, até o momento a G3 3S sai bem mais em conta que a A123 4S que tem quase a mesma potência, ja durabilidade nao sei comparar.

Esse lance de durabilidade depende do que cada um voa e como cuida, cada caso é um caso, se as G3 duram 4x mais que as LiPo anteriores, e eu tenho duas poliquest a 4 anos com 60% de capacidade de carga, imagina quanto que nao vai durar essa G3 que comprei.

Voo pouco. E a qtde de ciclos realmente vai alem do que imagino voar!

Seja Life ou LiPo, vamos acompanhado as maravilhas do avanço no aeromodelismo "eletrico".

Uma coisa eu tenho certeza, cada vez menos penso em glow!

Abs!
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
rbizetto
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 9:42 pm
Localização: campo limpo pta sp

Mensagem por rbizetto »

Alguém poderia passar um link de um vendedor confiável no e-bay para comprar células de life, com bom preço?
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

já comprei do olympics e foi tudo 100%
Responder