Acidente: curto no conector Deans

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

Se o consumo for menor de 60A, ec3, se não, ec5 até 120A.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Existe uma outra possibilidade para esse curto. Em 2007, foi publicada uma materia na Quiet Flyer sobre esses curtos que também podem ser gerados pelas famosas faíscas. Principalmente quando se utiliza packs de alta voltagem!

Esse foi um dos motivos que me levou a usar somente os conectores bullet 4mm em todos os packs. Isto não elimina as faíscas, mas evita qualquer possibilidade de curto.

Uma forma de evitar as faíscas é colocar um fio em paralelo ao fio preto (negativo) com um resistor (entre a bateria e o speed com um conector 2mm).

Primeiro conecta-se o fio vermelho como de costume e posteriormente o fio preto com o resistor... ao fazer isso a carga acumulada no capacitor será descarregada no resistor... podendo então conectar o fio preto principal sem qualquer faíscas.... por último desconecta o fio preto com resistor e poderá voar sem problema.

No tópico abaixo tem um problema parecido a este usando deans ultra (original):

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=273799&sid=1b4d2e84bde2a146f5fd08f64eed7353#273799

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Vixi... mesmo bateria de Li-Po pequena é perigosa!

Já torrei dedo e deixei perna de LED quentinha e na cor laranja com 2S 900mAh!! :shock:

Certa vez com um conector "Dean-Xing" houve isso também... queimei o dedo...

Dá raiva quando isso ocorre.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Já foram feitos testes com os tais EC3 e EC5, pelo menos os EC3 foram ditos ruins, parece que tem resistência muito alta, procurando no RCgroups vão achar muita gente que considera eles piores que os Deans.

Na minha próxima compra da HK vou pedir um pacotinha dos XT60, até agora só ouvi elogio para esses conectores.

E de acordo com o site da HK, logo logo eles vão mudar os conectores das baterias maiores que 3000mAh.

É um bom sinal ver que a HK confia nele para as baterias mais potentes!

o link:

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9572
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

A mola de pressão pode ter soltado pelo excesso de aquecimento durante o processo de soldagem.

Sempre utilize um alicate de bico na outra extremidade do conector para ajudar na dissipação do calor, evitando o derretimento da base plástica do conector e o comprometimento da mola.
Júlio César
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Nunca gostei dos Deans, quando entrei no hobby eu pensava: será que os caras não tem um conector melhor???

Hoje estou usando os EC3, posso garantir que é outro mundo! :D

Abraços,

Beto
Responder