2.4 Ghz - Alcance Vs Interferencia ..

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

2.4 Ghz - Alcance Vs Interferencia ..

Mensagem por krekrek »

Para nao desencavar o topico [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=47492[/url] e tambem por se tratar de uma pergunta um pouco diferente criei este topico.

Alguem sabe e/ou tem informacao tecnica sobre o alcance de 2.4 Ghz com relacao ao clima?

O fator umidade pode chegar a gerar uma "parede" de agua interrompendo o sinal, e assim diminuindo o alcance.

Mas gostaria de estimar a perda e quantificar. Se alguem puder ajudar nessa busca, agradeço.
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Interessante o assunto. Do alto da minha leiguice, eu achava que era coisa da minha cabeça ou coincidencia o fato de alguns radios da turma aqui, inclusive o meu, ficarem "meio doidos" em dias muito umidos ou após chover. Mas isso é assunto p/ outro topico, já que voavamos só em 72Mhz.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

72MHz não gosta de água mesmo, o reflexo do sinal em lagos e rios é ótimo para gerar interferências por múltiplos caminhos, mas a chuva em si não é um grande problema. Já voei com chuva algumas vezes (era hidroavião e estava bem vedado, eu estava em local seguro, continuei voando...)

2,4GHz já tem bastante problema com água, já que é frequência de microondas (que obviamente é ótimo para aquecer água).

De acordo com o site http://www.wlanantennas.com/faq.php:

[quote:ab0f7dd796]2.4 GHz signals may be attenuated by up to 0.05 dB/km (0.08 dB/mile) by torrential rain (4 inches/hr). Thick fog produces up to 0.02 dB/km (0.03 dB/mile) attenuation. At 5.8 GHz, torrential rain may produce up to 0.5 dB/km (0.8 dB/mile) attenuation, and thick fog up to 0.07 dB/km (0.11 dB/mile). Even though rain itself does not cause major propagation problems, rain will collect on the leaves of trees and will produce attenuation until it evaporates.[/quote:ab0f7dd796]

Sinais de 2,4GHz podem ser atenuados em até 0,05dB/Km por chuva torrencial (10cm/h). Neblina espessa produz atenuação de até 0,02dB/km. blablabla... Mesmo que a chuva em si não cause grandes problemas da propagação, a chuva é coletada pelas folhas das árvores e irá produzir atenuação até evaporar.

Como normalmente não voamos a mais que 1Km, eu não me preocuparia muito com 0,05dB/Km, mesmo porque se voar em chuva torrencial a uma distância muito grande vou acabar perdendo o avião por outros motivos.

Ainda de acordo com o site, árvores isoladas produzem atenuação de 0,3 a 0,5 dB/metro, mas florestas bloqueiam (300dB/Km).
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Desculpa a pergunta de leigo, mas há algum problema em voar com chuva e perto de rios , lagoas, grama e arvores molhadas com 2.4?

Valeu.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não, só não passe atrás das árvores molhadas.

Existe um tipo de interferência, que inclusive afeta bastante 2,4GHz, que é a por múltiplos caminhos.

Quem mora em regiões baixas ou tenta usar antena interna de TV percebe isto como aqueles fantasmas.

No rádio 72MHz quando há reflexo na água, em alguns locais o sinal é atenuado e em outros é amplificado com atraso, portanto a cada 4m você tem pontos sem muito problema, pontos de atenuação e pontos de amplificação com distorção de fase. Isto afeta principalmente sobre ou através de lagos e rios, porque os reflexos na água são mais "organizados", e já quase lenhei hidroaviões a 10m de mim com receptor Futaba R127.

No 2,4GHz, não precisa de um reflexo tão bom para causar problema, até o usuário causa problema, folhas de árvores, qualquer coisa, então os receptores já estão preparados para isto. Por isto que a maioria dos receptores de 2,4GHz têm duas antenas, que às vezes são de cada lado, às vezes saem pelo mesmo lado, alguns têm uma mais longa, outros têm satélites, outras têm uma saindo e outra na placa, etc.

Como já estão preparados para isto, o reflexo já é esperado e já é tratado, além de que mudam a cada 12cm, então duram pouco tempo, e estes sistemas usam várias frequências, portanto mesmo que a diferença seja mínima algumas sofrerão a interferência em um certo local enquanto outras não.
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Já voei em dias de chuva (não muito forte) e na praia, com o aero em cima do mar, com meu DX7 e não tive nenhum tipo de interferência, mas pode ter sido sorte também...
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Muito obrigado Alex!
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

2.4 e agua nao combinam mesmo....tenho provador de internet via radio e sei bem disso!....

porem as distancias envolvidas em aeros...creio que radios de boa qualidade conseguem superar.!

ja que com chuva nebelina garoa....a vizibilidade se torna um problema...e temos que trazer os modelos pra mais perto!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse tópico está sendo muito útil pois tira esse mito que muitos acreditam viementemente de que rádios 2.4Ghz não sofrem de interferências vindo a apedrejar os rádios 72Mhz, pois cada um tem seus prós e contras.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estes 0,05dB/Km na verdade não significam muita coisa. Claro que interferência por caminhos múltiplos afeta mais os 2,4GHz porque é mais fácil de refletir, mas eles já têm mecanismos para isto e há muito menos preocupação com interferência do que 72Mhz.

Entretanto, como usamos uma taxa de transferência baixa (menos de 100Kbps mesmo com 4096, baixa latência, redundância, etc), minha opinião é que estes sistemas deveriam ser de 900MHz (onde é fácil conseguir alcance de dezenas de Km, a potência máxima é maior (500mW), a perda por absorção é menor, a reflexão é menor, a concorrência com roteadores é menor, etc. Mas como não são... também não dá para reclamar dos 2,4, que funcionam bem.
Responder