Fonte de Notebook 18,5v, tem como reduzir a voltagem?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Fonte de Notebook 18,5v, tem como reduzir a voltagem?

Mensagem por vitorette »

Boa noite pessoal.
Chegou meu carregador GT Power A8, até bonzinho o carregador. Mas, veio com um mal contato no display, se encostar nele as informações ficam embaralhadas, e até agora não ligou a ventoinha do cooler, não sei se o bicho ainda não esquentou pra valer. No antigo Accucel-6 o cooler já disparava na hora que a gente ligava ele na tomada, tanto melhor que o carregador não esquente mesmo. Mas o problema é o seguinte: A fonte que comprei pra ele ainda não chegou, então peguei uma de notebook HP 18,5v e 5A. Bem, conectei a fonte no carregador e funcionou, mas logo em seguida ele da INPUT VOL ERR, segundo o manual é porque a voltagem de entrada ultrapassou o limite. Inicialmente achei que a fonte estava com problema com uma voltagem muito acima ou muito abaixo, pois achava que o erro de só referente a voltagem fora do padrão acima ou abaixo, mas medi a saída e tem 18,57v. O carregador informa que funciona entre 10 e 18v, esse 0,5v à mais é tão problemático assim? Tem como diminuir a voltagem de saída para os 18v? Como fazer? Desculpa estar pedindo isso, sei que adaptar uma fonte de PC talvez fosse a melhor opção, até lí o tópico sobre o assunto, só que tenho a fonte do notebook e se fosse simples a adaptação prefiro usá-la, pois não vou precisar gastar nada à mais já que tenho ela na minha mão, a de pc vou ter que comprar. Se tiver algum outro tópico falando sobre o mesmo assunto, basta informar. Pois procurei e não achei.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

O que um pouco de pesquisa não faz. Como estava aqui no fórum pesquisei de tudo quanto foi maneira, pois achei que alguém tinha que ter tido um problema semelhante. Fui no pesquisar e coloquei "fonte de notebook" retornou alguma coisa mas nada semelhante à redução da voltagem. Bem, depois de postar a mensagem anterior fui no santo Google, fiz uma pesquisa com: "como reduzir a voltagem de uma fonte de notebook". Não é que me aparece um tópico aqui do fórum: "Posso usar uma fonte de notebook em meu Imax B6?", com um problema semelhante? Fiquei meio sem graça, mas nem tanto. Pois o pesquisar não retornou esse tópico, tentei novamente e nada. Usei o título inteiro, nada. Usei algumas partes e não retornou esse tópico. Mas existe, o ruim é encontrar no pesquisar.
Bem, lá a fonte é de 18,5v e 6,5A e o pessoal recomendou o uso de diodos(como se eu soubesse o que é) de 3A cada [i:3bbad281d3]"se quer dar uma queda coloque dois diodos 1N5404 ( 3 A cada ) em paralelo , mas acho desnecessário e na prática , toda fonte qdo vc coloca carga nela a tensão cai um pouco"[/i:3bbad281d3], ou, [i:3bbad281d3]o modo "força bruta" seria colocar dois diodos de Silício em série com a saída da fonte,e que suportem a corrente fornecida[/i:3bbad281d3]. Bom a corrente seriam os 5A da minha fonte? Esse diodo, 1N5404, seria de Silicio? Os diodos de alternadores automotivos [i:3bbad281d3]"diodos de alternadores estragados"[/i:3bbad281d3] servem? Pois meu tio trabalha numa auto-eletrica e seria fácil conseguir. Sou leigo em eletrônica, já prometi a mim mesmo fazer um curso básico para entender, e preciso de toda a ajuda possível. Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Vitorette, se não tem nem noção do que seja um doiodo, é bom ler antes de fazer qualquer coisa. Quanto aos de alternador, se sseu tio trabalha em auto-elétrica ele te arruma dois deles, na sucata mesmo.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:8763873ab0="claudiorfernandes"]Vitorette, se não tem nem noção do que seja um doiodo, é bom ler antes de fazer qualquer coisa. Quanto aos de alternador, se sseu tio trabalha em auto-elétrica ele te arruma dois deles, na sucata mesmo.[/quote:8763873ab0] É Claudio, a nescessidade é a mãe de todas as invenções, ou será a preguiça? :lol: :lol: E não é que tentando esconder a minha ignorância já estava lendo um pouco. Bem, vou ter que colocar eles em paralelo e cuidar para a amperagem somada dos diodos usados seja igual ou superior ao fornecido pela fonte, correto? Se no meu tio não tiver nada, posso comprar dois iguais ao que mencionei, 1N5404? Já descobri o sentido de solda, vejamos se entendi: soldo fio positivo da fonte, no negativo dos dois diodos que vão estar soldados em paralelo e vai sair no positivo dos diodos a energia retificada, certo? Se bem que, vou procurar um amigo que mexe com eletrônica para auxiliar, já ví que é melhor não arriscar, vai que invento e frito tudo. Obrigado.
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

A empresa do meu tio não abriu hoje, meu amigo está pescando, dancei... Fui em outros colegas que mexem com assistência técnica. Os dois primeiros, não sabiam como fazer... e são técnicos que consertam tv. Fui num terceiro, que mexe com assistência em notebook, por incrível que pareça também não sabia. Falei do diodo e ele duvidou que daria certo. Mas, ligou para o guru dele e o cara falou que podia usar o 5406 ou 5408, já que eu tinha procurado o 5404 e não tinha achado. Comprei o 5406, vou fazer isso à tarde ou amanhã cedo, em casa e com muita calma. Vou tirar fotos e mostrar para a galera como eu fiz.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:4addf312a2="vitorette"]Bem, vou ter que colocar eles em paralelo e cuidar para a amperagem somada dos diodos usados seja igual ou superior ao fornecido pela fonte, correto? Se no meu tio não tiver nada, posso comprar dois iguais ao que mencionei, 1N5404? Já descobri o sentido de solda, vejamos se entendi: soldo fio positivo da fonte, no negativo dos dois diodos que vão estar soldados em paralelo e vai sair no positivo dos diodos a energia retificada, certo? Se bem que, vou procurar um amigo que mexe com eletrônica para auxiliar, já ví que é melhor não arriscar, vai que invento e frito tudo. Obrigado.[/quote:4addf312a2]

Não, você nunca liga semicondutores em [color=red:4addf312a2]paralelo[/color:4addf312a2], a menos que sejam especificamente selecionados para isso, pois uma das caracteristicas do diodo, e justamente a que nos interessa, é a queda de tensão através dele, que gira em torno de 0,7V, mas que varia em alguns milivolts entre uma unidade e outra. Essa variação acaba fazendo com que, na prática, um dos diodos (o que tiver a queda de tensão menor) conduza primeiro, e mais que o outro.. ou seja: um trabalha e o outro finge e morto... hehhe). Se precisa drenar uma corrente maior, coloca um diodo de maior capacidade.
Aí é que entram os diodos sucateados de alternador: eles são para correntes da ordem de 60/90A. Acho que seu carregador não consome tudo isso... heehehehe...
A figurinha vai ajudar a entender. Os diodos de alternador têm um dos pólos diretamente na carcaça, e o outro é isolado. Não tem como te dizer qual é qual, pois num alternador existem dos dois tipos, três unidades de cada. Tesde do jeito que está na figura, e se o carregador não ligar, simplsemente inverta os dois diodos (usando dois, você aumenta a queda de tensão para algo em torno de 1,5V).
Abraços !!!!
Anexos
diodos.jpg
diodos.jpg (22.93 KiB) Exibido 17227 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Veja onde eles ficam alojados no alternador:

http://www.pecasnet.com/components/com_virtuemart/shop_image/product/7bfa48e8715ec68aa3ac52696e3c3480.jpg
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Claudio, comprei o 5406, pelo que ví nas especificações é de 3A. Daí o fato de ligar ele em paralelo, pelo menos no esqueminha que ví 3A + 3A, vai dar 6A e não vai cair a amperagem da fonte. Eles devem derrubar os 0,7v. Meu Tio não foi trabalhar hoje e não consegui pegar o diodo de alternador. No tópico que achei no e-voo sobre o uso de uma fonte com 18,5V e 6A, foi isso, [i:7bd9e18e00]se quer dar uma queda coloque dois diodos 1N5404 ( 3 A cada ) em paralelo[/i:7bd9e18e00], que tinha escrito antes. Pelo que entendi o que comprei seria diferente somente na voltagem suportada. Correto? Vou testar e ver se consigo o resultado esperado. Já estou de olho em uma fonte de PC, no desespero vou adaptar ela.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Mas não espere que os diodos em paralelo suportem 6A, isso NÃO VAI acontecer. Se chegar perto dos 5A provavelmente vai queimar os diodos. Um deles queima primeiro, e o outro vai em seguida.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Gambiarra dois. Semicondutor em paralelo não segue lei de Ohm nem lei de kirchoff... É uma analise mais profunda e como o Claudio falou, falou e falou, eu repito, vai dar *erda.



Eu quis dizer Perda...
Responder