Aurora 9 -dúvidas, sugestões e dicas importantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por Franco »

[quote:32f0e2e690="afranca"]Amigos foristas, tenho um Aurora 9 cheirando a tinta, tenho voado com ele sem problemas desde janeiro (mas voei poucas vezes...), ultimamente adaptei um Calmato sport 60 para FPV, e comprei um MAGTRACK V2, o problema é... não consegui até o momento fazer a coisa funcionar... pesquisando no RC-groups http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1177373
li que o Aurora não serve para FPV por conta da impossibilidade de colocar como trainer canais que não sejam os relativos a trotle, ruder, ailerons e elevator...
além de que não obtive êxito em fazer funcionar a modulação PPM- do Magtrack na porta trainer do aurora... (nem mesmo jogando em canais comum que aceitam trainer...)

pergunto... alguém já fez isso ou posso aposentar meu A9 quando o assunto for FPV?

att.

Arthur[/img][/quote:32f0e2e690]

Pra ligar um sistema LRS no A9 não é só retirar aquele módulo TX 2.4GHz e ligar os 3 pinos (positivo, negativo e PPM)? Só tem que cuidar a ordem certa dos pinos, vou ver isso essa semana. Não precisa usar o conector Trainer...
Emerson67
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 1:30 am
Localização: SBPA, RS

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por Emerson67 »

[quote:6c97e11dca="Franco"][quote:6c97e11dca="afranca"]Amigos foristas, tenho um Aurora 9 cheirando a tinta, tenho voado com ele sem problemas desde janeiro (mas voei poucas vezes...), ultimamente adaptei um Calmato sport 60 para FPV, e comprei um MAGTRACK V2, o problema é... não consegui até o momento fazer a coisa funcionar... pesquisando no RC-groups http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1177373
li que o Aurora não serve para FPV por conta da impossibilidade de colocar como trainer canais que não sejam os relativos a trotle, ruder, ailerons e elevator...
além de que não obtive êxito em fazer funcionar a modulação PPM- do Magtrack na porta trainer do aurora... (nem mesmo jogando em canais comum que aceitam trainer...)

pergunto... alguém já fez isso ou posso aposentar meu A9 quando o assunto for FPV?

att.

Arthur[/img][/quote:6c97e11dca]

Pra ligar um sistema LRS no A9 não é só retirar aquele módulo TX 2.4GHz e ligar os 3 pinos (positivo, negativo e PPM)? Só tem que cuidar a ordem certa dos pinos, vou ver isso essa semana. Não precisa usar o conector Trainer...[/quote:6c97e11dca]
Eu fiz isso no meu A9. Ligação direta do LRS nos pinos. Coloquei um conector de servo inclusive. Espaçamento entre pinos é igual ao de conectores de servos. Nada de soldas. Nada permanente. Não uso a porta trainer. LRS funcionando sem a referida limitação de canais da porta trainer (se é que essa limitação realmente existe).

A9 serve para FPV sim!
Avatar do usuário
Paulo Betti Junior
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Dez 07, 2010 1:40 pm
Contato:

Estou certo?

Mensagem por Paulo Betti Junior »

Boa noite pessoal!

Gostaria da avaliação dos mais experientes acerca do "problema" que afetou os demais usuários do A9.

Possuo a última versão no TX, RX e Módulo da qual a Hitec relata a correção dos problemas ocasionados nos aeromodelos a gasolina. e nesse aero em específico estou utilizando o Optima 7.

Fiz 2 voos no final de semana passado com essa configuração, não senti nenhum problema com relação a perda de sinal.

Minha pergunta é se eu tive a sorte grande ou se a instalação dos demais usuários foi a contribuição efetiva pra falha. Existe a chance de eu ser premiado com essa perda de sinal ou estão relatando todos no 1º voo com essa atualização?

Segue abaixo as fotos da acomodação da eletrônica:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/827/funtana22.jpg/][img:e6c221b9b9]http://img827.imageshack.us/img827/6059/funtana22.jpg[/img:e6c221b9b9][/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/64/funtana1.jpg/][img:e6c221b9b9]http://img64.imageshack.us/img64/3645/funtana1.th.jpg[/img:e6c221b9b9][/URL] [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/200/funtana3.jpg/][img:e6c221b9b9]http://img200.imageshack.us/img200/6730/funtana3.th.jpg[/img:e6c221b9b9][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/3/funtana4.jpg/][img:e6c221b9b9]http://img3.imageshack.us/img3/7549/funtana4.th.jpg[/img:e6c221b9b9][/URL] [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/713/funtana5.jpg/][img:e6c221b9b9]http://img713.imageshack.us/img713/9393/funtana5.th.jpg[/img:e6c221b9b9][/URL]

Agradeço

Abraços
Paulo Betti Junior
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

[quote:a9d2d4ff30="Marco Antonio"]O suporte de antena que vem junto com o receptor está na caixa pra fazer graça mesmo né???? bobeira, bobagem.... LER O MANUAL É MAIS BOBAGEM AINDA![/quote:a9d2d4ff30]

Marco, você vai me desculpar, como todo ""bom"" engenheiro, não sou assíduo leitor de manuais.... a menos que eu tenha alguma dúvida séria sobre o assunto...
Pois o caso é... eu tive muitas dúvidas sobre a instalação de antena no receptor do Aurora, e em nenhuma página do manual encontrei sequer um croqui que indicasse o correto posicionamento da antena como vertical, e que fizesse menção a como posicionar corretamente o par de antenas do Optma 9...

O fato é que as indicações que são escritas limitam-se a informar que o receptor pode sofrer interferências dos ignitores de motores a Gasolina e de campos eletromag. gerados por condutores elétricos de potência, se não me engano nem citam nesse caso específico as alimentações de servo...

de antemão peço desculpas para o caso de não ter lido corretamente o manual, neste caso me indique a página onde constam as informações sobre a posição vertical da antena e um croqui de instalação para o par de antenas...

Sobre os suportes fornecidos considero mais um "fricote"... acho que não influenciam em nada qualidade de sinal e o caso das interferências, facilmente seriam substitidos por um pedacinho tosco de madeira sem qualquer prejuízo na operação eu mesmo preferi guardar e usar Hellermann tipo "enforca gato" e uma pastilha auto-adesiva gomada da Hellermann também. Acredito que nesse caso a única coisa que não se deve fazer é usar fixação metálica ou uma fita condutiva aterrada sobre a antena, não é?
"O impossível é só questão de opinião..." Charlie Brown Jr.
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por afranca »

[quote:87ba43a6fa="Emerson67"][quote:87ba43a6fa="Franco"][quote:87ba43a6fa="afranca"]Amigos foristas, tenho um Aurora 9 cheirando a tinta, tenho voado com ele sem problemas desde janeiro (mas voei poucas vezes...), ultimamente adaptei um Calmato sport 60 para FPV, e comprei um MAGTRACK V2, o problema é... não consegui até o momento fazer a coisa funcionar... pesquisando no RC-groups http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1177373
li que o Aurora não serve para FPV por conta da impossibilidade de colocar como trainer canais que não sejam os relativos a trotle, ruder, ailerons e elevator...
além de que não obtive êxito em fazer funcionar a modulação PPM- do Magtrack na porta trainer do aurora... (nem mesmo jogando em canais comum que aceitam trainer...)

pergunto... alguém já fez isso ou posso aposentar meu A9 quando o assunto for FPV?

att.

Arthur[/img][/quote:87ba43a6fa]

Pra ligar um sistema LRS no A9 não é só retirar aquele módulo TX 2.4GHz e ligar os 3 pinos (positivo, negativo e PPM)? Só tem que cuidar a ordem certa dos pinos, vou ver isso essa semana. Não precisa usar o conector Trainer...[/quote:87ba43a6fa]
Eu fiz isso no meu A9. Ligação direta do LRS nos pinos. Coloquei um conector de servo inclusive. Espaçamento entre pinos é igual ao de conectores de servos. Nada de soldas. Nada permanente. Não uso a porta trainer. LRS funcionando sem a referida limitação de canais da porta trainer (se é que essa limitação realmente existe).

A9 serve para FPV sim![/quote:87ba43a6fa]

Então, vocês já estão um passo a frente, minha duvída não é quanto ao LRS (long range system) e sim quanto a ligação de um HT(Head Tracker), em especial o MAGTRACK V2, ele tem alimentação e sinal em 3 vias, só que é original com plug FUTABA square e eu tava querendo colocar alimentação externa (parece que o Aurora não alimenta 6V na saida Trainer, como o Futaba) e ligar o sinal (PPM-) no Aurora (porta trainer), se não me engano a chegada se sinal é no 1ºringo do Jack estereo 3,2... lindo só que não funcionou...
"O impossível é só questão de opinião..." Charlie Brown Jr.
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por Franco »

[quote:826aa56672="Emerson67"]
Eu fiz isso no meu A9. Ligação direta do LRS nos pinos. Coloquei um conector de servo inclusive. Espaçamento entre pinos é igual ao de conectores de servos. Nada de soldas. Nada permanente. Não uso a porta trainer. LRS funcionando sem a referida limitação de canais da porta trainer (se é que essa limitação realmente existe).

A9 serve para FPV sim![/quote:826aa56672]

Emerson e você precisou usar aqueles resistores que vem junto?
É, eu estava vendo a sequencia da pinagem do Aurora, felizmente é sinal, positivo e terra, mesmo padrao de extensao de servo.
Com isso o DL é alimentado diretamente pelo Aurora. Voce já teve algum problema com isso? Pergunto pois eu já li na página da DragonLabs:
"The Transmitter module can be powered with any of the popular transmitter batteries, including LIPO's, and will operate at any voltage from 7 to 20 volts."
Teoricamente, alimentando o Aurora com 2S a tensão poderia, no pior caso chegar perto de 6V.. é suficiente pro DL? Abracos
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por Franco »

[quote:2ef2f4fb84="afranca"]
Então, vocês já estão um passo a frente, minha duvída não é quanto ao LRS (long range system) e sim quanto a ligação de um HT(Head Tracker), em especial o MAGTRACK V2, ele tem alimentação e sinal em 3 vias, só que é original com plug FUTABA square e eu tava querendo colocar alimentação externa (parece que o Aurora não alimenta 6V na saida Trainer, como o Futaba) e ligar o sinal (PPM-) no Aurora (porta trainer), se não me engano a chegada se sinal é no 1ºringo do Jack estereo 3,2... lindo só que não funcionou...[/quote:2ef2f4fb84]

Foi mal, pela sua primeira mensagem não tinha entendido que era um head Tracker, depois que fui pesquisar melhor..
Então, também estou vendo que mais adiante 9 canais será pouco.. é uma pena, um rádio com tantas chaves. Talvez a solucão seja capturar o fluxo PPM, passar por um microcontrolador, adicionar mais canais e gerar o fluxo PPM novamente pro modulo TX (o DL neste caso). Com isso acho que seria possível conectar o Head Tracker também.. mas só vou ter tempo de ver isso mais pra frente..
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Paulo Betti Junior, a instalação esta corretíssima. Simples né? A do meu Sukhoi e Cap 232 gasolina estão bem parecidas com a sua. E já estou voando a muuuito tempo sem perda de sinal! Será que nós tivemos sorte mesmo? Será que o rádio é sentimental?
Um pequeno detalhe pode causar a pane de rádio! Não usar espuma no rx é um erro fatal. A vibração causa mal contato no conector da bateria que entra na chave liga-desliga e que por sua vez entra no rx. Se o conector entrar frouxo no rx, esquece... Mude de conector! É preciso checar se os outros conectores estão bem presos, se a solda do conector da bateria (se for deans por exemplo) está ok, e etc, etc, etc
Cara, eu checo tudo isso todas as sextas-feiras, antes de voar no dia seguinte. Motores a gasolina vibram muito e precisamos ter este cuidado.
Um amigo que lenhou o Yak gasser dele usando Aurora... Advinha.... Optima 9 estava preso com um fitinha dupla-face! E foi o único caso de perda de sinal com aurora na pista onde voo. O resto do pessoal, todos felizes com seus auroras.
Avatar do usuário
Paulo Betti Junior
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Dez 07, 2010 1:40 pm
Contato:

Mensagem por Paulo Betti Junior »

[quote:f5ae56c7ed="rasec_jj"]Paulo Betti Junior, a instalação esta corretíssima. Simples né? A do meu Sukhoi e Cap 232 gasolina estão bem parecidas com a sua. E já estou voando a muuuito tempo sem perda de sinal! Será que nós tivemos sorte mesmo? Será que o rádio é sentimental?
Um pequeno detalhe pode causar a pane de rádio! Não usar espuma no rx é um erro fatal. A vibração causa mal contato no conector da bateria que entra na chave liga-desliga e que por sua vez entra no rx. Se o conector entrar frouxo no rx, esquece... Mude de conector! É preciso checar se os outros conectores estão bem presos, se a solda do conector da bateria (se for deans por exemplo) está ok, e etc, etc, etc
Cara, eu checo tudo isso todas as sextas-feiras, antes de voar no dia seguinte. Motores a gasolina vibram muito e precisamos ter este cuidado.
Um amigo que lenhou o Yak gasser dele usando Aurora... Advinha.... Optima 9 estava preso com um fitinha dupla-face! E foi o único caso de perda de sinal com aurora na pista onde voo. O resto do pessoal, todos felizes com seus auroras.[/quote:f5ae56c7ed]

Rasec, agradeço o retorno.

Minha pergunta pra você. Estas usando a ultima atualização?
Meu único medo após 2 voos que já fiz é que esse problema venha se manifestar.
É triste tirar o modelo do chão com o pensamento na possível falha. A diversão acaba virando dor de cabeça.

Abraços
Paulo Betti Junior
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Aurora 9 e Head Tracker

Mensagem por donato.jun »

[quote:3f4efa36ff="afranca"]
Então, vocês já estão um passo a frente, minha duvída não é quanto ao LRS (long range system) e sim quanto a ligação de um HT(Head Tracker), em especial o MAGTRACK V2, ele tem alimentação e sinal em 3 vias, só que é original com plug FUTABA square e eu tava querendo colocar alimentação externa (parece que o Aurora não alimenta 6V na saida Trainer, como o Futaba) e ligar o sinal (PPM-) no Aurora (porta trainer), se não me engano a chegada se sinal é no 1ºringo do Jack estereo 3,2... lindo só que não funcionou...[/quote:3f4efa36ff]

Tente fazer isso caso tenha um receptor Optima 9:

Programe o Head Tracker para usar os canais 1 e 2

Programe o Aurora 9 para usar os canais 1-AUX1, 2-AUX1, 3-AUX1, 4-AUX1

Programe os canais para usar os outros como saida: 5-Ail, 6-Elev, 7-Thr, 8-Rud

Vê se agora dá certo para usar o HT no trainer no modo Stick no modos All e Mix
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Responder