Aurora 9 -dúvidas, sugestões e dicas importantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:694f796d2a="Ademilson"]Holá compañeros

Alguem sabe aonde eu posso encontrar ao cabo da antena do receptor optima 9,
ja encontrei muito dos futabas alguem saberia dizer alguma loja que vende.

obrigado[/quote:694f796d2a]

Faz uma busca no RCGroup pois faz algum tempo eu vi uma loja que vende peças da Hitec. Como você está na Europa fica mais fácil.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
hmattar
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 11:42 pm
Localização: Belem, PA

Mensagem por hmattar »

Eu postei algumas paginas atras aqui onde encontrar.
http://www.infinity-hobby.com/main/product_info.php?products_id=6837
Avatar do usuário
Ademilson
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:34 pm
Localização: Maringá - Paraná

Mensagem por Ademilson »

Obrigado Hmattar e Marco, ja encontrei a antena, um pouco caro por um pedaciño de fio,
mais que podemos fazer.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:ba866ff31a="Ademilson"]Obrigado Hmattar e Marco, ja encontrei a antena, um pouco caro por um pedaciño de fio,
mais que podemos fazer.[/quote:ba866ff31a]

Antena 2,4GHz não é apenas um pedaço de fio, é bem mais complicada que isto.

As de 72MHz dava para trocar até por fio de telefone se fosse preciso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

Noooooooo, estava precisando dessa antena, mas não estava encontrando.

Muito obrigado.
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

[quote:f7ca993f8e="hamiltoncallado"][quote:f7ca993f8e="giulio_abbagliato"]E amigos perdi hoje meu Easyfly de maneira muito estranha, estava usando um receptor Optima 7 novo com A9, ontem havia voado com ele umas 4 vezes sem problema algum, hoje dei o primeiro voo logo cedo, dei uma parada e fui ao segundo, ja estava voando a uns 5 min quando simplesmente o avião entrou em parafuso sem controle algum tentei recuperar ele não consegui, o instrutor do aeroclube ainda tomou o radio de minha mão e tentou tambem e nada. resultado PT

1)range check ok
2)bateria(NIMH) carga completa 6.4v
3)não estava usando a SPC
4)no momento que perdi o controle ele deu um bip breve
5)antena instalada longe da bateria e longe dos servos.
6)estava em normal mode


e agora pra terminar recolhi os cacos liguei a bateria e tudo funciona normalmente.[/quote:f7ca993f8e]

Opa, a lista está crescendo...

1. Ademilson, dia 08/09/11, EXTRA 330L JAMARA, COM DA 50CC;
2. HamiltonCallado, dia 07/09/11, T-REX 700 GASSER;
3. augustomoura, dia 14/08/11, Decathlon de 1,70 de envergadura
4. muriloralf, dia 21/08/11, Wingman elétrico,
5. augustomoura, dia 16/07/11, jato;
6. pilotoheli, dia 16/07/11, Jatinho;
7. augustomoura 10/07/11, LA RACER;
8. hmattar, 12/07/11, YAk gasolina;
9. ivanroberto, 26/06/11, TRex 450 Pro;
10. giulio_abbagliato, 09/10/11, Easyfly.


[quote:f7ca993f8e]
Pessoal,

Fiz uma pesquisa dos problemas relatados por usuários do fórum referentes à problemas de sinal. Todos envolveram lenha, agumas graves. Como data de corte, considerei o mês de julho, mês em que a HITEC começou a enviar suas atualizações. A sequencia é: Usuário, Data e Aero.

Para ser sincero, nunca presenciei um aero com rádio FUTABA, seja a configuração que for, dando qualquer vestigio de perda de sinal....

Mas vamos lah!!! Espero realmente que eu esteja enganado... até lá, meu rádio A9 vai para um museu!! vai ficar parado até uma resposta séria dos fabricantes. E amigos.. a maioria que entra nesse post tem um A9. Quando lia as opniões dos outros, sempre achava o que vcs acham (esse cara n sabe o que esta falando)... até contecer comigo. Enfim. Mas opnião é para ser dada! E tenho dito!

1. Ademilson, dia 08/09/11, EXTRA 330L JAMARA, COM DA 50CC;
2. HamiltonCallado, dia 07/09/11, T-REX 700 GASSER;
3. augustomoura, dia 14/08/11, Decathlon de 1,70 de envergadura
4. muriloralf, dia 21/08/11, Wingman elétrico,
5. augustomoura, dia 16/07/11, jato;
6. pilotoheli, dia 16/07/11, Jatinho;
7. augustomoura 10/07/11, LA RACER;
8. hmattar, 12/07/11, YAk gasolina;
9. ivanroberto, 26/06/11, TRex 450 Pro;

Nada é infalivel. Essa retórica sempre retorna nesse fórum, em particular, nesse tópico. Mas vi aqui comentários de 2 a 3% de problemas com o radio Aurora. Isso é considerado um caos no processo de controle de qualidade. Por isso estou falando em SSigma. Isso significa em que parte por milhão um equipamento apresentará defeito... leia-se parte por milhão. o 3 Sigma, por exemplo, que é o grau de um produto razoável, representa 99,73% de equipamentos sem apresentar problema. ou seja, 2700 partes por milhão. A industria aeroespacial utiliza o 6 sigma (99,9999999%) ou seja, problemas em 3,4 partes por milhão. Para subir de 1 para 2, ou de 2 para 3 sigma..., os custos sobem exponencialmente. Por isso exitem rádios caros e rádios baratos. Na minha opnião, um rádio deve atender ao 5 ou 6 sigma, como os FUTABA.


[/quote:f7ca993f8e][/quote:f7ca993f8e]

... E vai continuar crescendo....

Afinal, basta uma tarde um dia de pista pra presenciar 1 ou 2 lenhas... se for um local aberto então , tipo um terrão onde voa-se de qq jeito com qq coisa... pior... 3 lenhas no dia é pouco...
O caso é, sempre que um modelo cai... a culpa vai pra alguém, motor, rádio, links, horns, interferência, celular, bug, antena, vento... e lá no final da lista... bem no final... pro modelista...
O intrigante é que o A9, não é um equipamento barato ( por mais acessível que seja o preço da HITEC) e por este motivo fica reservado a modelistas mais "experiente$" e que voam modelos mais Caro$, é raro ver um A9 comandando um pastinha, um Avistar...

O caso é que modelistas experientes e com máquinas caras raramente assumem que cometeram algum equívoco (mesmo que na montagem de um servo, de uma engrenagem) ou que forçaram a barra em algum instante... e o equipamento que estavam voando também está num patamar de excelência por isso sobra pro A9 que neste caso é o cmponente mais barato do modelo...

Exemplificando:

Lenha

A9+motor CB+avistar : Culpado... Motor, lógico...
A9+motor Saito+ Avistar: Culpado... esses Avistar são porcaria...
A9+Motor YS+ F3A: só podia ser esse rádio cheio de Bug!

O interessante é que ninguém está contabilizando lenhas com futaba ou JR... afinal... a culpa é do avião ou motor nesses casos né?


Parem com isso! Futaba, YS, Saito, JR, OS etc... quebram sim e dão problemas por falta de conhecimento ou leitura de manuais...

Devemos ouvir menos os palpiteiros da pista e mais os fabricantes pois o fabricante sim tem real interesse em ver seu produto dando certo.

Acho que com maior numero de A9's nas pistas, a lista tenderá aumentar muito sim... e isso é natural...
O problema é se começar-mos a tratar as lenhas de FUTABA/JR com o mesmo rigor com que se tratam aqui as lenhas de A9's... se sempre for culpa do rádio... fica fácil...

A propósito, possuo um A9 a quase 2 anos e nunca tive problemas...
"O impossível é só questão de opinião..." Charlie Brown Jr.
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

Ate agora tivemos 10 problemas com o A9, mas quantos usuarios do e-voo e não usuarios têm um A9 ?? quantos sera que so a HD ja vendeu de radios ?? imagino que milhares, 10 problemas na multidão de milhares acho que ainda são casos isolados. NADA É INFALIVEL logico, estou com o meu a 6 meses e ta tudo OK, ja tive futaba, spektrum, JR, turnigy 9x e ja foram mais de 5 aeros pro chão e 3 helis 450 por causa de radio, comprovados. Não existe ainda radio 100% a prova de interferencia, se existir me avisem...
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Pois é, tem até um que entrou em parafuso (Só entra em parafuso se tiver estolado) e não conseguiu sair, devia estar baixo, pois disse que estava fazendo aproximação para pouso, e o avião lenhou. adivinha de quem foi a "culpa", do rádio lógico, pois a telemetria de velocidade dele não aumentou automaticamente a velocidade do avião para ele não estolar.

Quando derrubei pela primeira vez um 27%, os servos dos ailerons rossaram e fiquei sem aileron, só com leme o profundor. Era fácil ter falado que era pane no rádio, que o canal de zica etc. mas depois de abri os servos vi a m***a.

Esse fds um cara com Futaba tinha o canal do leme com "parkinson", trocamos o canal e continuou com o problema, resultado, era o servo bichado, novo, não tinha nenhum voo ainda. se fosse Aurora, ja tinha condenado o radio e nem testado o servo. e adivinha, ja estavam condenando o coitado do receptor orange! é mole?
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:bde11a5a47="afranca"][quote:bde11a5a47="hamiltoncallado"][quote:bde11a5a47="giulio_abbagliato"]E amigos perdi hoje meu Easyfly de maneira muito estranha, estava usando um receptor Optima 7 novo com A9, ontem havia voado com ele umas 4 vezes sem problema algum, hoje dei o primeiro voo logo cedo, dei uma parada e fui ao segundo, ja estava voando a uns 5 min quando simplesmente o avião entrou em parafuso sem controle algum tentei recuperar ele não consegui, o instrutor do aeroclube ainda tomou o radio de minha mão e tentou tambem e nada. resultado PT

1)range check ok
2)bateria(NIMH) carga completa 6.4v
3)não estava usando a SPC
4)no momento que perdi o controle ele deu um bip breve
5)antena instalada longe da bateria e longe dos servos.
6)estava em normal mode


e agora pra terminar recolhi os cacos liguei a bateria e tudo funciona normalmente.[/quote:bde11a5a47]

Opa, a lista está crescendo...

1. Ademilson, dia 08/09/11, EXTRA 330L JAMARA, COM DA 50CC;
2. HamiltonCallado, dia 07/09/11, T-REX 700 GASSER;
3. augustomoura, dia 14/08/11, Decathlon de 1,70 de envergadura
4. muriloralf, dia 21/08/11, Wingman elétrico,
5. augustomoura, dia 16/07/11, jato;
6. pilotoheli, dia 16/07/11, Jatinho;
7. augustomoura 10/07/11, LA RACER;
8. hmattar, 12/07/11, YAk gasolina;
9. ivanroberto, 26/06/11, TRex 450 Pro;
10. giulio_abbagliato, 09/10/11, Easyfly.


[quote:bde11a5a47]
Pessoal,

Fiz uma pesquisa dos problemas relatados por usuários do fórum referentes à problemas de sinal. Todos envolveram lenha, agumas graves. Como data de corte, considerei o mês de julho, mês em que a HITEC começou a enviar suas atualizações. A sequencia é: Usuário, Data e Aero.

Para ser sincero, nunca presenciei um aero com rádio FUTABA, seja a configuração que for, dando qualquer vestigio de perda de sinal....

Mas vamos lah!!! Espero realmente que eu esteja enganado... até lá, meu rádio A9 vai para um museu!! vai ficar parado até uma resposta séria dos fabricantes. E amigos.. a maioria que entra nesse post tem um A9. Quando lia as opniões dos outros, sempre achava o que vcs acham (esse cara n sabe o que esta falando)... até contecer comigo. Enfim. Mas opnião é para ser dada! E tenho dito!

1. Ademilson, dia 08/09/11, EXTRA 330L JAMARA, COM DA 50CC;
2. HamiltonCallado, dia 07/09/11, T-REX 700 GASSER;
3. augustomoura, dia 14/08/11, Decathlon de 1,70 de envergadura
4. muriloralf, dia 21/08/11, Wingman elétrico,
5. augustomoura, dia 16/07/11, jato;
6. pilotoheli, dia 16/07/11, Jatinho;
7. augustomoura 10/07/11, LA RACER;
8. hmattar, 12/07/11, YAk gasolina;
9. ivanroberto, 26/06/11, TRex 450 Pro;

Nada é infalivel. Essa retórica sempre retorna nesse fórum, em particular, nesse tópico. Mas vi aqui comentários de 2 a 3% de problemas com o radio Aurora. Isso é considerado um caos no processo de controle de qualidade. Por isso estou falando em SSigma. Isso significa em que parte por milhão um equipamento apresentará defeito... leia-se parte por milhão. o 3 Sigma, por exemplo, que é o grau de um produto razoável, representa 99,73% de equipamentos sem apresentar problema. ou seja, 2700 partes por milhão. A industria aeroespacial utiliza o 6 sigma (99,9999999%) ou seja, problemas em 3,4 partes por milhão. Para subir de 1 para 2, ou de 2 para 3 sigma..., os custos sobem exponencialmente. Por isso exitem rádios caros e rádios baratos. Na minha opnião, um rádio deve atender ao 5 ou 6 sigma, como os FUTABA.


[/quote:bde11a5a47][/quote:bde11a5a47]

... E vai continuar crescendo....

Afinal, basta uma tarde um dia de pista pra presenciar 1 ou 2 lenhas... se for um local aberto então , tipo um terrão onde voa-se de qq jeito com qq coisa... pior... 3 lenhas no dia é pouco...
O caso é, sempre que um modelo cai... a culpa vai pra alguém, motor, rádio, links, horns, interferência, celular, bug, antena, vento... e lá no final da lista... bem no final... pro modelista...
O intrigante é que o A9, não é um equipamento barato ( por mais acessível que seja o preço da HITEC) e por este motivo fica reservado a modelistas mais "experiente$" e que voam modelos mais Caro$, é raro ver um A9 comandando um pastinha, um Avistar...

O caso é que modelistas experientes e com máquinas caras raramente assumem que cometeram algum equívoco (mesmo que na montagem de um servo, de uma engrenagem) ou que forçaram a barra em algum instante... e o equipamento que estavam voando também está num patamar de excelência por isso sobra pro A9 que neste caso é o cmponente mais barato do modelo...

Exemplificando:

Lenha

A9+motor CB+avistar : Culpado... Motor, lógico...
A9+motor Saito+ Avistar: Culpado... esses Avistar são porcaria...
A9+Motor YS+ F3A: só podia ser esse rádio cheio de Bug!

O interessante é que ninguém está contabilizando lenhas com futaba ou JR... afinal... a culpa é do avião ou motor nesses casos né?


Parem com isso! Futaba, YS, Saito, JR, OS etc... quebram sim e dão problemas por falta de conhecimento ou leitura de manuais...

Devemos ouvir menos os palpiteiros da pista e mais os fabricantes pois o fabricante sim tem real interesse em ver seu produto dando certo.

Acho que com maior numero de A9's nas pistas, a lista tenderá aumentar muito sim... e isso é natural...
O problema é se começar-mos a tratar as lenhas de FUTABA/JR com o mesmo rigor com que se tratam aqui as lenhas de A9's... se sempre for culpa do rádio... fica fácil...

A propósito, possuo um A9 a quase 2 anos e nunca tive problemas...[/quote:bde11a5a47]

Epa.. espera um momento... todos esses relatos afirmam a mesma coisa "perdi o a transmissão meu A9". Existem relatos de queda por problemas de motor, chave, bateria etc envolvendo o A9 aqui nesse mesmo fórum, mas não contabilizei. Todos os relatos acima NÃO foram "desvendados" pelos seus usuários.

Eu não tirei carteirinha para defender nenhuma marca. Tenho o A9, JR e FUTABA. Só tive problemas com o A9. Cada um tem sua experiencia, estou relatando a minha. Assim como mais 10 colegas do fórum.
Perder o controle do meu 700 gasser foi a pior experiencia que tive em 20 anos de modelismo. Nunca passei por isso e espero não passar mais.
Não acho conhecidencia a propria HITEC estár lançando atualizações atrás de atualizações para corrigir "alguma coisa". Melhoria é que não é. A ultima atualização de funções com interface humana ocorreu a mais de 5 meses. As duas ultimas não incluiram nenhuma função nova em termos de pilotagem. Para que foram lançadas então?
Alguns clubes americanos estão se mobilizando para viabilizar ações na justiça para ressarcimento sobre problemas conhecidos do A9.
Acho normal a HITEC não colocar esse assunto de forma aberta, mas onde há fumaça há fogo. Nesse caso, as labaredas estão aparecendo e as pessoas estão céticas.
Enquanto isso ocorrer, nós utilitários, continuaremos sem respostas formais e definitiva da HITEC. Convenhamos, a internet está cheia de relatos de problemas em todo o mundo sobre o A9. E nenhuma resposta da HITEC? Como assim? Ninguem fala nada. Aliás, as respostas vêem atraves de atualizações do módulo e receptor com notas de "altamente recomendavel". Isso para mim, é assumir a falha.
Radio para aeromodelo NÃO pode (deve) sofrer interferencia. Não adianta colocar uma nota no manual dizendo que o receptor deve estar a 1Km do motor e trasfereir essa responsabilidade para o modelista. E tem gente que assumem... quanta ingenuidade.
Alex. Sou engenheiro. Falo agora com propriedade. É possível tratar qualquer tipo de interferencia provocada pela inguinição de motro gasser. Ponto!
Para isso existe filtro de RF, blindagem (vi aqui alguem falando em gaiola de faraday... ora ora... ), o próprio algoritmo possui tratamento para essa garantia.
Não aceito os comentários de que a instalação do receptor perto ou longe daqui ou dali pode justificar um acidente com um 700 gasser ou qualquer outro modelo. Mas, como vc mesmo disse (e que é o pensamento do brasileiro)... enquanto não for comigo, está tudo bem.......... uso a 2 anos e.....
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:cdf547eefc="hamiltoncallado"]

Epa.. espera um momento... todos esses relatos afirmam a mesma coisa "perdi o a transmissão meu A9". Existem relatos de queda por problemas de motor, chave, bateria etc envolvendo o A9 aqui nesse mesmo fórum, mas não contabilizei. Todos os relatos acima NÃO foram "desvendados" pelos seus usuários.

Eu não tirei carteirinha para defender nenhuma marca. Tenho o A9, JR e FUTABA. Só tive problemas com o A9. Cada um tem sua experiencia, estou relatando a minha. Assim como mais 10 colegas do fórum.
Perder o controle do meu 700 gasser foi a pior experiencia que tive em 20 anos de modelismo. Nunca passei por isso e espero não passar mais.
Não acho conhecidencia a propria HITEC estár lançando atualizações atrás de atualizações para corrigir "alguma coisa". Melhoria é que não é. A ultima atualização de funções com interface humana ocorreu a mais de 5 meses. As duas ultimas não incluiram nenhuma função nova em termos de pilotagem. Para que foram lançadas então?
Alguns clubes americanos estão se mobilizando para viabilizar ações na justiça para ressarcimento sobre problemas conhecidos do A9.
Acho normal a HITEC não colocar esse assunto de forma aberta, mas onde há fumaça há fogo. Nesse caso, as labaredas estão aparecendo e as pessoas estão céticas.
Enquanto isso ocorrer, nós utilitários, continuaremos sem respostas formais e definitiva da HITEC. Convenhamos, a internet está cheia de relatos de problemas em todo o mundo sobre o A9. E nenhuma resposta da HITEC? Como assim? Ninguem fala nada. Aliás, as respostas vêem atraves de atualizações do módulo e receptor com notas de "altamente recomendavel". Isso para mim, é assumir a falha.
Radio para aeromodelo NÃO pode (deve) sofrer interferencia. Não adianta colocar uma nota no manual dizendo que o receptor deve estar a 1Km do motor e trasfereir essa responsabilidade para o modelista. E tem gente que assumem... quanta ingenuidade.
Alex. Sou engenheiro. Falo agora com propriedade. É possível tratar qualquer tipo de interferencia provocada pela inguinição de motro gasser. Ponto!
Para isso existe filtro de RF, blindagem (vi aqui alguem falando em gaiola de faraday... ora ora... ), o próprio algoritmo possui tratamento para essa garantia.
Não aceito os comentários de que a instalação do receptor perto ou longe daqui ou dali pode justificar um acidente com um 700 gasser ou qualquer outro modelo. Mas, como vc mesmo disse (e que é o pensamento do brasileiro)... enquanto não for comigo, está tudo bem.......... uso a 2 anos e.....[/quote:cdf547eefc]

[x2]
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Responder