Conectores

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Conectores

Mensagem por formel »

Gostaria de dicas sobre conectores. Acho um absurdo pagar DEZ reais em um simples conector!! :shock:

Hoje fiz um conector para minha bateria nova usando aqueles conectores de computador (aqueles do reset, speaker, leds e etc). Não ficou muito bom, creio eu por causa da minha pouca abilidade com a solda.

Andei em tudo quanto é loja de eletrônica no centro do Rio e ninguem tem um simples conector, igual ao que veio na minha primeira bateria.

Alguém tem alguma sugestão? Será que encontro aquele daems micro por menos de dez Reais. Alias por menos de um real pq pagar dez reais é um absurdo!!! :evil: :evil:

[]s

Formel
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Formel,

O que eu tenho feito é usar conector Modu que sao os tais de motherboard de computador. Faço uma conta conservadora de limite de 5A por par Modu e se vai consumir 12A por exemplo, uso 3 pares.

Leia mais aqui http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7223

Na Santa Efigenia em SP vende pente com varios machos e femeas Modu baratinho.
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Obrigado pela dica. Agora só preciso aprender a soldar direito.
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Uma pergunta que derrepente é meio off:

Meu ferro de soldar é de 20W e minhas soldas estavam ficando "frias" usei minha pistola e a solda ficou uma beleza. Quer dizer o problema era a pouca potência do ferro. Só que os fios que quero soldar já estão conectados na bateria, será que tem algum problema?

Sei que em alguns componentes a pistola não pode ser usada por causa da corrente que corre na ponta dela, e com a bateria teria algum problema?? Não pergunto por causa da temperatura, pergunto por causa dessa tal corrente que ouvi falar (também não sei se procede).

[]s

Formel
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O funcionamento de um ferro de solda não tem a ver apenas com a potência, mas também com a qualidade.

Pistola de solda é bem mais potente e rápida, mas não é nada precisa, foram criadas para soldas mais grosseiras (não é apenas apenas em circuitos eletrônicos que se usa estanho).

A tensão que circula na ponta não é legal para circuitos onde a ponta possa tocar mais que um pólo, mas pelo menos é isolada da rede elétrica por um transformador.

Melhor do que os ferros de solda de supermercado (Fame, Western, etc.) que deixam a rede elétrica (110V/220V) chegar na ponta.

Uma marca que gosto e que tem uma ótima relação custo/benefício é Hikari. O de 30W é perfeito para a maioria das soldas e custa apenas R$25,00.

[img:3616d78e20]http://www.reidosom.com.br/ferrodesoldahikari40.jpg[/img:3616d78e20]

Outro fator importante é a solda usada.

Apesar de ser um pouco mais caro, vale a pena comprar a asul (63%Sn/34%Pb) da marca Best.

Já testei outras marcas em momentos de emergência (Santa Ifigênia fechada e só achei no Peg&Faça) e não fui nada feliz, mesmo sendo teoricamente a mesma proporção de Sn/Pb não derretia no ferro de 30W de jeito nenhum, e ficava um serviço de porco...

Para soldar fios no conector, a técnica que costumo usar é encostar a ponta do arame de solda no conector e encostar o ferro entre os dois. Fazer o mesmo com o fio. Depois junto os dois e encosto o ferro entre eles, fica perfeito.

Para soldar um fio no outro procuro descascar cerca de 1cm de cada fio, deixá-los alinhados e girar de forma a deixar como no desenho abaixo. Então encosto a solda e o ferro e deixo derreter e completar os espaços. Depois isopo com termoretrátil.
Anexos
soldas.GIF
soldas.GIF (6.89 KiB) Exibido 1491 vezes
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Meu ferro de solda é justamente esse Fame. Achei ele bom para coisas bem pequeninas e delicadas, mas para soldar conectores e fios ele deixou a desejar a solda fica "fria".

Com a pistola ficou uma beleza, solda lisa brilhante e na quantidade certa. Minha dúvida é pq li que a pistola pode danificar alguns componentes, não somente pela temperatura mas sim pela corrente que passa na sua ponta e gostaria de saber se esta corrente pode ser prejudicial as baterias. Não estou preocupado com a temperatura pois o fio aquece muito menos com a pistola do que com o ferro, embora ela aqueça mais eu mantenho a pistola muito menos tempo encostada no fio. Quer dizer o calor não se propaga pelo fio até a bateria.

De qualquer forma vou seguir seu conselho e comprar este ferro e esta solda.

[]s

Formel
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Criei coragem e fiz o teste! :shock:

Soldei meu conector na bateria usando a pistola; conector, fio e principalmente bateria passam bem. :P :lol:

[ ]'s

Formel
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Fomei,

escrevi um artigo do porque usamos conectores especificos para aeromodelos
http://www.asaseletricas.com.br/index.php?name=News&file=article&sid=54&mode=&order=0&thold=0

E aqui dou umas dicas de como soldar:
http://www.asaseletricas.com.br/index.php?name=News&file=article&sid=40&mode=&order=0&thold=0
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Até concordo com vc sobre o custo dos conectores serem relativamente "baixos" (nem tanto se vc usa dez conectores por R$15 cada, gastou R$150,00), mas não pago de jeito nenhum dez reais em um único conector! Vou procurar e tenho certeza que vou encontrar uma boa opção (sem improviso) por menos de um Real.

Conectores não são caros, é só um pedaço de plástico e no máximo um metalzinho qualquer revestido com ouro o que pode encarecer mais, mas mesmo assim não ia chegar a dez mangos.

[ ]s

Formel
Responder