Fonte de PC Estabilizada 12V

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Igor, você pode usar uma solução barata para esse caso: ligue 3 fontes identicas em série, usando a linha de 5V. E acrescente um sisteminha simples para desligar tudo se a tensão cair (ou seja, uma delas desarmar). A linha de +5V geralmente é bem parruda.
Thiago Martins
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Jul 05, 2007 3:15 pm
Localização: Piracicaba,SP

Mensagem por Thiago Martins »

Me interessei muito pelo tópico e também pelo tutorial disponível na seção respectiva.

Provavelmente vou optar pelo segundo tutorial. Utilizarei a fonte para o carregador turnigy accucel-6.

Gostaria saber do pessoal mais experiente se a fonte do segundo tutorial seria o suficiente para o meu uso.

Desde já, agradeço.
Se quer aprender mais.... volte ao início.
halley
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por halley »

Galera nao seria mais facil pegar um fio grosso ligar na entrada preta do meio (aonde coloca a placa mae, aqueles 24 pinos) e conta 3 pra cima e faz uma ligação no verde... depois descasca um fio amarelo e um preto e faria, não funciona da mesma forma?

Fica minha duvida.
abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se funcionasse, não teríamos dois tutoriais e um monte de tópicos sobre o assunto.
Thiago Martins
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Jul 05, 2007 3:15 pm
Localização: Piracicaba,SP

Mensagem por Thiago Martins »

claudiorfernandes, decidi fazer o segundo tutorial.

Acontece uma coisa engraçada. Se eu colocar o carregador com a fonte ligada, ela desarma. Se eu conectar o carregador e depois ligar a fonte vai normal. A título de curiosidade, tem alguma idéia do que pode ser? Levando em consideração que a fonte é usada....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Provavelmente seja a corrente de carga dos capacitores do carregador.
m2barreto
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Out 28, 2009 5:30 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por m2barreto »

[quote:5cc97988af="Thiago Martins"]claudiorfernandes, decidi fazer o segundo tutorial.

Acontece uma coisa engraçada. Se eu colocar o carregador com a fonte ligada, ela desarma. Se eu conectar o carregador e depois ligar a fonte vai normal. A título de curiosidade, tem alguma idéia do que pode ser? Levando em consideração que a fonte é usada....[/quote:5cc97988af]


Ola senhores,

Bem, na minha modificação ocorre a mesma coisa, se eu ligo ela sem carga, ela me fornece 13,5 V no entanto, ao tentar colocar qualquer carga nela, desarma, se eu ligar ela com o carregador ou com uma lampada de 12v conectada nela, ela vai que é uma beleza ... eu fiz um teste de stress nela e carreguei 4 barerias de 4S com 3,5A cada uma ... foi super bem, só parei pois os dissipadores estavam a 150ºC e não sei se pode chegar a esse valor sem prejudicar os componentes


mas se ligar sem carga , ao encostar o carregador ao borne .... desarma

Se Alguém ter idéias, ficarei grato
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O carregador geralmente tem um capacitor meio parrudo na entrada para filtrar o sinal, quando liga na fonte a corrente excede o limite por uma fração de segundo e ela desarma.

Para que isto não aconteça tem três jeitos:
1) Modificar a fonte tirando as proteções;
2) Ligar o negativo do carregador à fonte, depois um resistor grande (sugiro 10 ohms 5W) entre o positivo do carregador e o positivo da fonte, e depois de uns 2 segundos ligar definitivo;
3) Ligar a fonte na tomada depois de ligar o carregador.

Eu uso o método 3, pra simplificar...
m2barreto
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Out 28, 2009 5:30 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por m2barreto »

[quote:287170cad3="alexcmag"]

3) Ligar a fonte na tomada depois de ligar o carregador.

Eu uso o método 3, pra simplificar...[/quote:287170cad3]

Isso parece o convencional ...

Pois para mim funciona se eu conectar o carregador na fonte com ela ainda desligada, ai liga a fonte ... BORA chupar os 200W da fonte numa boa.

Se eu fizer do jeito que eu entendi que é seu método 3 ... desarma

Obrigado
duz1nho
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 10:14 pm

Mensagem por duz1nho »

E aí pessoal.

Fiz uma fonte pra mim , uso uma ATX de 250w que veio com meu micro.

Bem utilizo com ela um ImaxB6

Incialmente sem carga, no 12v marcava 11.7, carregando uma nimh de 1.8 A a 2C, caía até 11.1, porém num alarmava nada e continuava carregando.

Então coloquei um resistor ceramico 10ohm 15w, pra ver no que dava, liguei na linha 5V e a massa, a tensão da 12v subiu pra 12.4 sem carga, carregando cai até 11.6.

Em ambos os casos observando pelo multimetro, verifiquei que de tempos em tempos, fica oscilando a tensão entre sem carga e com carga, e no Imax a amperagem cai a 0.0 A durante essa oscilação.

Por exemplo ta carregando a 3.6A, multimetro ligado marcando 11.8, ai do nada o multimetro sobe pra 12.3 como se estivesse sem carga, e no imax a carga cai pra 0.0A, isso num dura nem 2 seg. Ai a tensão cai novamente e a corrente sobe a 3.6A.

Acredito que o CI esteja retificando algo , e fica dessa forma. Não sei ainda o modelo do CI pq montei e não me atentei a isso. Fiz o tutorial somente do resistor pq achei mais fácil heheheh.

Com o esquema do 2k7 e o outro resistor, colocando a referencia do ci a 2v, deve solucionar o meu problema?
Responder