FAQ - Perguntas Frequentes - procure aqui antes de perguntar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Jan 2006 15:51
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagempor Wilson da silveira souza » 17 Nov 2006 09:12

Pessoal, estou com um problema.
tenho uma bate 1800mah 3s 11,1v e uma de 1000mah 3s 11.1v.
Usava elas normalmente, mas agora apos carrega-las e inseri-las no aero, ao lançar o modelo, sinto que o motor vai perdendo potencia, então acelero mais e o troço só vai ddescendo... Conclusão, o motor tá ficando fraquinho que não consegue levantar mais o modelo.
O que será que tá acontecendo? São as baterias? ambas são novas, a de 1800, comprei semana passada só consegui dar um voo com ela. Meu motor é um Komodo.
tenho um balanceador (LBA6) e está acusando tudo normal...
Será que o problema está sendo na recarga? Sempre carrego a de 1800 em 1700 e a de 1000 em 700mah no meu apache.
me ajudem.
grato!
Wilson
yak 54 25% 43cc smoke pump sullivan / j3 cub 1/4 scale 26cc gas engine /

Avatar do usuário
Gilson_Freitas
membro
Mensagens: 55
Registrado em: 10 Jun 2005 08:54
Localização: São Paulo-SP-Tatuapé

Mensagempor Gilson_Freitas » 07 Fev 2007 10:56

Tenho um motor GWS 400 e nas especificações dizem o seguinte: NO LOAD = 1.3A, STALL <32A, Voltage 7,2V. Isso significa que o consumo máximo do motor é de até 32A? se for isso se eu colocar uma LIPO de 2S 1300mah 12C-18C vai dar certo?
Meu Speed Control é um ICS300LI

Obrigado

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Fev 2007 11:05

O título do tópico é "Procure aqui antes de perguntar", não "Pergunte aqui antes de perguntar".

Em todo caso, a corrente de stall é quando você trava o eixo dele totalmente, não serve para muita coisa no aeromodelismo já que nunca fazemos isto.

Em todo caso, LiPo 2S 1300mAh 12C-18C vai bem, apesar de que vai ficar meio fraco. Depende muito do modelo, mas provavelmente seria uma opção melhor usar uma 3S com uma hélice 5x3, ou usar uma redução.

Avatar do usuário
Gilson_Freitas
membro
Mensagens: 55
Registrado em: 10 Jun 2005 08:54
Localização: São Paulo-SP-Tatuapé

Mensagempor Gilson_Freitas » 07 Fev 2007 11:12

Muito Obrigado alexcmag, e desculpe o off topic !

Avatar do usuário
Otávio Barbosa
membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jan 2007 14:21
Localização: São Leopoldo, RS

Mensagempor Otávio Barbosa » 27 Fev 2007 08:53

Bom dia a todos.

Tenho um caregador com balanceador da Grupner. Só que ele é para baterias 2s de 8000mha. Preciso saber se posso carregar com ele uma bateria de 1700mha também 2S?

Avatar do usuário
Otávio Barbosa
membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jan 2007 14:21
Localização: São Leopoldo, RS

Mensagempor Otávio Barbosa » 27 Fev 2007 08:55

uma correção na pergunta anterior. O carregador é de 800mAh. e não 8000mAh

Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 15 Nov 2004 21:30
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 27 Fev 2007 09:21

[quote:57128e35ab="Otávio Barbosa"]uma correção na pergunta anterior. O carregador é de 800mAh. e não 8000mAh[/quote:57128e35ab]Pode carregar baterias de 900mA pra cima, ou seja 1000mA, 2000mA, 3000mA e etc
a diferença é que o tempo para a carga se completar será maior proporcionalmente a capacidade da bateria.

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com

Avatar do usuário
Otávio Barbosa
membro
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Jan 2007 14:21
Localização: São Leopoldo, RS

Mensagempor Otávio Barbosa » 27 Fev 2007 15:14

muito obrigado

me fes economizar um carregador

nilo_jr
membro
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Mar 2007 21:22
Localização: São Paulo

Mensagempor nilo_jr » 02 Mar 2007 10:58

Como já postei em outro tópico, procuro por técnicos, de preferência em São Paulo, que saibam e tenham boa vontade para consertar ESCs...

Obrigado...

Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: 15 Set 2004 23:08
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagempor Cesar-SP » 02 Mar 2007 11:10

[quote:93138c2de7="nilo_jr"]Como já postei em outro tópico, procuro por técnicos, de preferência em São Paulo, que saibam e tenham boa vontade para consertar ESCs...

Obrigado...[/quote:93138c2de7]

Nilo como voce deve ter visto ja te responderam no outro topico, quando fizer alguma pergunta tenha um pouco de paciencia para aguardar a resposta, ja te avisei por MP.
Cesar-SP
Moderador
warp drive Sr Sulo

Elazar
membro
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Mar 2007 17:26
Localização: Montenegro-RS

Fonte de Notebook

Mensagempor Elazar » 08 Mai 2007 15:45

Boa tarde pessoal;

Eu achei perdido no meio das minhas bugigangas...esta fonte de notebook, ela tem saida de 16v, com 4.5A posso fazer um destes carregadores simples que tem aqui no forum e usar ela como fonte?

ela era de um IBM, think pad T20
Anexos
imgCA4AZGVU.jpg
imgCA4AZGVU.jpg (8.1 KiB) Exibido 18012 vezes
Elazar Dornelles Ceza
Ch.20 - 72.190MHz Fut. SkySport7

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 08 Mai 2007 16:04

Dá sim, basta colocar o regulador na saída. Não precisa da ponte de diodos já que sai corrente contínua desta fonte.

claudiorfoi
membro
Mensagens: 14906
Registrado em: 10 Set 2005 20:22
Localização: Campo Grande, MS

Mensagempor claudiorfoi » 08 Mai 2007 16:42

Dá até para cortar isopor com essa fonte...

Elazar
membro
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Mar 2007 17:26
Localização: Montenegro-RS

Mensagempor Elazar » 08 Mai 2007 16:55

[quote:b6c8a13608="claudiorfernandes"]Dá até para cortar isopor com essa fonte...[/quote:b6c8a13608]

Sem perigo de detonar a coitadinha?

Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: 28 Ago 2005 23:25
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor delgado » 23 Mai 2007 19:29

Entendo que a diferença entre uma bateria de 10C e 20C seja sua composição química e própriamente a capacidade de descarga.

Com um motor que necessita apenas de 5C, qual a vantagem em utilizar uma bateria que forneça 20C contra 10C ?
Criando coragem para pilotar o TREX

claudiorfoi
membro
Mensagens: 14906
Registrado em: 10 Set 2005 20:22
Localização: Campo Grande, MS

Mensagempor claudiorfoi » 23 Mai 2007 19:54

Eleazar, me desculpe, só hoje vi sua pergunta... Para cortar isopor você precisa de cerca de 3 a 3,5A de corrente... Basta fazer testes com um fio longo (um pouco mais de 1m) e ir reduzindo até atingir a temperatura ideal, sempre monitorando a corrente para que não ultrapasse 4A.
Delgado, a capacidade de corrente depende fundamentalmente da GEOMETRIA dos eletrodos. Quanto maior a superficie de contato com o eletrolito, maior a capacidade de descarga. No caso da sua pergunta, a vantagem é a "folga" com que a bateria trabalhará, e isso prolongará sua vida util. Se os pesos forem iguais, a de maior descarga é sempre melhor...

Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: 14 Out 2005 11:31
Localização: Campinas/SP

Mensagempor Henrique - CPS » 27 Mai 2007 23:26

Boa noite.

Gostaria de aproveitar este tópico para tirar uma dúvida:

Recentemente perdi meu avião no mato por três dias e quando o reencontrei estava com a bateria zerada e inchada.

Li em alguns tópicos que se colocar na geladeira poderia desinchar e sobre isso gostaria de saber se existe algum risco de ocorrer alguma reação química e ela entrar em combustão. Esse procedimento pode ser feito com ela zerada?

Li neste tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=19655&highlight=desinchar

um post do Alex que é mais um tutorial de como recuperar (ou tentar pelo menos), uma bateria inchada e desbalanceada. Aproveitando este post, gostaria de saber se eu carregar o pack todo (Hyperion 3S1800) a 3,7V, ou seja, como se fosse 1S, eu conseguiria ressucitá-la? Ou deveria carregá-la a 9V como se fosse de NiCd, como o colega fez aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11317&highlight=desinchar

Detalhe, não tenho um balanceador e meu carregador é um Triton 2.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar, pois não estou podendo comprar outra agora.

claudiorfoi
membro
Mensagens: 14906
Registrado em: 10 Set 2005 20:22
Localização: Campo Grande, MS

Mensagempor claudiorfoi » 27 Mai 2007 23:48

Acho que se chegou a esse ponto de descarga, não tem solução. Mas isso é opinião pessoal... Pelo custo de uma bateria nova, e pelo RISCO de uma bateria em condições duvidosas, eu, pessoalmente, descartaria essa bateria.

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Mai 2007 01:35

Já recuperei algumas LiPos zeradas com ciclos lentos e ficaram tão boas quanto as irmãs gêmeas de mesma idade que não tinham zerado (inclusive quanto à capacidade de carga/descarga, resistência interna, etc.)

Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: 14 Out 2005 11:31
Localização: Campinas/SP

Mensagempor Henrique - CPS » 28 Mai 2007 10:24

[quote:1d8615efc2="alexcmag"]Já recuperei algumas LiPos zeradas com ciclos lentos e ficaram tão boas quanto as irmãs gêmeas de mesma idade que não tinham zerado (inclusive quanto à capacidade de carga/descarga, resistência interna, etc.)[/quote:1d8615efc2]

Mas carregou como Lipo mesmo ou como NiCd? Poderia das mais detalhes do processo?

E quanto a ela estar inchada, isso poderia ser revertido deixando na geladeira por alguns dias? Teria algum risco de reação química (entrar em combustão)?

Desculpe tantas perguntas, mas é que no momento estou realmente sem condições de comprar outra. :wink:

Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: 05 Jun 2007 19:33
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagempor Emannuell » 27 Ago 2007 20:23

tenho uma duvida>
se eu fizer um pack de 7,4V com pilhas recerregáveis eu soldo os polos arrumo certinho dai utilizo ela e como faço para recarregar minhas pilhas se elas estarão soldadas e grudadas.
aguardo resposta

mundialcar
membro
Mensagens: 48
Registrado em: 05 Nov 2007 13:16
Localização: goiania goias

Mensagempor mundialcar » 12 Nov 2007 15:26

pq balancear bateria? o que significa isso?
baterias tem de ser guardadas com carga ou sem carga?
obrigado

abcampos
membro
Mensagens: 124
Registrado em: 25 Set 2007 13:32
Localização: Guaratinguetá

Mensagempor abcampos » 18 Dez 2007 21:54

Boa noite! Estou com um problema, tenho um motor BM2409-12 e um ESC TP25A, uma bateria da Himodel de 1300mah 11,1 15 a 20C, e hélice 11x47, ja perdi uma bateria pois inchou, agora a segunda bateria com somente cerca de 1 mes de vôo ja ta ficando gordinha.
- Será que esta dimensionado errado?
- Toda vez que vou carrega-la tambem faço o balanceamento, pode ser feito isso (uso um polycharger com micro processador e carrego a bateria com 1,3A;
- Tem alguma coisa para ser feito para emagressela?
Li nu outro post que alguma baterias poderiam ser falsas, ou seja marcam 20C mas são de 12C,
- Se eu comprar uma bateria com 30C pode atrapalhar ou aumentar o consumo?

Obrigado pela atenção, e desculpa por tantas pergunta,é que não queria perder esta tambem.

cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Dez 2007 14:16
Localização: Santa Maria-RS

Mensagempor cfreitas7 » 26 Dez 2007 14:28

Amigos, sou novo no aeromodelismo elétrico, comprei um byp yak do quique somenzini, coloquei motor e-max CF 2822 e um esc himodel 20A, com uma bateria 800mah 20c, ficou muito bom, sobra motor, mas dura fazendo 3D uns 5 minutos, achei meio pouco, dae fui ver meu carregador está indo no máximo a 12v, tenho um Hobbico MKII e um Equinox(balanceador), acho que está por ae um dos problemas, e teria como fazer esse carregador subir essa voltagem?Qual será o problema dele?Sabem alguém que possa dar um jeito nele?
Atenciosamente
Cristiano freitas

Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: 27 Ago 2006 12:52
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor MKazan » 26 Dez 2007 14:30

a bateria é 2S ou 3S?
se for 3S, 800mAh com esse motor realmente não vai durar muita coisa.
que helice está usando?


Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 8 visitantes