FAQ - Perguntas Frequentes - procure aqui antes de perguntar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Mensagem por cfreitas7 »

Estou usando uma helice APC 10x3,8 e vou experimentar uma APC 9x4,7 e a bateria é 3S. Qual bateria vc aconselha e qual helice, e o meu carregador indo a 12v somente? eu tinha um triton que ia a 12,6v as baterias.
Obrigado pela resposta rápidissima, valew
Abraço
Cristiano
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

para 3D, dependendo do peso do seu aero (se ele for bem leve) pode ser interessante usar 2S pois você pode usar uma helice maior, bateria mais leve e consumirá menos.

a tensão do carregador está correta. não encane com ele não.
seu problema é que a eletronica do aero está mal dimensionada. o carregador ta perfeito.
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Mensagem por cfreitas7 »

Ele está pesando em torno de 350g, posso usar essa minha 10x3.8 e uma 2S 1000 por exemplo? Ele ficara puxando a mesma coisa desse jeito dae?

Cara desculpe tantas perguntas, é que até pouco tempo só voei glow e gasolina.
Grande abraço
Cristiano freitas
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

não. com 2s, no nesmo motor e na mesma helice, vai puxar menos.
aí tem de aumentar a helice.
da uma olhadinha na tabela do seu motor e veja o desempenho dele em 3s e 2s.
apartir daí você dimensiona a helice e a bateria de acordo com o seu aero.

não se preocupe, esse tipo de duvida é comum no pessoal que migra do glow para aero.
como o glow tem excesso de potencia, muitas vezes o piloto nunca nem se preocupou em dimensionar o conjunto.
cfreitas7
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 2:16 pm
Localização: Santa Maria-RS

Mensagem por cfreitas7 »

Isso é verdade mesmo, valeu muito pelas dicas, e bons voos ae.
Grande abraço
Cristiano
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Guardei a Lipo na geladeira e a umidade tomou conta dela. O que fazer ?
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

da proxima vez ensaca ela
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Em guardo ela em ZipLock! ^^
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Pessoal,
Desculpe mas não achei nada parecido q possa me esclarecer e por isso estou perguntando.
Tenho um carregador GRAUPNER Ultramat5, para baterias de NICD e NIMH, com conexão para ligar em bateria de automóvel. Este carregador aceita de 1 a 5 amperes. Como fico muito restrito para usar a bateria de automóvel, pois as vezes o automóvel fica longe, para carregar as baterias do avião, estou procurando algumas alternativas. Usando a bateria de automóvel, o pack é carregado em uns 50 minutos + ou - e o carregador avisa qdo o pack está carregado.
Arrumei uma bateria de no-break de 12,5 volts e 7 Amperes. Ontem liguei o carregador nessa bateria, para ver se funcionava. Pelos sintomas das luzes do carregador, tudo estava funcionando. Mas depois de 1 hora, nada de sinal de bateria carregada. Será q funciona com essa bateria?
Se alguém puder me ajudar nisso, agradeço.
Victor.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A capacidade tipica de uma bateria de automóvel média é de 50 Ah, ou algo em torno disso, dependendo do número de acessorios... Suponhamos que você estena carregando a 1A, em teoria você teria 50 horas de funcionamento do seu carregador...
Na bateria gel, são 7Ah, ou seja, drenando corrente de 1A você teria apenas 7 horas de autonomia...
O que você precisa verificar é se essa bateria etm DE FATO a capacidade de 7 Ah, a bateria é nova? está sendo carregada com um carregador adequado ? (carregadores para baterias comuns não servem para a gel).
Monitore a tensão durante o processo de carga... Verifique se não está caindo.
Uma excelente alternativa são as fontes de computador, que podem tipcamente oferecer 8A continuos na linha de +12V.
Responder