Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
Localização: Joinville, SC
Contato:

Mensagem por FabrícioMC »

Olá Alex,

Particularmente já usei este módulo DM8 da Spektrum em meu 9CAP e não tive problemas de alcance, utilizando um RX AR6200.
Como pretendia evoluir para outra tecnologia mais segura em 2.4GHz acabei vendendo o módulo e meus receptores da Spektrum.
Agora com a chegada do FrSky me estimulei novamente, mas como lhe falei não gosto da antena presa ao módulo.
Você particularmente acha o cabo da antena Spektrum muito longo? Tem outras alternativas com cabo mais curto que você conheça?

Abraços.

FabrícioMC
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não tem problema com este comprimento não. Na verdade fiz um teste com uns 3m de cabo (bom) e com dois conectores e o RSSI não mudou muito.

Só acho exagerado, por exemplo, comprar uma antana patch de roteador e deixar 1m de fio enrolado atrás do rádio.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Para não abrir outro tópico que se trata deste assunto vou aproveitar e fazer mais uma pergunta porque gostaria de saber a opinião dos mais experientes.

Estou usando o modulo FR SKY no meu futaba 8UHPS sem nenhum problema com modelos glow e elétrico a algum tempo. Neste rádio uso bateria de LIPO com diodo.

A especificação do módulo diz que pode ser alimentado entre 6 e 13 volts e sei que todos ou a grande maioria dos equipamentos eletroeletrônicos são fabricados com componetes que suportam maior maior tensão de trabalho do que a nominal.

Agora as perguntas: Utilizando o módulo em questão, poderia usar a LIPO sem a proteção do diodo? O rádio aguentaria uma LIPO com plena carga?

Valeu pessoal.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Daniel eu uso bateria de Lipo num 7UHPS, num 9CHPS e num JR9503, sem diodo.
O cuidado é apos carregar a bateria a pleno eu a descarrego um pouco para sair daquele tensao de pico. Uso assim fazem varios anos meu primo e varios amigos tambem.
Abraço.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Obrigado pela informação Mega, era tudo que eu queria "ouvir"! Tenho uma bateria parada aqui de 1600 mah nanotech e não estava querendo ir atrás de diodo e fazer todo aquele trabalho de solda.

Só terei que tomar cuidado e ficar de olho na descarga, porque se o radio apitar é porque o avião caiu!! heheheeh

Abraço.
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

Alex,

Que sensor vc tá usando para receber os sinais de Voltagem da bateria, Watts e Amperes?
E o que significa o valor do Analog 2?

Obrigado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Daniel. ao contrário de um módulo 72MHz que trabalha com a tensão da bateria e tem alta potência (da ordem de 700mW a 1W), este trabalha com a tensão regulada para 3,3V e consome menos de 100mW, portanto aguenta a tensão da LiPo cheia na boa. O problema é mais no resto do rádio, então siga a sugestão de fazer meia carga na bateria.

No meu caso, como o rádio aceita, eu uso LiIon 2S, também vai muito bem.

Xará,

Para medir tensão eu uso um divisor resistivo.

Basicamente isto:
[img:3856853662]http://file.emiter.hu/Modellezes/Konzol/oszto.jpg[/img:3856853662]

Para medir corrente é quase a mesma coisa, mas em vez de ser alimentado pela bateria o divisor é alimentado por um sensor Allegro ACS-750, e os resistores são iguais. Este já está fora de linha mas há equivalentes modernos, é o mesmo sensor de corrente usado pela maioria dos OSDs e wattímetros do mercado.

O valor do analog2 é a leitura do sensor de corrente, mas... este sensor dá uma leitura de corrente positiva ou negativa, então 0A dá 2,5V na saída, que com o divisor vira 1,25V, pouco acima da metade da escala. Isto dá uma leitura de 135 com corrente zero e sobe 1 unidade a cada 0,2A se não me engano. Na leitura de ampéres eu subtraio 135 e uso o ajuste de escala do ER9x para mostrar o valor correto, calibrando com um multímetro os valores de tensão e corrente.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Obrigado Alex, minha preocupação era com a eletrônica do rádio mesmo, a idéia do Megafly é muito boa. Vou carregar a LIPO e monitorar a carga para não exceder 12V, em uso vou ficar de olho na descarga para não passar de 9V.

Aproveitando a deixa e sem querer ser importuno, gostaria de deixar um video que mostra um voo de 6 KM com o módulo FRSKY:



[yt]mxj4vCpjduI[/yt]


Abraço.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Bacana, Daniel, já que deixou com água na boca:

1) Que frequência de TX de vídeo está usando?
2) Que antena está usando no módulo FrSky?
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Poxa Alex esse video não é meu, achei numa pesquisa que estava fazendo sobre o módulo.

Achei que poderia ilustrar melhor o tópico e mostrar que o "treco" funciona.

Abraço.
Responder