Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quanto ao módulo e receptores não há muito o que dizer, passou muito bem nos meus testes, mas o melhor ainda foi passar nos testes do rcmodelreviews.com com direito a analisador de espectro e gerador de sinal RF.

A oferta de receptores não é tão extensa, mas 8 canais de longo alcance e baixo custo e 4 canais super-leve (mas mesmo assim chega a 2km apesar da especificação dizer 500m) já matam a pau.

O receptor de 4 canais é muito leve mesmo, minha balança não é tão precisa mas empata com Berg Microstamp 4L, GWS R4P, etc. então deve ser coisa de 3g, então dá para usar em qualquer coisa de pequena a parkflyer.

Em confiabilidade eu diria que os módulos FrSky ficam no mesmo nível dos melhores, como Futaba, Hitec, Multiplex, Airtronics, Jeti, etc. e bem acima dos Spektrum.

O rádio Turnigy 9 se comparado com qualquer outro produto na mesma faixa de preço ou ligeiramente superior mata a pau. Se comparado com outros produtos de 7 ou 9 canais chega perto e para a maioria dos usuários os recursos, mesmo os mais avançados, empatam com os rádios de grife de 7 canais, até ganham em alguns pontos. Para heli já percebi que há algumas deficiências, então uma boa receita para quem voa heli seria um TX mais sofisticado com um módulo destes. Os firmwares alternativos para ele, entretanto, são muito mais flexíveis e extensíveis e completam as lacunas, para quem tem dois hobbies (eletrônica e aeromodelismo).
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Alex, quando você fala das deficiências para helis você se refere a configurações que rádio “maiores” tem e ele não né? Ou é referente a funcionamento mesmo? Não sou um helimodelista muito experiente, mas já iniciei minhas manobras usando esse 9X e não senti qualquer problema.
Seu review está me convencendo, quando terminar de montar meu heli classe 500 vou comprar um módulo Frsky, não por distância que realmente não preciso, mas pela confiança.
fdutra
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Set 01, 2010 12:58 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por fdutra »

Estou com o mesmo problema para conectar o modulo no turnigy, só com muita paciencia para ele entrar e quando quer. é meio na tentativa e erro. ainda não descobri para onde mover os contatos para ele entrar certo.

outro problema que estou tento é na hora do bind.

me tira uma duvida, quando não esta bindado e o tx está desligado e vc liga o rx no esc+bateria. o rx acende alguma luz ( alguma luz reclamando falta de bind ou não conectado), ou ele fica apagado?
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Alex, tem saída RSSI no rx? Isso seria para poder ligar diretamente num OSD e ter as informações na tela.

Abrcs!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Valter,

O pessoal reclama de Idle-Up e Idle-Down no modo heli, como não vôo helis nem tinha percebido isto. Além disto não tem mixagens de rudder to throttle e swash to throttle que podem ser úteis para evitar que o maior passo do rotor de cauda ou do rotor principal diminuam a rotação, mas isto pode ser feito com as mixagens programáveis.

De resto tem as curvas CCPM, endpoints, subtrims, curvas de aceleração e passo, etc.


fdutra,

Que eu me lembre o LED do receptor Turnigy fica apagado quando não há sinal, eu usei isto para testar até onde ele recebia o sinal do TX enquanto eu descia pelo prédio de elevador, comparando com o FrSky, para medir o alcance com a antena reposicionada.

O do FrSky não lembro, posso descobrir isto à noite.


Igor,

Não tem RSSI no RX, só no TX, mas pelo que li o RX pisca quando há perda de pacotes (posso tirar a antena do TX e testar, pode ser que gere algum sinal aproveitável.

A fábrica andou ouvindo os usuários e colocou à venda uma versão com saída PPM no pino 8, para ligar em alguns OSDs e plataformas de estabilização.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

[quote:7032dd6c1b="alexcmag"]Valter,

O pessoal reclama de Idle-Up e Idle-Down no modo heli, como não vôo helis nem tinha percebido isto. Além disto não tem mixagens de rudder to throttle e swash to throttle que podem ser úteis para evitar que o maior passo do rotor de cauda ou do rotor principal diminuam a rotação, mas isto pode ser feito com as mixagens programáveis.
De resto tem as curvas CCPM, endpoints, subtrims, curvas de aceleração e passo, etc.
[/quote:7032dd6c1b]
Hum! Não tive problemas no Idle com o meu, então não sei do que se trata, só acho que o botão ficou numa posição ruim e não é possível mudar para outra chave. Sobre a mixagem que você falou realmente não tem, mas imagino que nenhum rádio barato tenha. Mesmo assim, nada que desmereça o rádio pelo que custa.
"Já chegou o disco voador!"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pelo que custa o Turnigy 9 realmente não tem o que reclamar dele. O cara do rcmodelreviews.com por exemplo abandonou o JR 9303 por ele. Não que tenha mais funcionalidades, mas porque ele diz que coloca na caçamba da caminhonete para ir voar com muito mais tranquilidade:

"I have a JR 9X/II (9303) which cost several times the iMax 9X but for some strange reason I find myself using the iMax system more often than the JR. Perhaps it's because it's so cheap I can just throw it in the truck without worrying about it getting scratched, lost or damaged. Perhaps it's because I like the freedom that 2.4GHz offers over the 72MHz synthesized JR set."

"Eu tenho um JR 9X/II (9303 que custa várias vezes mais que o iMax 9X mas por alguma estranha razão eu me vejo usando mais vezes o sistema iMax do que o JR. Talvez seja porque é tão barato que posso jogar na caminhonete sem preocupação se vai ser arranhado, perdido ou danificado. Talvez seja porque gosto da liberdade que o sistema 2,4GHz oferece sobre o conjunto sintetizado de 72MHz da JR."
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Acho que vou comprar esse rádio!! Tá muito barato mesmo...depois de vê seu tópico acho que dá pra usar bem a 500 metros sem ter que colocar nada.
Agora é só esperar chegar em estoque!!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Igor,

Quanto ao RSSI, dá para tirar o seguinte:

O RX tem dois LEDs, um vermelho e um verde

O vermelho pisca quando não tem sinal ou está no limite para sair do alcance, com grande perda de pacotes

O verde parece piscar a cada pacote recebido pois pisca rapidamente e sem falhas com a antena e dentro do alcance, e começa a falhar cada vez mais conforme me distanciei no teste, até parar totalmente ou piscar esporádico e o vermelho ficar piscando.

Não é difícil converter isto em nível de sinal.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Ótimo review Alex, eu já estava pesquisando sobre esse modulo e acabei comprando, agora lendo os testes que voce fez fiquei mais tranquilo.

Acho que será um bom up grade para o meu velho 8UHPS!

Abraço.
Responder