Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Mensagem por alexcmag »

Bom, chegou meu combo FrSky, então aproveitei o sábado de chuva para fazer uns testes nele.

O http://www.rcmodelreviews.com/frskyreview.shtml já testou todos os detalhes técnicos da modulação, então procurarei não chover no molhado com coisas que ele detalhou muito bem.

Eu ia fazer o teste na Av. do Estado, que dá visada direta e uns 3,5Km, mas como teve um acidente no caminho que eu teria que pegar pra ir pra lá fiz na Anchieta mesmo.

O combo é composto por:
1 Módulo DJT, padrão JR com telemetria;
1 Receptor D8R, 8 canais com telemetria
1 Antena do transmissor, rosqueada
1 Cabo de ligação com PC
1 CD

A primeira impressão é de capricho, todos os ítens (até a embalagem) têm bom acabamento. A caixa tem repartições de espuma para os componentes, com direito a um recorte em curva para segurar a antena do receptor sem forçar.

Primeiro coloquei o módulo no transmissor, admito que um pouco trabalhoso, os pinos estavam um pouco desalinhados e precisei forçar os pinos do transmissor em direção ao centro da área do módulo para dar alinhamento.

Tem que estar certinho porque estes pinos passam por um furo na placa antes de chegar ao conector.

Vencido este obstáculo o encaixe do módulo é perfeito. Rosqueei a antena e liguei o receptor em um servo e uma bateria.

Como não tem manual impresso, abri o CD para descobrir como fazer o bind, que é simples:
- Ligar o TX com o botão do módulo apertado;
- Ligar o RX com o botão apertado (é preciso um palito de dente);
- Deixar os dois conversarem;
- Desligar tudo e religar.

Testei os comandos, que atuaram precisos e rápidos, sem surpresas.

Estava ansioso para testar o alarme de RSSI então deixei o RX na sala, próximo à base do telefone sem fio, tirei a antena do TX e saí andando pelo apartamento, até alguns cômodos de distância em um canto onde o telefone sem fio não funciona. Conforme as paredes foram aumentando o TX começou a reclamar primeiro apitando devagar, depois rápido, depois mais lento quando perdeu totalmente.

Como podia ouvir o movimento do servo, apurei que mesmo com o RSSI reclamando ao máximo ainda há perfeito controle, só após perder totalmente o RSSI (após o alarme mais forte) o controle é prejudicado.

Feito isto, montei uma bandeja de depron com RX, ESC, servo e bateria, colei na janela da cozinha e fui fazer teste de alcance na Anchieta.

Desci a Estrada das Lágrimas e passando pela divisa entre SP e SCS em alguns pontos o RSSI não reclamava (isto é, o sinal estava bom), em outros reclamava em diferentes níveis. Passei por baixo da Anchieta pela Av. Taboão e enquanto subia para pegar a Anchieta no Km. 13,5 por incrível que pareça, reclamava do RSSI mas dava sinal apesar de não conseguir ver a janela por causa das árvores.

Ida rápida sentido litoral até o Km. 15, retorno e comecei a gravar a posição e o beep do rádio.

A mais de 4Km sem visada com um morro no meio claro que não era para dar sinal, mas bastou chegar no alto do morro, no Km. 13,5 sentido SP, que o RSSI parou de reclamar. A distância deu incríveis 2874 metros.

Após este ponto no alto o sinal ficou firme até o começo da descida, quando árvores e outros obstáculos interromperam a visada direta. A menos de 2Km já não dava mais visada então interrompi a gravação.

De volta à rua, a uns 200m de distância na face oposta do prédio o RSSI voltou a dar o primeiro nível de alerta, com momentos de segundo nível. Neste local o único jeito do TX pegar o sinal de telemetria do RX, mesmo com sinal fraco, era pegando reflexo nos prédios próximos ou reflexos sucessivos (piso, teto, piso, teto da sacada, rua) dentro do meu apartamento.

No geral, aprovadíssimo, fiquei muito feliz com a compra e sinceramente achei que o módulo e receptor com telemetria já se pagaram só com este RSSI. Só de saber que antes de ter qualquer problema o transmissor vai me avisar vou voar bem mais tranquilo.
Anexos
Instalação no rádio Turnigy 9
Instalação no rádio Turnigy 9
Copy of PA020050.JPG (81.57 KiB) Exibido 28255 vezes
Conteúdo da caixa
Conteúdo da caixa
Copy of PA020047.JPG (86.89 KiB) Exibido 19664 vezes
Embalagem
Embalagem
Copy of PA020046.JPG (60.98 KiB) Exibido 28255 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como foi feito o teste de alcance
Anexos
Distância
Distância
alcance_frsky.JPG (162.75 KiB) Exibido 19658 vezes
Conjunto preso na janela
Conjunto preso na janela
Copy of PA020029.JPG (66.85 KiB) Exibido 28249 vezes
Vista da janela, com visada direta para a Rod. Anchieta do Km. 13 ao 14
Vista da janela, com visada direta para a Rod. Anchieta do Km. 13 ao 14
Copy of PA020036.JPG (68.8 KiB) Exibido 28249 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
scoutcesnna
membro
Mensagens: 299
Registrado em: Dom Fev 28, 2010 9:29 pm
Localização: Santo antonio do monte-MG

Mensagem por scoutcesnna »

nussa, distancia grande eim, vou aproveitar e pegar um.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Colocou o módulo em que rádio?

Dá pra colocar num Turnigy 9 canais?

É interessante pra voar FPV!

Se eu amplificar o sinal do módulo colocando um amplificador de 1Watt, com certeza irei muito mais longe, mas e a telemetria irá funcionar ou devido a distância maior o receptor também teria que ser amplificado, dei uma viajada agora pois não sei como funciona esse sistema!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Imagina o que deve sair com um booster ou uma antena patch, ehehehhe.

Abrcs!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Coloquei justamente no Turnigy 9.

FPV é uma intenção para breve, junto com ele chegou um FMA CoPilot, aos poucos estou reativando este projeto.

Se usar o módulo com telemetria obviamente a telemetria não vai funcionar além do alcance normal sem um booster no RX, mas acho desnecessário.

Ele deu este alcance com bom nível de sinal em condições não ideais, estava em ângulo bem raso em relação ao horizonte, sobre o painel de um carro e com a antena do TX parcialmente obstruída pelo limpador de para-brisas.

Imagino que em condições melhores deva chegar a uns 6km com a antena original. Um jeito que pensei de testar isto é colocar um modelo viando alto com dois receptores, um destes e outro qualquer. Aì alguém se afasta 6Km com o TX acompanhando o RSSI.

Com uma antena patch de 6dBi o alcance dobra, então acho desnecessário um booster (além de ilegal).
Avatar do usuário
viniciusmartins
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 1:08 am
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por viniciusmartins »

Muito bom Alex, cada vez que vejo os reviews fico mais animado em comprar um para mim, alias vou pegar com telemetria também gostei do alarme do RSSI.
eders
membro
Mensagens: 1283
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Há algo sobre a telemetria? já tem á venda?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estou subindo pro YouTube um video da telemetria de RSSI atuando.

Já tem o sensor de bateria à venda:
Anexos
FrSky Battery Voltage Sensor is provided as Two Way Telemetry System’s Optional Accessory. There are three voltage ranges to choose: 1S lipo for battery voltage range from 0V~6.6V, up to 3S lipo for 0V~13.2V and up to 5S lipo for 0V~19.8V. Please check th
FrSky Battery Voltage Sensor is provided as Two Way Telemetry System’s Optional Accessory. There are three voltage ranges to choose: 1S lipo for battery voltage range from 0V~6.6V, up to 3S lipo for 0V~13.2V and up to 5S lipo for 0V~19.8V. Please check th
frsky_20100726101952704.jpg (31.42 KiB) Exibido 28111 vezes
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Muito bom Alex, mas para mim que voo helis em "modo normal" o alcance de 500 a 700 metros do 9X original já são suficientes.
Mas parabéns pelo trabalho, muito bom, como sempre.
Responder