Problemas com os 2.4Ghz

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Jonnhy Bravo
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Out 24, 2010 9:19 pm
Localização: Itupeva/Jundiaí/SP

Problemas com os 2.4Ghz

Mensagem por Jonnhy Bravo »

Tava vendo na comunidade de aeromodelismo no orkut sobre o problema que algum pessoal vêm tendo com os rádios 2.4Ghz, chegando a perder seus aeros.

Esse problema que alguns vêm relatando é exlcusividade dos rádios FUTABA ou os JR, por exemplo, apresentam o mesmo "bug"?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Todo sistema é propenso a falhas, nada é infalível, mas os bugs variam muito. A forma como são contornadas é que determina o quão confiável será.

Os Futaba tiveram um bug de número de série no começo, mas os distribuidores e assistências técnicas já resolveram. Depois disto as únicas reclamações sobre eles tem a ver com o preço dos receptores.

Os Spektrum têm problema de brown-out (boot por baixa tensão), mal contato em chaves, e um bug sério que às vezes o faz trabalhar numa faixa muito estreita do espectro, eventualmente podendo ser derrubado por links de vídeo de 2,4GHz que sejam ligados justo sobre esta faixa depois que está em vôo.

Os Hitec tiveram problema com fragilidade de antena, já corrigido e com workaround publicado para evitar problemas nos receptores existentes.

Dê uma pesquisada no fórum que você vai achar bastante material sobre isto.
Jonnhy Bravo
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Out 24, 2010 9:19 pm
Localização: Itupeva/Jundiaí/SP

Mensagem por Jonnhy Bravo »

Bacana Alex... obrigado!

Mas engraçado que o post do cara é de agora de NOVEMBRO. Seria o rádio dele então um modelo antigo que não teve o problema solucionado?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Você está se referindo ao trim do DX6 do Nogueira?

Este problema já estava documentado em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=845796 , os DX6i sumiram do mercado um tempo, não sei se foi demanda ou se o fabricante estava revisando o projeto.
Jonnhy Bravo
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Out 24, 2010 9:19 pm
Localização: Itupeva/Jundiaí/SP

Mensagem por Jonnhy Bravo »

Não não... você tem acesso ao orkut e à comunidade aeromodelismo? De uma olhada lá. O título do post é "PREJUÍZO POUCO É LUCRO".

O usuário lá que postou foi o Sr. Adriano Henschel, em 1º de novembro. Segue o primeiro post:

[b:0533cc56ea]PREJUIZO POUCO É LUCRO
Caros amigos, ontem aconteceu algo que eu só havia ouvido falar, achava que era lenda!
Estava fazendo meu terceiro vôo com um P40 de 1,82m de emvergadura, com um ASP 180 4T. O aero estava tinindo. Eis que segundos após a decolagem, perdi o sinal (o receptor era um FUTABA FASST). O P40 começou a subir em espiral gradativamente com o motor torado. Conclusão: sumiu de vista! Se alguem encontrar me avise.
O estranho é que o equipamento era de primeira. A bateria era de LIPO 3S 2200ma, a conecção da bateria era tipo DEAN (difícil de desplugar), receptor futaba FASST, rádio FUTABA 10ch FASST.
Graças a DEUS o aero rumou para uma mata fechada e não foi para a cidade que não fica muito longe. Dos males o menor. Neste momento é que percebemos quão perigoso é o aeromodelismo.
Aí eu me pergunto... e se tivesse ido em direção à cidade?
Um abraço a todos [/b:0533cc56ea]

E ai Alex, é a mesma coisa que você estava falando do problema solucionado??
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

O Batatinha, teve uma pane no ultimo Giant em Itu, salvou o extrão 42% a uns 2 metros do solo, bom... agora ele é patrocinado pela Jr, e nunca mais teve problemas heheheh
No meu extra 35% uso JR, meu primo usa JR no Bobcat dele, a grande maioria das pessoas que voam aeros grandes ou jatos usam JR.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não dá para botar a culpa no rádio sem ter certeza do que mais pode ter sido. O Futaba FASST é sólido, como disse, o principal defeito dele é o preço.

ASP180 4T significa que tem ignição eletrônica, e provavelmente uma boa quantidade de servos.

Imagino vários jeitos de dar problema:

- Ele pode ter alimentado com a mesma bateria e pode ter passado ruído da ignição pro receptor
- Ele pode ter alimentado com um BEC de pouca capacidade para os servos, causando falha na alimentação;
- Se ligou o BEC ao receptor com um conector normal, e os servos todos ao receptor, o conector do BEC pode não ter dado conta da corrente (normalmente conectores de 3 fios usados para bateria/servo/ESC/etc só aguentam uns 5A)
- Ele pode ter posicionado a antena do TX incorretamente, apontando para o modelo
- Ele pode ter posicionado as antenas do receptor próximas a metais

...

Se o piloto resolveu usar uma bateria só para o rádio e para
Jonnhy Bravo
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Out 24, 2010 9:19 pm
Localização: Itupeva/Jundiaí/SP

Mensagem por Jonnhy Bravo »

Então Alex, até aí, concordo plenamente!

Mas o engraçado é a coincidência: SEMPRE FUTABA??

Estranho, não?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pra ser sincero não tenho tempo de ficar olhando o Orkut dos outros por aí :roll:

Não quero defender marca alguma.

Tem um tópico sobre problemas com Spektrum, já caíram aviões por diversos motivos, a maioria por queda de tensão mas também por chave com mal contato, entre outros. No resto do mundo caíram também por causa de um bug de frequência. A maioria são problemas contornáveis, alguns são inerentes ao pioneirismo e são um risco, tanto que a JR já saiu fora e está mudando de sistema.

Os Futaba derrubaram modelos no começo por causa dos números de série duplicados, isto já foi lá atrás.

Independente disto, sempre caíram aviões por mau uso do sistema de rádio, o 2,4GHz não evita estes casos, facilita um pouco posicionar a antena mas se posicionar errado o efeito é pior ainda.

O pessoal aqui, que no geral é mais curioso para entender como as coisas funcionam, menos teimoso e mais cuidados, geralmente, não reclama de Futaba.

No mundo glow, onde há forte tendência a usar Futaba porque já usam a décadas e não compram do concorrente nem quando o produto é melhor, o percentual de rádios Futaba é bem maior que dos demais, logo se der problema vai dar mais nos Futaba.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Jonny qual era o BEC que voce estava usando no seumodelo?


Eu tenho um 10 camais e NUNCA tive problemas, pelo que analizei o pessoal que voa JATOS opata mais para futaba doque pra JR, sempre fui usuario da Futaba e por esse motivo comprei Futaba, mas estou para comprar um JR pra usar nos helis, vamos ver no que vai dar!
Responder