Enrolamento de motores brushless
[quote:80aba53eff="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:80aba53eff]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:80aba53eff]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:bfc6085536="Yensid"][quote:bfc6085536="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:bfc6085536]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:bfc6085536]
Ja que prefere sem achismos vamos la.
Um Fio RIGIDO de 0,4 mm² de area de parede externa,e um fio FLEXIVEL(varios fios) CUJA AREA DE parede externa TOTAL seja igual a 0,4mm², ISTO É FIOS CUJA AREA EXTERNA seja a mesma,
Tem eles a MESMA CAPACIDADE CONDUTIVA/RESISTIVA!
Mas se você pegar 1 fio rigido de 100mm e DIVIDIR você não vai ter nescessáia mente a mesma area externa!
Tera uma AREA MAIOR! oque leva a MAIOR CAPACIDADE CONDUTIVA.
Por isso ele calcula maior.
[b:bfc6085536]NA PRATICA[/b:bfc6085536]!
Pega 1 cano de 101(akeles de esgoto)
Coloque TODOS os tupos de 1/2" que você conseguir dentro dele.
Com isso você estara fazendo o mesmo quando calcula pela area da secçao quantos fios finos equivalem a 1 grosso!
Apos colocar TODOS os canos possiveis,
MEssa a circunferencia do cano de 101
Agora messa a circunferencia de TODOs os canos de 1/2",
A circunferencia da soma de todos canos menores sera maior que a do cano maior
Com isso, SABENDO QUE: os Elétrons se movem pela parte externa do fio e nao interna.
Logo descobrimos que QUANTO MAIOR A CIRCUNFERENCIA ou a AREA EXTERNA TOTAL de um fio, MAIS CARGA PASSA, MELHOR a Eficiencia!
Ficou mais claro?
Att Diogo Daniel Todeschini
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:bfc6085536]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:bfc6085536]
Ja que prefere sem achismos vamos la.
Um Fio RIGIDO de 0,4 mm² de area de parede externa,e um fio FLEXIVEL(varios fios) CUJA AREA DE parede externa TOTAL seja igual a 0,4mm², ISTO É FIOS CUJA AREA EXTERNA seja a mesma,
Tem eles a MESMA CAPACIDADE CONDUTIVA/RESISTIVA!
Mas se você pegar 1 fio rigido de 100mm e DIVIDIR você não vai ter nescessáia mente a mesma area externa!
Tera uma AREA MAIOR! oque leva a MAIOR CAPACIDADE CONDUTIVA.
Por isso ele calcula maior.
[b:bfc6085536]NA PRATICA[/b:bfc6085536]!
Pega 1 cano de 101(akeles de esgoto)
Coloque TODOS os tupos de 1/2" que você conseguir dentro dele.
Com isso você estara fazendo o mesmo quando calcula pela area da secçao quantos fios finos equivalem a 1 grosso!
Apos colocar TODOS os canos possiveis,
MEssa a circunferencia do cano de 101
Agora messa a circunferencia de TODOs os canos de 1/2",
A circunferencia da soma de todos canos menores sera maior que a do cano maior
Com isso, SABENDO QUE: os Elétrons se movem pela parte externa do fio e nao interna.
Logo descobrimos que QUANTO MAIOR A CIRCUNFERENCIA ou a AREA EXTERNA TOTAL de um fio, MAIS CARGA PASSA, MELHOR a Eficiencia!
Ficou mais claro?
Att Diogo Daniel Todeschini
Sendo assim Diogo, o melhor então é enrolar o motor com o fio mais fino que conseguirmos, com o maior número de secções ("pernas") possíveis. Assim teríamos uma maior capacidade condutiva, ou seja, conseguiríamos que o motor suportasse uma maior corrente. É isso?!
Disney
Em tempo: Para quem quiser se aprofundar um pouco mais em motores brushless, encontrei uma monografia sobre o assunto. Segue o link para baixar o PDF.
[url]https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CEEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180500%2Ftce-23042010-091439%2Fpublico%2FTrindade_Rafael_Henrique.pdf&ei=0jmJT8KxLsKXtweJ27mPCg&usg=AFQjCNGvkGHVpnxM66lNAEXzHc1o4aZykA&sig2=3FIhjnL_yBqAJeQaAxqyqg[/url]
Disney
Em tempo: Para quem quiser se aprofundar um pouco mais em motores brushless, encontrei uma monografia sobre o assunto. Segue o link para baixar o PDF.
[url]https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CEEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180500%2Ftce-23042010-091439%2Fpublico%2FTrindade_Rafael_Henrique.pdf&ei=0jmJT8KxLsKXtweJ27mPCg&usg=AFQjCNGvkGHVpnxM66lNAEXzHc1o4aZykA&sig2=3FIhjnL_yBqAJeQaAxqyqg[/url]
Exatamente, eu demorei quase um dia para chegar na minha conclusão, pois ja sabia que a forma de medir os fios pela area da secção estava errada mas não sabia porque.
Para ter ume idéia, conhece WEG neh? uma das maiores marcas de motores, se não a maior, antigamente vinha com 10 pernas de fios, os motores deles,
Hoje vem com 20-30 pernas.
Muito bom o estudo do cara, vou ler daki um pouco.
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.
Para ter ume idéia, conhece WEG neh? uma das maiores marcas de motores, se não a maior, antigamente vinha com 10 pernas de fios, os motores deles,
Hoje vem com 20-30 pernas.
Muito bom o estudo do cara, vou ler daki um pouco.
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:90869cac52="Drzinho"]
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.[/quote:90869cac52]
Se usar o paquímetro, não terá a medida correta. Tem que usar um micrômetro.
Limpe bem o seu paquímetro, feche ele sem pressionar e olha contra a luz se existe uma fresta entre as pontas (que deve existir). Se você ver uma fresta entre as pontas, o seu paquímetro já perdeu a precisão por estar sendo usado de forma errada e sendo assim, a leitura que ele te der da medida do fio, estará errada.
Outro detalhe, o nônio do seu paquímetro terá que ter a divisão de 0,02mm e não de 0,05mm como a maioria tem.
Sendo assim, não te aconselho a usar um paquímetro para ler a medida dos fios.
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.[/quote:90869cac52]
Se usar o paquímetro, não terá a medida correta. Tem que usar um micrômetro.
Limpe bem o seu paquímetro, feche ele sem pressionar e olha contra a luz se existe uma fresta entre as pontas (que deve existir). Se você ver uma fresta entre as pontas, o seu paquímetro já perdeu a precisão por estar sendo usado de forma errada e sendo assim, a leitura que ele te der da medida do fio, estará errada.
Outro detalhe, o nônio do seu paquímetro terá que ter a divisão de 0,02mm e não de 0,05mm como a maioria tem.
Sendo assim, não te aconselho a usar um paquímetro para ler a medida dos fios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[size=18:b7c3b3f342][b:b7c3b3f342]Turnigy 2836-3290:[/b:b7c3b3f342][/size:b7c3b3f342]
Vídeo do primeiro vôo do SkyRay com o motor turnigy que eu re-enrolei. Aumente o volume! :twisted:
[yt]tu5BKXHPwus[/yt]
Disney
Vídeo do primeiro vôo do SkyRay com o motor turnigy que eu re-enrolei. Aumente o volume! :twisted:
[yt]tu5BKXHPwus[/yt]
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[size=18:eabf0dc555][b:eabf0dc555]Turnigy 2836-3290 - O que fez o motor parar!?[/b:eabf0dc555][/size:eabf0dc555]
Hoje fui verificar o estado do motorzinho e verifiquei que não estava queimado. Coloquei o mesmo para funcionar e ele funcionou por alguns segundos, depois parou.
Fui verificar com mais cuidado e vi que a cablagem havia sobre-aquecido, como pode ser visto na imagem abaixo.
[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pW7DjKz7hhH2isO8TYqpEipUpiuancN22L9rM38OIsAMwN2vhnwTtEUXBgqyHoq4fQpbtUuVfP5Eb7x4UNkFMrw/Turnigy2415_107.jpg[/img:eabf0dc555]
Resolvi refazer esta fiação e melhorar o isolamento. Para minha surpresa, quando comecei a desfazer a fiação, descobri que o problema tinha sido o mesmo que derrubou a asa de trocentos watts do Pedro Prado e que o Marco Antonio definiu como PMC...
[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pViM2-koHIKfOb5OoBNTjro_hyVS8mgrvULtKaUvsm58Ni5AY4Ep-UwZvrn7O8uw8ahCEWG4gQ-PkK_uSKbY-Mw/Turnigy2415_108.jpg[/img:eabf0dc555]
[b:eabf0dc555]P[/b:eabf0dc555]**a [b:eabf0dc555]M[/b:eabf0dc555]au [b:eabf0dc555]C[/b:eabf0dc555]ontato. Se observar com cuidado, a solda que eu havia feito entre os dois fios (serviço de preguiçoso!!!! :oops: ) não aguentou a corrente que passava e soltou, dando um senhor mau-contacto e fazendo o motor parar instantaneamente.
Já refiz a fiação e esta pronto para novo vôo. Vamos ver mais tarde, se ele volta a gritar alto e fazer um belo vôo!
Disney
Hoje fui verificar o estado do motorzinho e verifiquei que não estava queimado. Coloquei o mesmo para funcionar e ele funcionou por alguns segundos, depois parou.
Fui verificar com mais cuidado e vi que a cablagem havia sobre-aquecido, como pode ser visto na imagem abaixo.
[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pW7DjKz7hhH2isO8TYqpEipUpiuancN22L9rM38OIsAMwN2vhnwTtEUXBgqyHoq4fQpbtUuVfP5Eb7x4UNkFMrw/Turnigy2415_107.jpg[/img:eabf0dc555]
Resolvi refazer esta fiação e melhorar o isolamento. Para minha surpresa, quando comecei a desfazer a fiação, descobri que o problema tinha sido o mesmo que derrubou a asa de trocentos watts do Pedro Prado e que o Marco Antonio definiu como PMC...
[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pViM2-koHIKfOb5OoBNTjro_hyVS8mgrvULtKaUvsm58Ni5AY4Ep-UwZvrn7O8uw8ahCEWG4gQ-PkK_uSKbY-Mw/Turnigy2415_108.jpg[/img:eabf0dc555]
[b:eabf0dc555]P[/b:eabf0dc555]**a [b:eabf0dc555]M[/b:eabf0dc555]au [b:eabf0dc555]C[/b:eabf0dc555]ontato. Se observar com cuidado, a solda que eu havia feito entre os dois fios (serviço de preguiçoso!!!! :oops: ) não aguentou a corrente que passava e soltou, dando um senhor mau-contacto e fazendo o motor parar instantaneamente.
Já refiz a fiação e esta pronto para novo vôo. Vamos ver mais tarde, se ele volta a gritar alto e fazer um belo vôo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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