Hélices tripa para motores comuns

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Hélices tripa para motores comuns

Mensagem por carlos vitor »

Pessoal estou dando inicio a este tópico para que possamos nos ajudar devido ao motivo de ser bem escassa a idéia de colocar hélices tripas em aeromodelos.
Alguns aeromodelos utilizam hélices tripa para que o vôo seja em escala; portanto para quem não sabe qual hélice usar tá ai um local para discutirmos a respeito.
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
renatokamus
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Nov 01, 2010 1:08 pm

Mensagem por renatokamus »

Bom Carlos eu estava lendo um topico num site aki
que fala que temos q diminuir 10% do passo da elice.
Ex:

9x6 - 10% = 8x5
10x8 -10% = 9x7
em alguns casos tera uma % com (.)!!
12x7 - 10% = 11x6.5..!!!


Agora sobre o desempenho do motor muda SIM..!
bipá= mais arraste
tripá= menos arraste <--- isso pode ser resolvido com um motor com + KV.!

espero ter ajudado..!!!
Aquele que não lenha e porque não voa..!!
P51D Mustang | Super Tucano T-29 | Ultimate | Extra 330
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quanto a diminuir a hélice até vai.

A proporção é que de bipá para tripá aumena-se 50% a força necessária para girá-la à mesma rotação, isto deve ser compensado com variação de diâmetro e/ou passo.

Para variar apenas o diâmetro a medida é multiplicar pela raíz cúbica de 1,5, ou seja cerca de 15%.

Se for variar passo e diâmetro, pode-se diminuir menos o diâmetro conforma a variação do passo.

Do ponto de vista de aparência escala pode-se usar hélices tripás e quadripás.

Do ponto de vista eficiência é melhor bipás ou mesmo monopás com contrapeso.

Do ponto de vista do voo parecer escala, como dificilmente se vê a hélice em voo o que mais interessa é a hélice não ser muito grande nem muito pequena e o empuxo e velocidade do ar saindo dela sejam adequados.

Agora... hélice tem empuxo e não arrasto, e arrasto é com "O".
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

De uma hélice bipá para um tripá, se diminui somente uma polegada no diâmetro, mantendo o passo, não se diminui o passo nunca a não ser que deseja mudar o pitc speed.

Bipá 10X6 = tripá 9X6
Bipá 10X6 = quadripá 8X5

Para mudar de uma bipá para uma quadripá, se diminui duas polegadas no diâmetro e uma polegada no passo, essa é a regra correta para hélices menores do que 15 polegadas, maiores que isso essa regra básica já não funciona mais, tendo que se fazer cálculos para a conversão de bipá para tripá ou quadripá.
A diminuição do passo de uma bipá para um quadripá é por causa da potência que será exigida do motor para girar uma quadripá com uma potência semelhante a da bipá, pois se mantivermos o passo, a potência exigida do motor será maior do que a da hélice bipá, por isso o motivo de se diminuir também o passo da hélice.
Isso não significa que terá o mesmo desempenho de uma bipá, somente uma potência semelhante, como por exemplo, se com uma bipá 10X6 ele gera 350W, irá gerar algo semelhante com uma tripá 9X6 e uma tripá 8X5, mas isso não significa que tendo uma potência em torno de 350W, terá o mesmo desempenho de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

bom pessoal eu achei uma discussão no e-voo a respeito de bipá para tripa e para quadripa segue um trecho da discussão:[quote:f8f8031e7d]
"A conclusão apos algumas equacoes é que:

Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904

Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84

Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá

Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior."[/quote:f8f8031e7d]
Se esta certo ou não na faço a menor idéia.
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
zarur
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:18 am
Contato:

Mensagem por zarur »

Pessoal, eu tenho um tucano Juniaer e peguei ele pronto já montado de um colega, está com o motor SAITO FA-100 GK e hélice tripá 14x7. Infelizmente o avião decolou já em stall, e não foi possível traze-lo de volta, ele entrou em parafuso e caiu, felizmente não houve grandes problemas, apenas algumas trincas na fibra. A questão é, será que a causa foi realmnte a hélice tripá, ou é pouco motor? Meu Tucano tem 1,80m de envergadura. Obrigado.
Eduardo Martins - Taubaté - SP
Rádio Futaba T7C Heli - Tucano Juniaer c/ SAITO 100 4T GK - Asinha iluminada por LED - Jato F-22 Raptor Fyberglass
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Parece pouco

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

[quote:8076a1084d="zarur"]Pessoal, eu tenho um tucano Juniaer e peguei ele pronto já montado de um colega, está com o motor SAITO FA-100 GK e hélice tripá 14x7. Infelizmente o avião decolou já em stall, e não foi possível traze-lo de volta, ele entrou em parafuso e caiu, felizmente não houve grandes problemas, apenas algumas trincas na fibra. A questão é, será que a causa foi realmnte a hélice tripá, ou é pouco motor? Meu Tucano tem 1,80m de envergadura. Obrigado.[/quote:8076a1084d]

Olá, por ser tripá, me parece muita hélice pra este Saito, por ser Tucano, de 1,8 m e de fibra, pelo que você falou, me parece pouco motor mesmo...
Nuno Alves Pereira
Clube Paranaense de Aeromodelismo - CPAER
Salgadinho em Campo Largo

Ctba/Pr

Gliders, glows, elétricos, quadris e tentando fpv...
pedrop1211
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Jul 22, 2013 9:45 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por pedrop1211 »

Eu uso uma helice tripa graupner no meu Finwing Penguin para FPV, eu sei que nao eh um modelo escala
Avatar do usuário
Lucas evangelista soares
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jan 14, 2013 9:34 pm
Localização: goiania-go

Mensagem por Lucas evangelista soares »

como nao me responderam a pergunta q enviei no campo de perguntas, e nao encontrei essa informaçao, eu gostaria de saber se posso usar essa helice em um 2215/20 em tucano normalmente igual utilizo com as tripas 9x5 comum.
obg desde ja.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572777186-1-x-helice-9050r-gws-9x5-tripla-rotativa-invertida-990-_JM
Avatar do usuário
Lucas evangelista soares
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jan 14, 2013 9:34 pm
Localização: goiania-go

Mensagem por Lucas evangelista soares »

alguem? :cry:
Responder