Reenrolar motor brushless Turnigy 2730 1300 para 2S

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reenrolar motor brushless Turnigy 2730 1300 para 2S

Mensagem por LaercioLMB »

Está em curto a fiação com o estator em algum ponto.
O esmalte dos fios é muito delicado, principalmente quando iniciamos as bobinas e o fio praticamente faz um canto de 90° e se o isolamento do estator não estiver 100% ótimo, vai dar problema sempre.
Eu já reenrolei motor e já tive problemas e era somente fio em curto com o estator, refiz os enrolamentos com muuuuuita paciência e com uma lupa e não tive mais problemas.
Muitas vezes a gente acha que enxerga bem, mas muitos detalhes nos passam despercebidos pelo excesso de confiança.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Pepeunit
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Ago 17, 2014 8:20 pm

Re: Reenrolar motor brushless Turnigy 2730 1300 para 2S

Mensagem por Pepeunit »

LaercioLMB escreveu:Está em curto a fiação com o estator em algum ponto.
O esmalte dos fios é muito delicado, principalmente quando iniciamos as bobinas e o fio praticamente faz um canto de 90° e se o isolamento do estator não estiver 100% ótimo, vai dar problema sempre.
Eu já reenrolei motor e já tive problemas e era somente fio em curto com o estator, refiz os enrolamentos com muuuuuita paciência e com uma lupa e não tive mais problemas.
Muitas vezes a gente acha que enxerga bem, mas muitos detalhes nos passam despercebidos pelo excesso de confiança.


Muito obrigado pela dica!
Vou seguir suas instruções e refazer com bastante calma.
Assim que eu terminar postarei os resultados.

Caso o isolamento do estator esteja
comprometido, qual isolante posso utilizar?
Com 11voltas, fio quadruplo 31 awg e fechamento em delta como ficaria a potência?

Abraço!
Rodrigo Marques
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reenrolar motor brushless Turnigy 2730 1300 para 2S

Mensagem por LaercioLMB »

Sobre a potência exata, só o drive calc poderá te dizer ou o Granato que está acostumado a enrolar motores até de olhos fechados.
O isolamento muitos refazem com cola epoxi diluída em álcool isopropílico. Álcool doméstico não serve mais pois tem muita água agora, somente 46° GL e não mais os 96° GL que tinha antes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder