Empuxo com balança e motor no aero

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Empuxo com balança e motor no aero

Mensagem por cbbeudo »

Galera, já vi vários artigos aqui dos leitores testando o empuxo através de uma balança de precisão, porém, todos os apetrechos montados são feitos com os motores fora do aeromodelo, como o do artigo do E-voo:

http://www.e-voo.com/artigos/empuxo/

E também como esse aqui:

[img:53f483b2a0]http://www.bavaria-direct.co.za/models/gadgets/thrust_stand_1.jpg[/img:53f483b2a0]

Porém, fica a pergunta: Alguém já montou alguma parafernalha para testar o empuxo com o motor já fixado no aeromodelo + uma balança de precisão?

Eu fiz uma busca no fórum, mas tudo que achei são baseados em artefatos onde o motor está fora do aeromodelo. :cry: :cry: :cry: :cry:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu calculo o empuxo pelo diâmetro da hélice, passo e rotação estática do motor.
Sabemos que o teste estático o motor faz um esforço maior e com isso, a rotação final é um pouco inferior do que com o aeromodelo voando, mas já dá para se tirar uma boa base de empuxo em modo estático, pois sabemos que na prática, teremos empuxo maior do que o conseguido em teste estático.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Fernando,

Basta usar uma balança de tração e prender o aero em uma estaca, pela balança.

[img:5c5a4ab126]http://img.dxcdn.com/productimages/sku_35716_1.jpg[/img:5c5a4ab126]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Gostei dessa Marco! Mas será que não dá pra fazer com uma balança de precisão dessas de cozinha?

É que se eu comprar mais uma coisa, a Dona Onça me mata! Já não tenho mais onde enfiar coisas... risos...
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Se você for montar uma "gambiarra" para medir o empuxo com essa balança que você ja tem provavelmente ocupará 10x mais espaço que essa balancinha de tração. e qualquer sistema que fizer para essa medição terá varias perdas no meio do caminho.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:842212061e="cbbeudo"]Gostei dessa Marco! Mas será que não dá pra fazer com uma balança de precisão dessas de cozinha?

É que se eu comprar mais uma coisa, a Dona Onça me mata! Já não tenho mais onde enfiar coisas... risos...[/quote:842212061e]
Fernando

Dá uma olhada no preço desta balancinha:
[url]http://www.dealextreme.com/p/1-5-lcd-double-precision-portable-digital-electronic-weighting-hook-scale-45kg-max-35716[/url]

Além de ser pequena, custa bem menos que uma pizza pequena. Não vale a pena inventar gambiarra. Qualquer coisa que invente, irá gastar mais do que isso.

Eu tenho uma dessas e é muito útil. Aliás, tenho duas balanças, uma com precisão de 0,1g que vai até 1 kg e uma igual a essa do link com precisão de 20g e vai até 45 kg.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Empuxo com balança e motor no aero

Mensagem por Patrickabelo »

Creio não ajudar você mais, mas caso alguém caia aqui com essa dúvida, eu precisei disso ainda essa semana, e fiz assim :
Anexos
20191206_134200_resize_52.jpg
20191206_134200_resize_52.jpg (12.3 KiB) Exibido 9856 vezes
Voando com os pés no chão!
Responder