Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Yensid
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Enrolamento de motores brushless

Mensagempor Yensid » 11 Abr 2012 12:41

Olá companheiros do e-voo!

Estou abrindo este tópico com o objetivo de colocar, num lugar só, todos os nossos acertos, erros, dúvidas sobre o enrolamento de motores brushless.

Sei muito pouco sobre isto pois estou começando agora neste campo. Por isso, peço a colaboração dos nossos colegas mais experientes neste assunto. Dentro de suas possibilidades, vamos unir o conhecimento sobre esta arte num lugar só e assim facilitar nossa busca futura.

O tópico fica aberto para todos que desejem postar seus resultados no enrolamento de motores brusheless.

Para que as coisas fiquem organizadas, sempre que formos postar algo sobre um determinado motor que esteja em debate, que o colega defina, no início de sua mensagem, em negrito e com letras grandes, sobre qual motor esta se referindo. Assim ficará mais fácil a identificação por todos.

Um forte abraço!
Disney
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Mensagempor Yensid » 11 Abr 2012 12:57

[size=18:702ddba2be][b:702ddba2be]Turnigy 2836-2350:[/b:702ddba2be][/size:702ddba2be]

No último final de semana queimei o motor acima discriminado, que estava no meu aeromodelo skyray em policarbonato. Estava voando em João Pessoa e o motorzinho não aguentou vencer a força do vento que lá soprava.

Em virtude disso, desmontei-o e vou tentar enrolá-lo, com o pouco conhecimento que tenho.

[img:702ddba2be]https://public.blu.livefilestore.com/y1p899HlKh54n9Qs8zyIseuCBeSoWBhGosTuD3mTtfRa3N6pmMMqTt7yiA_UUr5um87lWYuLUhtOaioeq-hZKTyKQ/Turnigy2415_102.jpg[/img:702ddba2be]

Como podemos ver o motor tem 9 bobinas ([color=yellow:702ddba2be]espiras[/color:702ddba2be]) no estator e 6 pólos no rotor.

[img:702ddba2be]https://public.blu.livefilestore.com/y1p3QyNiVUYjvh6IIcLokIYhdd7vBvAtmtobmj_gTnc8psXSWFtHQoO3KilhR2k1aWeSwzcgUqnT1RDwbPVjlBcHw/Turnigy2415_101.jpg[/img:702ddba2be]

A corrente máxima, segundo o fabricante, é de 38A de pico, e pode ser alimentado com baterias LiPo 3S ou 4S.

Após realizar a desmontagem total e desenrolar o fio, verifiquei que o enrolamento era realizado com 9 fios 29AWG com 7 voltas em cada bobina ([color=yellow:702ddba2be]espira[/color:702ddba2be]) do estator. Não consegui definir muito bem, mas me pareceu que o enrolamento era em "Y".

Seguindo as orientações que Granato deu-me em outro tópico, calculei a constante do motor:

KV = 2350
Voltas por bobina ([color=yellow:702ddba2be]espira[/color:702ddba2be]) = 7

7 x 2350 = 16450 (constante do motor)

Pretendo aumentar um pouco mais o KV do motor. Por isso, vou reduzir o número de voltas por bobina ([color=yellow:702ddba2be]espiras[/color:702ddba2be]). Pretendo deixar com 5 voltas. Sendo assim:

16450 / 5 = 3290KV (novo KV do motor)

Fiz as medidas do estator com o paquímetro e entrei com os dados no Drive Calculator para definir qual o melhor fio a utilizar. Os resultados seguem nas imagens abaixo:

[img:702ddba2be]https://public.blu.livefilestore.com/y1p899HlKh54n8Sq7PUaxS5QpYuqbVyDkETomo1Ifc1GOzEwlo_XzyJpsYrURvz2VL3uCSazrqZaOkVBvV7jlCPuQ/Turnigy2415_001.jpg[/img:702ddba2be]
[i:702ddba2be][b:702ddba2be]Se utilizar fio 29AWG[/b:702ddba2be][/i:702ddba2be]

[img:702ddba2be]https://public.blu.livefilestore.com/y1pX5jQ16k0oU6rQY7tOBlzhxzPgFq1tYexuPjI0qg8v1h0Fss8wvV7SVX4UNdxJ4M3PGTgNcTLpLwjOL_GrJ00zQ/Turnigy2415_002.jpg[/img:702ddba2be]
[i:702ddba2be][b:702ddba2be]Se utilizar fio 27AWG[/b:702ddba2be][/i:702ddba2be]

[img:702ddba2be]https://public.blu.livefilestore.com/y1prRsiB0WKWCKtFixNINfE39RUk7T5YzBtMOUA8ND4tq46bh-lC-xtdidUb2oK9-rOUjtbwhJ8WV2Fqr9DzHodxA/Turnigy2415_003.jpg[/img:702ddba2be]
[i:702ddba2be][b:702ddba2be]Se utilizar fio 26AWG[/b:702ddba2be][/i:702ddba2be]

Estou pensando em utilizar o fio 29AWG mesmo, conforme pode ser visto na primeira imagem. Acredito que seria mais fácil de trabalhar e me daria uma corrente máxima (em Delta) muito boa.

Espero a opinião dos mais experientes.
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Mensagempor sabongi » 11 Abr 2012 13:13

Espira é a volta do fio na bobina.. uma bobina tem 5 voltas ou 5 espiras. O estator tem 9 bobinas, 3 por grupo, 1 grupo por fase, 3 fases!

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Mensagempor Yensid » 11 Abr 2012 13:16

Realmente! Erro meu na hora de descrever! Vou corrigir mas deixar meus erros entre parênteses para que sua mensagem não fique sem sentido.
Obrigado!
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Mensagempor GRANATO » 11 Abr 2012 14:36

[quote:016b3c89fd="Yensid"][size=18:016b3c89fd][b:016b3c89fd]Turnigy 2836-2350:[/b:016b3c89fd][/size:016b3c89fd]
[/quote:016b3c89fd]

Review do Dr.Kiwi no RcGroups desse motor:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=992708&highlight=Turnigy+2836

O fechamento é Delta.

Disney, prepare um fio mais grosso aí. E os dedos também... :roll:

[img:016b3c89fd]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/0/2/6/0/2/t2530197-50-thumb-Turnigy%202836%205X1.jpg[/img:016b3c89fd]

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Mensagempor Yensid » 11 Abr 2012 14:57

[size=18:6a31d66b44][b:6a31d66b44]Turnigy 2836-2350:[/b:6a31d66b44][/size:6a31d66b44]

[quote:6a31d66b44="GRANATO"]
...
Disney, prepare um fio mais grosso aí. E os dedos também... :roll:

[img:6a31d66b44]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/0/2/6/0/2/t2530197-50-thumb-Turnigy%202836%205X1.jpg[/img:6a31d66b44][/quote:6a31d66b44]

Granato, parece um contra-senso mas, segundo o Drive Calculator, utilizando fio mais grosso, tenho que usar menos pernas por volta e o resultado final é uma corrente máxima menor.

Por exemplo, se fizer uma projeção utilizando o fio 19AWG de 0,91mm, só vou conseguir utilizar uma perna de fio em cada espira e a bobina só terá 4 voltas. Talvez consiga uma quinta volta. Contudo, a corrente máxima calculada pelo programa, com enrolamento em delta, será de apenas 45,41A!

Enquanto que utilizando o fio mais fino, com mais "pernas" por espira, tenho uma corrente máxima muito maior.

Não consigo entender, nem definir o que é melhor. :roll:
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Mensagempor GRANATO » 11 Abr 2012 15:25

A corrente máxima é definida não só pela espessura do fio, mas também pela qualidade do material.

No cálculo do DriveCalc, fios múltiplos geram um número bem maior de corrente máxima porque a fórmula leva em consideração que a corrente se propaga na parte mais externa dos fios (deslocamento de elétrons). Com vários fios finos tem-se uma área maior para esse deslocamento, mesmo sendo a espessura equivalente.

Não sei te dizer se a diferença é isso tudo que ele calcula.

Alguma teoria a respeito pode ser encontrada em www.powerditto.de e www.powercroco.de

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Mensagempor Drzinho » 11 Abr 2012 16:23

Algumas fotos e links das 33 Paginas postadas no tópico FIXO

[b:e6d16ddaf1]Como fazer:
[/b:e6d16ddaf1]
[img:e6d16ddaf1]http://www.e-voo.com/forum/files/1_bobina_363_162.jpg[/img:e6d16ddaf1]

[img:e6d16ddaf1]http://www.e-voo.com/forum/files/2_bobina_142_143.jpg[/img:e6d16ddaf1]

[img:e6d16ddaf1]http://www.e-voo.com/forum/files/3_bobina_307.jpg[/img:e6d16ddaf1]

[img:e6d16ddaf1]http://www.e-voo.com/forum/files/dlrk_delta_114.jpg[/img:e6d16ddaf1]
S = Start = Início
E = end = Fim


[b:e6d16ddaf1]CUIDADOS:[/b:e6d16ddaf1]

http://www.e-voo.com/forum/files/motor_553.jpg



Tutorial em EN-US

[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=736580[/url]


[b:e6d16ddaf1]VIDEO AULA![/b:e6d16ddaf1]
http://www.youtube.com/watch?v=FD3074s_Fmo&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=-nNcLrpPZb0&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=2UpUBgMbZS0&feature=channel


RESULTADO FINAL:
[img:e6d16ddaf1]http://img225.imageshack.us/img225/8669/dsc02123ax1.jpg[/img:e6d16ddaf1]

[img:e6d16ddaf1]http://img211.imageshack.us/img211/4963/dsc02125hu2.jpg[/img:e6d16ddaf1]

OBS: johnny2008 em 2007* postou esta foto, ele passou Verniz próprio para motores, ficou muito bom, ao meu ver.

TRABALHO EXELENTE:

[img:e6d16ddaf1]http://www.e-voo.com/forum/files/2822_156.jpg[/img:e6d16ddaf1]



[quote:e6d16ddaf1="Italo Serafin"]Aqui vão os meus testes com esse motor!

---------------------------------------------Hélice------------RPM------Empuxo(g)-----Consumo----Velocidade

E-Max-2822 original-------------------1060hd GWS-----7900 --------794g-----------18A-------72.2 Km/h
E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----1060hd GWS-----8500---------919g-----------20A-------77.7 Km/h
E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----9050hd GWS-----9200---------809g---------16,5A-------70.1 Km/h
E-Max-13 voltas de fio 25 delta-----8040hd GWS-----12100-------752g----------15.3A------73,8 Km/h
E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----6040E APC-------15500--------471g----------13A--------94.5 Km/h
E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----5050E APC-------16600--------279g-----------9A--------126.5 Km/h[/quote:e6d16ddaf1]




GRANATO Pelo oque EU vi, ele é o que mais entende sobre o assunto atualmente:


Se quiser mudar o kv ( considerando o mesmo fechamento ):

1- MENOS voltas, aumenta o kv
2- MAIS voltas, diminui o kv

A conta é fácil:

Nr.voltas * kv Original = Constante do motor

Novo kv = Constante / Novo Nr. de voltas

Exemplo:

Emax 2805 - Fechado em Delta - 13 voltas - 2840kv
------------------------------------------------------------- alterar para 23 voltas

13 voltas * 2840 = 36920

39760 / 23 voltas = 1605kv



[img]

http://static.rcgroups.net/forums/attachments/6/5/6/2/a3601417-212-dlrk-winding-diasmal.jpg[/img]






O mais importante esta ai qualquer duvida pergunte, tento perguntar ao Granato hahahaha

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Mensagempor juliogdiana » 11 Abr 2012 17:28

Ótimo tópico, acreidto que será muito útil para todos que reenrolam seus motores. Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.

Abçs

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Mensagempor Drzinho » 11 Abr 2012 17:37

[quote:aab66e5853="juliogdiana"]Ótimo tópico, acreidto que será muito útil para todos que reenrolam seus motores. Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.

Abçs[/quote:aab66e5853]

Wire &Stator calculator, tem uma foto logo em cima sobre isso!

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Mensagempor Yensid » 11 Abr 2012 18:34

Na realidade o Wire & Stator Calculator é uma janela do programa Drive Calculator. É freeware e fácil de ser encontrado na NET.
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Mensagempor Drzinho » 11 Abr 2012 23:23

bom saber eu vi que era mais ou menos akilo e falei ;p

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Mensagempor Yensid » 13 Abr 2012 07:06

[quote:8f634699e9="juliogdiana"]
...
Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.

Abçs[/quote:8f634699e9]

Utilizando os aplicativos disponíveis no Drive Calculator, podemos fazer as simulações e chegar à sua resposta.

[img:8f634699e9]https://public.blu.livefilestore.com/y1prZdpPupFqDD_TrxtC59mZ8V5U-K8mwFTXZegx4X0ycnQUv6paBixOMlwTMflCW7uLhTgFke65XO1T_zz9qpW5Q/Turnigy2415_004.jpg[/img:8f634699e9]

O área dos 8 fios 29AWG seria de 0,493mm2 o que determina um diâmetro de 0,792mm. O fio mais próximo seria o 20AWG.

[img:8f634699e9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pUV3J30oOna3cU7V4Qx9v4GtAEN9Lwmqzq6izW5HqVG6iZcMUniVJ37Thfn7thi21SH279mrRAQs2y1cLcBJaqg/Turnigy2415_005.jpg[/img:8f634699e9]

Agora, não sei porque, mas a corrente total suportada por este fio mais grosso em enrolamento único, apesar de sua áera ser maior, é bem menor que a suportada pelos 8 fios... segundo os cálculos do programa.

[img:8f634699e9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pxWwwV2gEe8AhKPjyOMaCX8ZXDEXBGv329EcVbfPQqcBl_SLRQydmR82oAIAraRux3m0YDFirrWfd6CLfqTWfdw/Turnigy2415_007.jpg[/img:8f634699e9]

Que expliquem os especialistas neste assunto. Eu interrogo o porquê?
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Mensagempor Yensid » 13 Abr 2012 11:17

[size=18:d8691c2d13][b:d8691c2d13]Turnigy 2836-2350:[/b:d8691c2d13][/size:d8691c2d13]

Conclui o enrolamento do motor. Utilizei fio 23AWG. À princípio, tentei realizar o enrolamento com 3 "pernas" de fio com 5 espiras em cada bobina, mas minha habilidade não permitiu isto. Consegui apenas realizar com 2 "pernas" e só 5 espiras em cada bobina, o que determina um novo KV de 3290.

Seguem as imagens para as críticas.

[img:d8691c2d13]https://public.blu.livefilestore.com/y1piRmrFGbxaglItAzKoNfkcdgyxe6z3HTb5h8Q2AHTizB7BZFr2wKfyu-EoU9nurPmNzYYRio4pOkARo9VD-XcRA/Turnigy2415_103b.jpg[/img:d8691c2d13]

[img:d8691c2d13]https://public.blu.livefilestore.com/y1pnW-4zS4jtTZOfBTooOKCGIf6UsJJsa3L1D5gbexl0MG7Nhs1nXO-CrFizs9Wy-35lzUHSqNNNSriLoucSUGrAA/Turnigy2415_103a.jpg[/img:d8691c2d13]

Teste de continuidade das bobinas perfeito.

[img:d8691c2d13]https://public.blu.livefilestore.com/y1pMiUN44P6TRaNvccJIj8_KtDU5OaGs5DddMMT561S1W00R5Pq-a4oNfTkiN3v5Man2qsdO9xSjwV-bvdVIF_3UA/Turnigy2415_104.jpg[/img:d8691c2d13]

E de isolamento também.

[img:d8691c2d13]https://public.blu.livefilestore.com/y1peJQT7LkIfACWLRaCDVazH0wP-K2ssdKoTYDTWGUUswRZSlmEV9wCeqs1CmMUfbpZDkC81-baLlnysPcEmlyoxg/Turnigy2415_106.jpg[/img:d8691c2d13]

Coloquei o motor pra funcionar e ocorreu tudo bem. Só não gostei da performance inicial com a bateria 3S. Mas foi um teste muito rápido. Depois posto os resultados.
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Mensagempor GRANATO » 13 Abr 2012 14:06

Falta cobertura de cobre. O ideal é não sobrar espaço entre as bobinas. O rendimento não vai ser dos melhores dessa maneira.
Anexos
Turnigy2415_103b (1).jpg
Turnigy2415_103b (1).jpg (37.83 KiB) Exibido 26105 vezes

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Mensagempor Drzinho » 13 Abr 2012 15:48

Alguém ja Reenrolou um 2830?


tenho um 2830-14 750k, granato falou, que com a 11*4.7 o Extrinha de 98 envergadura, poderia girar junto,


Estou afim de reenrolar ele, aumentar KV diminuir Hélice, mas qual fio usar?


não consegui aprender usar o Drive Calculator, nao aparece o motor na aba de Fios,


Alguém poderia me ajudar, e a respeito do consumo, não vai ficar MUITO gigantesco?

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Mensagempor paulovisk » 13 Abr 2012 16:16

vou deixar uma pergunta pro Granato:

enrolei 4 2210N (originais de 1000Kv e 14voltas de fio triplo 32) com 13 voltas de fio triplo 31 (ficou com 1060Kv medidos no k1) e preencheu todo o espaço do estator com cobre.
Estou usando esses motores no meu quad, que está hoverando com cerca de 8,5A com helices 9x5. Estou achando que ele está com potencia de sobra (decola com 1/3 de motor).
Mantendo-se as mesmas hélices, é vantajoso (em termos de eficiência) baixar o kv para cerca de 800 e fazer os motores trabalharem em regime de maior aceleração (no stick) ? Pq se eu enrolar com mais voltas vou ter menos fios múltiplos por volta e menos área de cobre (desde que eu permaneça enchendo o estator completamente).

obrigado!

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Mensagempor Yensid » 13 Abr 2012 16:22

Pessoal, só para organizar melhor o tópico, vamos colocar, no início de cada mensagem, sobre qual motor estamos nos referindo. Assim, no futuro, quando alguém for ler o tópico, saberá sobre o que estamos falando.

[size=18:5dc96cb033][b:5dc96cb033]Turnigy 2830-14 800K[/b:5dc96cb033][/size:5dc96cb033]

No meu Drive Calculator, tem o turnigy 2830-800, e alguns 2730 14P. Tente atualizar que pode ser que alguém já tenha feito os testes e criado o motor no banco de dados. Caso contrário, você tem que colocar a mão na massa literalmente, fazer os testes e entrar com os dados no programa.

Mãos à obra!

Acabei de filmar o motorzinho que enrolei. com a bateria 4S ficou muito bom. O consumo chegou aos 68A com uma hélice 4,75x4,75 e o motor só ficou morno no teste. Vou botar no ar para ver, neste fim-de-semana. O berro ficou assustador!
Disney

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Mensagempor GRANATO » 13 Abr 2012 16:34

[quote:33c2e406f0="paulovisk"]vou deixar uma pergunta pro Granato:

enrolei 4 2210N (originais de 1000Kv e 14voltas de fio triplo 32) com 13 voltas de fio triplo 31 (ficou com 1060Kv medidos no k1) e preencheu todo o espaço do estator com cobre.
Estou usando esses motores no meu quad, que está hoverando com cerca de 8,5A com helices 9x5. Estou achando que ele está com potencia de sobra (decola com 1/3 de motor).
Mantendo-se as mesmas hélices, é vantajoso (em termos de eficiência) baixar o kv para cerca de 800 e fazer os motores trabalharem em regime de maior aceleração (no stick) ? Pq se eu enrolar com mais voltas vou ter menos fios múltiplos por volta e menos área de cobre (desde que eu permaneça enchendo o estator completamente).

obrigado![/quote:33c2e406f0]

A curva de aceleração / consumo não é linear, ou seja, 1/2 stick não é metade do consumo máximo.

Quando o motor está no limite (torque x hélice usada), cada "click" do acelerador pode praticamente dobrar o consumo.

Melhor deixar como está.

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Mensagempor GRANATO » 13 Abr 2012 16:39

[quote:bf9adf5e93="Yensid"]Acabei de filmar o motorzinho que enrolei. com a bateria 4S ficou muito bom. O consumo chegou aos 68A com uma hélice 4,75x4,75 e o motor só ficou morno no teste. Vou botar no ar para ver, neste fim-de-semana. O berro ficou assustador!
Disney[/quote:bf9adf5e93]

Disney, se tiver como medir o rpm com essa hélice, o DriveCalc faz o cálculo da eficiência para você.
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Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 13 Abr 2012 17:09

[size=18:bad57a8e21][b:bad57a8e21]Turnigy 2830-14 800K[/b:bad57a8e21][/size:bad57a8e21]


Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?


Qual Hélice vai usar?

E qual Avião/ Peso pretende usar?


Vai me ajudar muito com estas respostas, pois quero enrolar o meu sabado a tarde ;P

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Yensid
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Mensagempor Yensid » 13 Abr 2012 17:33

[size=18:898c13c370][b:898c13c370]Turnigy 2836-2350:[/b:898c13c370][/size:898c13c370]

Vídeo do teste do motor Turnigy 2836 após o enrolamento. Lembrando que agora esta com 3290KV estimado.

[yt]r9hP4bNfFBg[/yt]

Agora é ver como vai se comportar nos céus.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

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Mensagempor Yensid » 13 Abr 2012 17:41

[quote:e984a13d03="Drzinho"]

Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?

Qual Hélice vai usar?

E qual Avião/ Peso pretende usar?

[/quote:e984a13d03]

Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.

A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.

O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
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Mensagempor Drzinho » 13 Abr 2012 17:48

[quote:f94247a38a="Yensid"][quote:f94247a38a="Drzinho"]

Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?

Qual Hélice vai usar?

E qual Avião/ Peso pretende usar?

[/quote:f94247a38a]

Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.

A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.

O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
Disney[/quote:f94247a38a]


Humm, ok, eu li antes 2830 por isso perguntei, ma sestas experiencias são muito boas,

Vou diminuir o meu de 14 voltas para 11 proporcionalmente com fio 27, pretendo aumentar o KV para 1050-1200 e usar uma hélice 10&*4.7 oque vai deixar mais frio, etc.


Sobre uma duvida que surgiu em algum tópico, falei com um dono de uma loja que rebobina motores,

FIO mais grosso Maior carga passando, no caso descarga maior


Digamos que agua em uma mangueira e em um canudinho, logo tera mais resposta.


VARIOS FIOS ou conjunto de fios mai finos, teria mais area para passar os eletrons Negativos logo ficaria mais frio. etc


Agora Granato tira o resto das duvidas. xD

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juliogdiana
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Mensagempor juliogdiana » 13 Abr 2012 18:01

[quote:a33490b2e2="Yensid"][quote:a33490b2e2="juliogdiana"]
...
Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.

Abçs[/quote:a33490b2e2]

Utilizando os aplicativos disponíveis no Drive Calculator, podemos fazer as simulações e chegar à sua resposta.

[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1prZdpPupFqDD_TrxtC59mZ8V5U-K8mwFTXZegx4X0ycnQUv6paBixOMlwTMflCW7uLhTgFke65XO1T_zz9qpW5Q/Turnigy2415_004.jpg[/img:a33490b2e2]

O área dos 8 fios 29AWG seria de 0,493mm2 o que determina um diâmetro de 0,792mm. O fio mais próximo seria o 20AWG.

[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pUV3J30oOna3cU7V4Qx9v4GtAEN9Lwmqzq6izW5HqVG6iZcMUniVJ37Thfn7thi21SH279mrRAQs2y1cLcBJaqg/Turnigy2415_005.jpg[/img:a33490b2e2]

Agora, não sei porque, mas a corrente total suportada por este fio mais grosso em enrolamento único, apesar de sua áera ser maior, é bem menor que a suportada pelos 8 fios... segundo os cálculos do programa.

[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pxWwwV2gEe8AhKPjyOMaCX8ZXDEXBGv329EcVbfPQqcBl_SLRQydmR82oAIAraRux3m0YDFirrWfd6CLfqTWfdw/Turnigy2415_007.jpg[/img:a33490b2e2]

Que expliquem os especialistas neste assunto. Eu interrogo o porquê?
Disney[/quote:a33490b2e2]

Ótima explicação Yensid, me ajudou bastante, sobre sua pergunta eu também espero que os mais entendidos falem a respeito, pois o que eu lí aqui e sempre dizem é que usar fio mais grosso é melhor do que usar vários finos, e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.
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