Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 16 Abr 2012 17:20

OK vou comprar um fio mai grosso e testar entao, 25 24`.



[b:58677a34f2]EDIT01:[/b:58677a34f2]

Terminei agora de enrolar e testar o motor, ficou 10 voltas fio AWG25 1 perna.


Resultado, NAO ESQUENTA!

Melhor doque eu esperava, eu achava que nem iria ligar xD.


Mas não apita todas vezes que eu vou ligar ele o.O bem loko.


Acho que apenas é mal contato que ainda nao estanhei


[b:58677a34f2]Edit 2:[/b:58677a34f2]

60-70% do stick ele segura no ar, se sustenta.


Esquentar? frio frio! hélice de 11*4.7!


Se der alguma m***a outra vez de romper fio do Estator, vai para 8 voltas! hahahahah

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Mensagempor Yensid » 17 Abr 2012 05:53

Para quem quiser ler um pouco mais sobre motores elétricos, seguem alguns links interessantes. Infelizmente estão em inglês. Se eu fizer a tradução, disponibilizo.

[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-1.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-2.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-3.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-4.html[/url]
[url]http://www.southernsoaringclub.org.za/a-BM-motors-5.html[/url]

[color=red:63f1352638]Edit1:[/color:63f1352638]

Segundo o autor do site acima: [color=blue:63f1352638]Typically, a Delta hookup is chosen when you want to swing a propeller at high revs and a Star hookup is used for low revving motors and big propellers.[/color:63f1352638] Normalmente, um fechamento em Delta é usado quando desejamos girar hélices pequenas em altas rotações, enquanto que o fechamento em Estrela (ou "Y") é usado para motores de baixo KV e que giram grandes hélices.

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Mensagempor Yensid » 17 Abr 2012 06:54

[quote:d0409d8027="GRANATO"]
...
Um número totalmente empírico é 3W para cada grama de motor.
...[/quote:d0409d8027]

Como o motorzinho que enrolei pesava originalmente 79g, a potência máxima teórica seria então de:

3 x 79 = 237W

Este valor seria Pin ou P?

Quanto mais estudo mais descubro que menos sei!
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Mensagempor GRANATO » 17 Abr 2012 08:26

Pin = Potência Máxima de Entrada no motor, expressa em Watts.

Haverá perdas e POut = Potência de Saída será menor.

Pout / Pin = Eficiência do Motor.

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Mensagempor Yensid » 18 Abr 2012 13:08

[size=18:05cfc441ee][b:05cfc441ee]EMAX BL2826-06[/b:05cfc441ee][/size:05cfc441ee]

Estou começando um novo trabalho de re-enrolamento de motor brushless. Desta feita, será um motor EMAX que equipava o meu finado extrinha (este do meu avatar) e que após perder o clip C que fixava o rotor no lugar, causou um sério curto-circuito nos seus fios de alimentação, destruindo meu ESC e fazendo-me perder o controle total sobre o aeromodelo, que vi cair e despedaçar-se, sem nada poder fazer.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbeZueQJ0XwVqfm1oTB98Sl34OIrddU6rlQ59k510v8mqAaQ14U1Q-nPO8RmFZWf_H3k414VuJLd4CnstELWDNw/EMAX%20BL2826-06_001.jpg[/img:05cfc441ee]

É um motor que já vinha com problemas de soltar os imãs, e que por algumas vezes eu já os tinha colado no lugar usando JB-Weld. Não sei se soltavam outros ou os mesmos que eu havia colado. :?: :roll: :?:

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pcS21c0h3EaGGdLK3tBa8ykd4hz7XupBRd7vGCCMJ4xsib4eAIq5SYuc-Vm7It2JTVFArDTI0D1_3i-nOBZRFww/EMAX%20BL2826-06_002.jpg[/img:05cfc441ee]

O motor é formado por 14 pólos magnéticos no rotor...

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pzcadrgCquO4-L1CvS-It4c-kY4Zb9eUlswghWTTUUshjf3aDJcfmeNdbmbPFdwvQoNMbcN7ah9W_8TOTasTpWg/EMAX%20BL2826-06_003.jpg[/img:05cfc441ee]

e 12 bobinas no estator.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pTV8rVfBod52lKXabBr9hkLnxr8VbDlcplCO-8yjKvcQFf5LoRBdJao2wZ6uM8AbZEarJ7ZTACE_YFdeBGjZHEg/EMAX%20BL2826-06_007.jpg[/img:05cfc441ee]

É enrolado com 10 pernas de fio 28AWG.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1poPeNM3t1Wd1-MCGQXiHgSuGRoocGUOwEWfPiPWefv_mCA6H8TO_ObCeioskhAiljp4FZkBTT_7VYQYOzqihdAQ/EMAX%20BL2826-06_005.jpg[/img:05cfc441ee]

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1px11Cj9p6FosIFHtCvjbYP72EDa_dSExx7dgUTTeVxlgOtShhsuAe0Iw6TnkfPN_l-tOaX6e4QJoauJclS02PyQ/EMAX%20BL2826-06_004.jpg[/img:05cfc441ee]

No acidente, ocorreram estes danos ao estator. Aqui tenho que ver se tem como consertar e como fazê-lo (aguardo orientações!).

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0sxQOb1p0OHUdhrUZjsuzCDYCW2ShwxxLXfnYP7_rgdcv7yRF5goj_epFhfmq59FaxJ4y6o5P2pzmmBCFEKJ1A/EMAX%20BL2826-06_008.jpg[/img:05cfc441ee]
A imagem ficou meio desfocada, mas além de ter rompido o isolamento, o metal levantou também e está um pouco torto. :cry:

Originalmente, o motor deve girar hélices de 12" ou 13" e usar ser alimentado com LiPo 3S ou 4S.

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbkzzsfVlYlhrPFYd5CHZFf-08C-pL_MZlD7jIrlmShKXpNWctwZ_SHR2rOmru_OXz7LUXTjO4kG4qc30XThfzA/EMAX%20BL2826-06_010.jpg[/img:05cfc441ee]

[img:05cfc441ee]https://public.blu.livefilestore.com/y1ptm7kJexiWToVIl0tEynstJusrr1tRMMaQnWMVE3WjlfpNyEAIbC702N6r3eNnbWR3m6PD0vy5wq9sXolyV5LLw/EMAX%20BL2826-06_009.jpg[/img:05cfc441ee]

Então surgem algumas questões:

Poderia reduzir o número de pólos magnéticos para aumentar o KV? Pois pelo que já andei lendo, motores com vários pólos magneticos geralmente tem baixo KV e giram hélices grandes.

Que tipo de enrolamento fazer?

Em delta ou estrela?

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Mensagempor GRANATO » 18 Abr 2012 14:09

Para desentortar o estator, que é de um material ferroso bem flexível, basta forçá-lo até a posição original, usando um pedacinho de madeira dura.

Eventuais descascados, epóxi nele, apenas o suficiente para refazer a parte perdida, nada mais.

Para aumentar o kv, diminua a quantidade de voltas e, se não for suficiente, utilize um enrolamento paralelo, ou semi-paralelo, que irá dobrar o kv usando a mesma quantidade de voltas do original.

Tutorial aqui: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1249657

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/1/1/0/2/1/a3273758-133-Manuel_12N14P.jpg[/img:b84bf5033e]

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/3/1/5/7/5/a3263248-52-six.jpg[/img:b84bf5033e]

[img:b84bf5033e]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/3/1/5/7/5/a3263251-79-seven.jpg[/img:b84bf5033e]

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Mensagempor Drzinho » 18 Abr 2012 14:44

Granato, em relação ao consumo, dobraria tb em paralelo? Como ficaria, o ESC? aumentar?

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Mensagempor GRANATO » 18 Abr 2012 14:49

Considerando o mesmo número de voltas e o mesmo fechamento, SIM.

Reduz-se pela metade a resistência e dobra o kv, dobra o consumo.

São 2 motores completos, rodando em paralelo no mesmo motor.

Ainda existem os paralelos puros:

YYY - 2 motores fechados em estrela, no mesmo motor.

DDD - 2 motores fechados em delta, no mesmo motor.

No Delta paralelo, o kv é multiplicado por 3,46 , a resistência cai para 16% e o consumo multiplica por 6.

[img:3c09df5015]http://www.powerditto.de/schemamodus12N_YY2/xx1.jpg[/img:3c09df5015]

Só para ilustrar, os 2 motores em "paralelo", veja que saem 6 fios, ao invés dos 3 "normais" do enrolamento tradicional:

[img:3c09df5015]http://www.powerditto.de/schemamodus12N_DD/12N9.GIF[/img:3c09df5015]

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Mensagempor Yensid » 18 Abr 2012 15:11

Tem alguém lá no RCgroups que sugeriu fazer este enrolamento. Será que funicona?

[img:724b31544d]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/4/2/0/9/0/a4429093-146-MotorStatorABCx4Parallel.jpg[/img:724b31544d]

Agora, mestre Granato, quanto à questão de reduzir o número de pólos magnéticos. Você já fez alguma vez? Tem algum conhecimento sobre o assunto? Daria certo?

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Mensagempor GRANATO » 18 Abr 2012 15:28

Esse enrolamento aí é para fazer o half-parallel de motores com enrolamento ABCABCABCABC, ou seja aqueles que tem 12 polos x 16 imãs, como os Hextronic 2730 (famoso "azulzinho").

A diminuição dos pólos magnéticos também funciona, mas tem que dimensionar o tamanho dos imãs (existe um percentual de área a ser coberta pelos imãs, senão a eficiência despenca) e respeitar as quantidades, de acordo com o número de pólos do estator. E, claro, as polaridades dos imãs NSNSNSNS.

Por exemplo: 12 pólos no estator podem ter 8, 10, 14, 16 imãs.

E, para cada quantidade dessas de imãs, tem-se um esquema diferente de enrolamento.

Menos imãs, maior kv, maior velocidade, menos torque. O inverso é verdadeiro.

Aqui tem um simulador que ajuda: http://www.powerditto.de/bewicklungsrechner.html

Informe em "Nuten" os pólos do estator e em "Pole" os imãs.

Por isso se vê por aí a notação 9N12P, 9N6P, 12N10P, 12N14P, etc... nos motores :wink:

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Mensagempor Yensid » 20 Abr 2012 06:27

[size=18:d8635d09b2][b:d8635d09b2]EMAX BL2826-06[/b:d8635d09b2][/size:d8635d09b2]

[b:d8635d09b2]Desenrolando o motor:[/b:d8635d09b2]

Desfiz o enrolamento original do EMAX com toda calma e anotando (desenhando) todos os dados. Cada espira possuía 6 voltas dos fios, e estavam enroladas no padrão da imagem abaixo.

[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pOOhyleVVY7MDctv3aggKbwo-0R_m3uePklMpuRYa7uKz5adUcdiWO_A1U_6OylnMB5i_ZQb2wnLb2p2nlHny8w/EMAX%20BL2826-06_011.gif[/img:d8635d09b2]

Fica para os mais experientes definirem que tipo de enrolamento é este.

Aproveitei e realizei as medidas do estator para alimentar o Drive Calculator, e assim ter noção do que posso fazer.

[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1p-leQQQ5f7qjU6ckpTodOBiG8_RQs_RFXkcuEcGqnAZwC9FfhXE2QWYw21-vFfpxQ8UD-Vd_kuy2RVYfAPOrICw/EMAX%20BL2826-06_100_001.jpg[/img:d8635d09b2]

Segundo a imagem acima, ainda seria possível dar mais 2 voltas dos 10 pares de fios usados no enrolamento original. Acho meio difícil, pois estava tudo muito apertado! Mas, sei lá. De repente um cara muito bom conseguiria esta façanha.

Fiz uma simulação utilizando fio 17AWG e com ele, segundo a teoria, é possível realizar o enrolamento com 6 espiras em cada bobina. Pretendo aumentar o KV do motor e por isso estou pensando em realizar o enrolamento com apenas 5 espiras.

[img:d8635d09b2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pmyay-wQBD_ptyjcKDrm42pKaPa8XVJPyjkT3Fc1GCoV_ZNL5dezn-1669EdSnnFfoUY8jf8VvAIpkvYphjltlw/EMAX%20BL2826-06_100_002.jpg[/img:d8635d09b2]

O cálculo do novo KV segue o mesmo princípio do outro motor que enrolei?

Aguardo orientações de qual seria a melhor configuração, pois desejo aumentar a rotação final deste motor e ter mais pitch speed, sem comprometer muito seu empuxo.
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Edit1.: Interessante que notei agora uma coincidência (será?). O fio do enrolamento original é 28AWG e cada bobina possui 6 espiras. Será que o 28 e o 06 do nome original do motor são referência à estas informações? Ou é apenas coincidência?!
E o 26, se refere à quê?

O KV original deste motor é 950 e, segundo os data sheet que encontrei, que são discordantes, a corrente máxima permitida é 61A para uns e 45A para outros. Fica a dúvida. Segundo os cálculos do DriveCalculator, este valor seria bem maior!


Edit2.: O enrolamento original é o sugerido pelo site powercroco para esta combinação (12P14N) e enrolamento em delta. Foi só utilizar o link sugerido pelo Granato e alimentar com os dados que apareceu o enrolamento que desenhei no início. Ou seja, mais um dado do motor: o enrolamento original era em Delta.
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Mensagempor GRANATO » 20 Abr 2012 08:29

1- O cálculo do kv segue sim o mesmo princípio.

2- O 2826-06 no caso dos Emax refere-se ao estator: 28mm diam x 26 altura x 6 espiras

3- O enrolamento é em delta, e o esquema é esse que postou mesmo. Ele é uma variação do dLRK. Veja os dois abaixo ( o resultado é o mesmo ), apenas muda o posicionamento dos fios, sendo que o segundo eu prefiro por facilitar a torção dos fios de saída por ficarem juntos no mesmo slot.

[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Pmfly.GIF[/img:c6a8a1d9cc]

[img:c6a8a1d9cc]http://www.powerditto.de/schema12Nvert/12N14Paussen.GIF[/img:c6a8a1d9cc]
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

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Mensagempor Yensid » 21 Abr 2012 10:17

Granato, você sugeriu que eu medisse a rpm do outro motor que enrolei só que o aparelho que tenho, by HK, não conseguiu medir a rpm da hélice 4,75x4,75. Começava a fazer a leitura e dpeois caía a rpm medida.

Existe algum equipamento wattmeter que além de medir a corrente e tensão, me informe também a rpm do motor, através de dados do ESC? Eu não conheço.

Como eu poderia medir a rpm dessas hélice pequenas?
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Mensagempor GRANATO » 23 Abr 2012 08:48

Já tentou o PCTaco que tem na área de downloads do fórum ?

É um tacômetro fácil de usar e que faz a leitura através de um microfone ligado ao seu computador.

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Mensagempor Marcos Fernando » 23 Abr 2012 20:03

Boa Noite! Tenho um 35-30 1400 Kv queimado mas já limpei as bobinas enfim, não tenho como saber nada do que tinha antes, queria enrola-lo para uns 1000Kv pra usar ele em um extra 1,00m enverg para 3D por isso queria baixar o kv dele... Se alguém puder me dar uma luz já agradeço!
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Mensagempor Drzinho » 23 Abr 2012 22:27

Tem como mandar a marca/ modelo dele tb?

com 9-10 voltas 1400kv

13-14 voltas 1100 kv
15 voltas talvez.


manda o modelo e a marca, que te digo quantas voltas usar, a respeito do FIO, eu apanho muito ainda para o Drive, e não consigo calcular direito, talvez um AWG 26-25 ficaria legal.

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Mensagempor Marcos Fernando » 24 Abr 2012 17:59

Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.

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Mensagempor Yensid » 24 Abr 2012 19:58

[quote:7017ed2730="Marcos Fernando"]Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK
terminei de rebobinar bem "nas coxas" só para ver resultado, fio mais grosso e 10 pernas, consegui apenas 5 voltas..... enfim de volta a estaca zero... segui o ultimo diagrama do GRANATO, pois o motor tem 12 bobinas e 14 no rotor iniciava mas não girava o ESC até dava OK... mas não girava... Estaca zero. Vou ter que procurar este fio por aqui.[/quote:7017ed2730]

[size=18:7017ed2730][b:7017ed2730]Turnigy 35-30 1400 Aerodrive SK[/b:7017ed2730][/size:7017ed2730]
Se o motor tentava girar e não prosseguia, provavelmente é curto com o estator. Ou então alguma bobina enrolada no sentido errado. Dá uma verificada aí. Já tive que enrolar um motor umas 5 vezes com este problema e sempre era curto com o estator.
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Mensagempor LaercioLMB » 24 Abr 2012 20:40

Com 15 voltas você irá ter 1026KV.
Eu já rebobinei um 3530, mas deixei ele com 1100KV com 14 voltas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Marcos Fernando » 24 Abr 2012 22:03

Boa noite LaercioLMB! Sabes me dizer qual fio devo usar para o enrolamento o que eu usei era muito grosso deu apenas 5 voltas. Pretendo deixa-lo com 1100 Kv. Grato.

Boa Noite Yensid! Valeu a dica, lhe faço a mesma pergunta, tem idéia de que fio devo usar? Grato.

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Mensagempor Drzinho » 24 Abr 2012 22:20

Marcos fernando, eu fiquei pensando e fazendo calculos toscos, porem, cheguei a uma conclusão, essa história de varias pernas, creio eu que é muito complexo, ou sorte dar certo, e o consumo não ir para as alturas, etc.

Logo prefiro e achei um resultado melhor, procurar o fio que cabe EXATO no estator, o mais grosso possivel para entrar as voltas que você quer, isso para motores com kv menor que 1800 seila, pois acima de 1800 são poucas voltas,


Laercio falou logo acima que com 14 voltas 1100kv ;)

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Abr 2012 23:55

[quote:01631ed04e="Marcos Fernando"]Boa noite LaercioLMB! Sabes me dizer qual fio devo usar para o enrolamento o que eu usei era muito grosso deu apenas 5 voltas. Pretendo deixa-lo com 1100 Kv. Grato.

Boa Noite Yensid! Valeu a dica, lhe faço a mesma pergunta, tem idéia de que fio devo usar? Grato.

Marcos Fernando[/quote:01631ed04e]
Eu usei fio AWG 26 com dois fios enrolados juntos, mas tem que cuidar muito na hora de enrolar para os fios não acavalarem um em cima do outro e as voltas secundária e terciária, não podem ir até o centro do estator, se não, não conseguirá enrolar a bobina lateral, pois assim como os núcleos dos fios vão se afastando a medida que vão ficando longe do centro, a bobina tem que ficar como um cone se não, não irá caber todo o enrolamento.
Para usar a medida dos fios no drive calc, quando for colocar a medida do fio 26, use em milímetros como o drive calc pede que é 0,4049mm para o fio 26 AWG.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Marcos Fernando » 26 Abr 2012 21:09

:D :D :D :D :D :D Deu certo!!! Até que enfim... Comprei o fio, estraguei boa parte e na 3º tentativa de certo... Enrolei com fio 26AWG liguei-o e girou legal mas quando o stick chegou na metade não levantava mais a RPM, acho que vou usar fio 20/18 ou até 16 AWG pois o motor ficou com bastante espaço entre uma bobina e outra... Por isso quero reduzir o diâmetro e usa-lo duplo... O rapaz que me vendeu o fio me disse que esse era o de 180º de resistencia do verniz... (Segundo ele de ÓTIMA qualidade). Será que posso deixar o motor com os 1400Kv originais? E ainda rodar helices 11" 12" 13"??? Será que esquentaria demais? Até por que originalmente esse motor gira no máximo 9x5... Por isso a pergunta... Mesmo tendo pouco passo? O que vocês me dizem? Muito Agradecido de todo conhecimento compartilhado aqui! Grato, Marcos Fernando 8) [/b]

Marcos Fernando
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Mensagempor Marcos Fernando » 26 Abr 2012 21:11

ops esqueci de mencionar, consegui 14 voltas.

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Abr 2012 23:34

Se deixar ele com 1400 KV e bateria 3S, nem pense em usar hélices maiores do que as de 9", pois não terá qualidade de fio que aguentará o calor.
eu tenho um 3530 1100KV com uma hélice GWS 1260 HD, mas coloquei o timing do motor em low no ESC que é um turnigy 30A e o motor roda tranquilo com um empuxo de 1350g e uma velocidade final em torno de 68 Km/h e o aeromodelo nunca precisou chegar a essa velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


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