Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:e35987eb17="Turcorossi"]Valeu Warne, então é todos os fios no sentido horário.

Outra dúvida este motor original usava um fio 31 tripo com 7 volta.
Usando um 26 - faço mais voltas ou continuo original com 7 voltas?

Obrigado novamente pelo esclarecimento do horario e anti-horario.
Abs[/quote:e35987eb17]

Eita!!! Prefiro não responder sobre isso. Posso falar besteira.
Olha, tem o programa para calcular a bitola e o numero de voltas ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=56316 ), vc baixa e ver como fica.

Esqueci de perguntar, esse motor estava enrolado em delta ou em estrela?
Tem que levar em conta isso na hora de colocar no programa
Há, vc sabe como ligar os fios das bobinas? Quero dizer, unir os fios AWG de entrada com o de saída que vão para o esc...
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:cb223c101c="Yensid"][size=18:cb223c101c][b:cb223c101c]EMAX BL4020-08[/b:cb223c101c][/size:cb223c101c]

...[img:cb223c101c]https://public.sn2.livefilestore.com/y1pMPZ2VpTuq9Bn5kU66iHMgC5LoFz_8jkSCEfcxluXa5ceAhe67poXj9LFxJn0T0wqZtvVvBbEuPnXlLqiPTCFTg/EMAX_BL4020-08_034p.jpg[/img:cb223c101c]

Perguntas a quem já lidou com este tipo de problema:

1. Que cola é a melhor opção para realizar a fixação dos imãs?

2. Como efetuar esta colagem? Apenas colocar no lugar e colar? Ou retirar todos os imãs, a cola e efetuar uma nova colagem geral?

...[/quote:cb223c101c]

Ninguém habilita-se a me dar uma dica de como resolvo este problema!? Ninguém nunca teve este problema e o resolveu de forma adequada?
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Disney,

Eu nunca fiz isso, mas pela lógica, seria interessante limpar o local de fixação, retirar os demais ímãs e colar tudo novamente, senão você corre o risco dos outros ímas se soltarem

Para a colagem dos ímãs, a sugestão é utilizar a Solda Fria JB Weld
[img:7e8a0dcfa2]http://images.tcdn.com.br/img/img_prod/23360/1236_1.jpg[/img:7e8a0dcfa2]

[code:1:7e8a0dcfa2]À mais de 30 anos, os produtos J-B Weld tem sido ferramentas indispensáveis dos mecânicos e aficcionados em mecânica de automóveis nos Estados Unidos.
A solda fria J-B Weld é concebida para formar uma liga permanente para a junção de metais.
Para uso em: Ferro, Aço, Alumínio, Latão, Bronze, Cobre, Estanho, Madeira, Porcelana e Cerâmica.
J-B Weld é uma resina epoxi patenteada contendo partículas de aço e ferro que resiste à tração de 278,4 kg/cm²!
Resiste a temperaturas até 300ºC e as vezes até mais!
Não encolhe durante a cura.
Pode ser tratado como metal (furado, rosqueado, usinado, polido, pintado, etc.)
Quando curado é resistente à agua, óleos, gasolina, diesel, solução de bateria, etc.
Não é corrosivo e nem condutor de eletricidade.
Virtualmente sem cheiro.
Lavável com água e sabão[/code:1:7e8a0dcfa2]

Editando: Somente agora vi que já tinha utilizado esta cola. Você chegou a limpar as superfícies a serem coladas antes de fixar os ímãs? Pode ter sido problema de aderência de uma cola sobre a outra...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:4c54ef284a="Yensid"][quote:4c54ef284a="Yensid"][size=18:4c54ef284a][b:4c54ef284a]EMAX BL4020-08[/b:4c54ef284a][/size:4c54ef284a]

...[img:4c54ef284a]https://public.sn2.livefilestore.com/y1pMPZ2VpTuq9Bn5kU66iHMgC5LoFz_8jkSCEfcxluXa5ceAhe67poXj9LFxJn0T0wqZtvVvBbEuPnXlLqiPTCFTg/EMAX_BL4020-08_034p.jpg[/img:4c54ef284a]

Perguntas a quem já lidou com este tipo de problema:

1. Que cola é a melhor opção para realizar a fixação dos imãs?

2. Como efetuar esta colagem? Apenas colocar no lugar e colar? Ou retirar todos os imãs, a cola e efetuar uma nova colagem geral?

...[/quote:4c54ef284a]

Ninguém habilita-se a me dar uma dica de como resolvo este problema!? Ninguém nunca teve este problema e o resolveu de forma adequada?
Disney[/quote:4c54ef284a]
Rapaz, acho que só GRANATO ou o Marco Antonio vão saber responder essa...
Esse motor vai ter que passar por uma remontagem dos ímãs como o Marco falou.
Terá que tirar todos os ímÃs, seguindo a ordem do campo (N S, não sei como se chama), limpar tudo e depois colar de volta, lembrando balancear o bell.

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite !!

Arrumei diversos motores nesse estado.

Geralmente a cola que prende os imãs solta por causa da vibração, aquecimento e choque.

Se o Bell não Ficou empenado ou amassado (ovalado etc etc..)

Posicione os imãs que soltaram no lugar (pode usar pequenos pedacinhos de balsa como espaçamento pois eles gostam de movimentar) geralmente fica a posição original marcada se a cola não soltar totalmente Prepara Epoxi e cola tudo novamente incluindo aqueles espaços abertos originais.

Agora se o motor caiu e ficou tudo muito empenado melhor comprar outro agora se foi somente os imãs que soltou tá fácil.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!

Esqueci de dizer que precisa de bom senso não vai encher até o estator não conseguir entrar ou ficar raspando na cola .


Agora se a cola estiver soltando muito facilmente você vai precisar de um gabarito para pode colar.

obs: Os Emax que arrumei nunca chegaram a soltar todos os imãs.

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:a58e1ada7b="AndersonSP"]Boa Noite !!
...
Posicione os imãs que soltaram no lugar (pode usar pequenos pedacinhos de balsa como espaçamento pois eles gostam de movimentar) geralmente fica a posição original marcada se a cola não soltar totalmente Prepara Epoxi e cola tudo novamente incluindo aqueles espaços abertos originais.
...
[/quote:a58e1ada7b]

Eu estava pensando em fazer exatamente isso pois, o uso do JB-Weld é complicado com imãs tendo em vista que a cola é metálica. É um negócio de querer ir para cima dos imãs... não ficar no lugar que queremos colocar... uma loucura.

O bell está perfeito! na realidade, os imãs sairam do lugar após eu retirar o estator. Durante o funcionamento eles apenas descolaram e ficaram prendendo no estator. Quando vi que a performance do motor havia caído, pousei.

Vou ver então como vai ficar. Obrigado aos colegas.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:9edcabae67="Yensid"]...o uso do JB-Weld é complicado com imãs tendo em vista que a cola é metálica...
Disney[/quote:9edcabae67]
Eita! Cola metálica atrapalha o funcionamento do motor, não pode ser usado para colar ímã não.
Me corrijam se eu estiver errado!!!

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Cara eu não sei até que ponto uma cola metálica vai interfernir no campo magnético, uma vez que todos os imas juntos fazem um campo unificado, crei que não seja nada grotesco, mas para ter 100% de aproveitamento, poderia colar com o verniz usado no estator? ou ir em casas aonde rebobinam motores e pedir cola ;P se é que existe, ou epoxi mesmo com a superficie devidamente limpa e com ranhuras
Avatar do usuário
Turcorossi
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Mai 04, 2011 11:25 am
Localização: Canoas, RS

Mensagem por Turcorossi »

[quote:ec0fcd5fa6="warne"][quote:ec0fcd5fa6="Turcorossi"]Valeu Warne, então é todos os fios no sentido horário.

Outra dúvida este motor original usava um fio 31 tripo com 7 volta.
Usando um 26 - faço mais voltas ou continuo original com 7 voltas?

Obrigado novamente pelo esclarecimento do horario e anti-horario.
Abs[/quote:ec0fcd5fa6]

Eita!!! Prefiro não responder sobre isso. Posso falar besteira.
Olha, tem o programa para calcular a bitola e o numero de voltas ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=56316 ), vc baixa e ver como fica.

Esqueci de perguntar, esse motor estava enrolado em delta ou em estrela?
Tem que levar em conta isso na hora de colocar no programa
Há, vc sabe como ligar os fios das bobinas? Quero dizer, unir os fios AWG de entrada com o de saída que vão para o esc...
Abs
Warne[/quote:ec0fcd5fa6]

Tudo bem Warne!
Nada feito no motor, não funciona.
Pior que testei em outro towerpro 2408 com 12 imãs e 9 polos o esquema e não funcionou.
Acho que estou ligando alguma coisa errada, vc tem um esquema mais explicadinho com a ligação final dos fios.
e tudo mais.
Cara enrolei uns 2822 e 2812, e outros com esquemas de 12 polos, e todos funcionou todos os esquemas.
To meio sem chão.
Verifiquei hoje se o isolamento dos estatores estão bons e tudo ok.
Agradeço
Responder