Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Resumindo oque falei antes.


Fio mais grosso mais quantidade de carga por Segundo, Acho que tem relação ao torque,

Fios mais finos e multiplos Mais VELOCIDADE na carga, mais area para carga se mecher digamos assim, logo mais RPM.


Acho que é isso, tive fisica C, mas não to muito bom de memória! hahah
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:80aba53eff="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:80aba53eff]

Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!

O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

[quote:bfc6085536="Yensid"][quote:bfc6085536="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:bfc6085536]

Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!

O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:bfc6085536]


Ja que prefere sem achismos vamos la.





Um Fio RIGIDO de 0,4 mm² de area de parede externa,e um fio FLEXIVEL(varios fios) CUJA AREA DE parede externa TOTAL seja igual a 0,4mm², ISTO É FIOS CUJA AREA EXTERNA seja a mesma,

Tem eles a MESMA CAPACIDADE CONDUTIVA/RESISTIVA!


Mas se você pegar 1 fio rigido de 100mm e DIVIDIR você não vai ter nescessáia mente a mesma area externa!


Tera uma AREA MAIOR! oque leva a MAIOR CAPACIDADE CONDUTIVA.

Por isso ele calcula maior.




[b:bfc6085536]NA PRATICA[/b:bfc6085536]!


Pega 1 cano de 101(akeles de esgoto)

Coloque TODOS os tupos de 1/2" que você conseguir dentro dele.

Com isso você estara fazendo o mesmo quando calcula pela area da secçao quantos fios finos equivalem a 1 grosso!


Apos colocar TODOS os canos possiveis,

MEssa a circunferencia do cano de 101

Agora messa a circunferencia de TODOs os canos de 1/2",

A circunferencia da soma de todos canos menores sera maior que a do cano maior

Com isso, SABENDO QUE: os Elétrons se movem pela parte externa do fio e nao interna.


Logo descobrimos que QUANTO MAIOR A CIRCUNFERENCIA ou a AREA EXTERNA TOTAL de um fio, MAIS CARGA PASSA, MELHOR a Eficiencia!




Ficou mais claro?

Att Diogo Daniel Todeschini
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Sendo assim Diogo, o melhor então é enrolar o motor com o fio mais fino que conseguirmos, com o maior número de secções ("pernas") possíveis. Assim teríamos uma maior capacidade condutiva, ou seja, conseguiríamos que o motor suportasse uma maior corrente. É isso?!
Disney

Em tempo: Para quem quiser se aprofundar um pouco mais em motores brushless, encontrei uma monografia sobre o assunto. Segue o link para baixar o PDF.

[url]https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CEEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180500%2Ftce-23042010-091439%2Fpublico%2FTrindade_Rafael_Henrique.pdf&ei=0jmJT8KxLsKXtweJ27mPCg&usg=AFQjCNGvkGHVpnxM66lNAEXzHc1o4aZykA&sig2=3FIhjnL_yBqAJeQaAxqyqg[/url]
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Exatamente, eu demorei quase um dia para chegar na minha conclusão, pois ja sabia que a forma de medir os fios pela area da secção estava errada mas não sabia porque.




Para ter ume idéia, conhece WEG neh? uma das maiores marcas de motores, se não a maior, antigamente vinha com 10 pernas de fios, os motores deles,

Hoje vem com 20-30 pernas.



Muito bom o estudo do cara, vou ler daki um pouco.




Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv

para saber como enrolo :(


Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:90869cac52="Drzinho"]

Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv

para saber como enrolo :(


Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.[/quote:90869cac52]

Se usar o paquímetro, não terá a medida correta. Tem que usar um micrômetro.
Limpe bem o seu paquímetro, feche ele sem pressionar e olha contra a luz se existe uma fresta entre as pontas (que deve existir). Se você ver uma fresta entre as pontas, o seu paquímetro já perdeu a precisão por estar sendo usado de forma errada e sendo assim, a leitura que ele te der da medida do fio, estará errada.
Outro detalhe, o nônio do seu paquímetro terá que ter a divisão de 0,02mm e não de 0,05mm como a maioria tem.
Sendo assim, não te aconselho a usar um paquímetro para ler a medida dos fios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

:( oque tenho na empresa foi usado poucas vezes, mas nao to confiante muito mesmo, no estado dele, sera que alguém tem idéia de qual fio esta sendo usado no Sk2830 75kv?
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:b7c3b3f342][b:b7c3b3f342]Turnigy 2836-3290:[/b:b7c3b3f342][/size:b7c3b3f342]

Vídeo do primeiro vôo do SkyRay com o motor turnigy que eu re-enrolei. Aumente o volume! :twisted:

[yt]tu5BKXHPwus[/yt]

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:eabf0dc555][b:eabf0dc555]Turnigy 2836-3290 - O que fez o motor parar!?[/b:eabf0dc555][/size:eabf0dc555]

Hoje fui verificar o estado do motorzinho e verifiquei que não estava queimado. Coloquei o mesmo para funcionar e ele funcionou por alguns segundos, depois parou.

Fui verificar com mais cuidado e vi que a cablagem havia sobre-aquecido, como pode ser visto na imagem abaixo.

[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pW7DjKz7hhH2isO8TYqpEipUpiuancN22L9rM38OIsAMwN2vhnwTtEUXBgqyHoq4fQpbtUuVfP5Eb7x4UNkFMrw/Turnigy2415_107.jpg[/img:eabf0dc555]

Resolvi refazer esta fiação e melhorar o isolamento. Para minha surpresa, quando comecei a desfazer a fiação, descobri que o problema tinha sido o mesmo que derrubou a asa de trocentos watts do Pedro Prado e que o Marco Antonio definiu como PMC...

[img:eabf0dc555]https://public.blu.livefilestore.com/y1pViM2-koHIKfOb5OoBNTjro_hyVS8mgrvULtKaUvsm58Ni5AY4Ep-UwZvrn7O8uw8ahCEWG4gQ-PkK_uSKbY-Mw/Turnigy2415_108.jpg[/img:eabf0dc555]

[b:eabf0dc555]P[/b:eabf0dc555]**a [b:eabf0dc555]M[/b:eabf0dc555]au [b:eabf0dc555]C[/b:eabf0dc555]ontato. Se observar com cuidado, a solda que eu havia feito entre os dois fios (serviço de preguiçoso!!!! :oops: ) não aguentou a corrente que passava e soltou, dando um senhor mau-contacto e fazendo o motor parar instantaneamente.

Já refiz a fiação e esta pronto para novo vôo. Vamos ver mais tarde, se ele volta a gritar alto e fazer um belo vôo!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Muito bom, ficou com um ótimo resultado! EU ABRI o 2830 e vi que eh enrrolado com 4 pernas de fio, cheguei a conclusão de que nñao vale apena mecher se não queimar!
Responder