Enrolamento de motores brushless
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amigos tenho uma grande duvida quanto ao emax 2822. originalmente ele vem com 14 voltas de um fio 30 ou 31 triplo com fechamento em delta. a questão é que eu coloquei 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. pelos calculos mudou pouca coisa o kv pois 14 * 1200 = 16800 => 16800 / 8 = 2100 / 1,73 = 1213. mais eu não sei se a cobertura de cobre ficou melhor. ainda não testei quanto ele da de empuxo e nem quantos amper ta gastando. pretendo usar uma 9*6 apc ou 10*5 apc.
- LaercioLMB
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eduardo_loko escreveu:amigos tenho uma grande duvida quanto ao emax 2822. originalmente ele vem com 14 voltas de um fio 30 ou 31 triplo com fechamento em delta. a questão é que eu coloquei 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. pelos calculos mudou pouca coisa o kv pois 14 * 1200 = 16800 => 16800 / 8 = 2100 / 1,73 = 1213. mais eu não sei se a cobertura de cobre ficou melhor. ainda não testei quanto ele da de empuxo e nem quantos amper ta gastando. pretendo usar uma 9*6 apc ou 10*5 apc.
De onde você tirou o 2100 / 1,73?
Se você viu a constante do motor, multiplicando o número de volta pelo KV e encontrou 16800 e dividiu 16800 pelo novo número de voltas que é 8 e encontrou 2100, esse é o novo KV do motor e de onde tirou os 1213?
Raciocina meu, se um motor EMAX CF2822 de 1200 KV, não aceita uma hélice APC 9X6 com bateria 3S, quem dirá se o motor ficar com 2100 KV, ele vai torrar logo de cara.
Quando muito esse motor irá aceitar uma hélice 7X6 com 2100 KV.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Sáb Jul 25, 2015 10:56 pm, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[img:8d12bf9a0f]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:8d12bf9a0f]
Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.
Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.
O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.
O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.
[size=18:8d12bf9a0f][b:8d12bf9a0f]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:8d12bf9a0f][/size:8d12bf9a0f]
Disney
Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.
Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.
O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.
O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.
[size=18:8d12bf9a0f][b:8d12bf9a0f]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:8d12bf9a0f][/size:8d12bf9a0f]
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A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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- warne
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[quote:125e53eb88="Turcorossi"]Sim olhei - mas como burro que sou não entendi nada.
AHAHAHAH
DRzinho so me explica onde é o inicio de cada cor.
Que dai sigo a rica a imagem e onde começa e termina.[/quote:125e53eb88]
[img:125e53eb88]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:125e53eb88]
Vamos lá, pela imagem vejo sentido anti-horário, e se o GRANATO falou, então tem que colocar a bobina no sentido anti-horário.
Entendendo a imagem.
Comece pela Bobina 1, de cor verde, sentido anti-horário, depois passe para a bobina 4, anti-horário também e por ultimo a bobina 7, também anti-horário.
Abs
Warne
AHAHAHAH
DRzinho so me explica onde é o inicio de cada cor.
Que dai sigo a rica a imagem e onde começa e termina.[/quote:125e53eb88]
[img:125e53eb88]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:125e53eb88]
Vamos lá, pela imagem vejo sentido anti-horário, e se o GRANATO falou, então tem que colocar a bobina no sentido anti-horário.
Entendendo a imagem.
Comece pela Bobina 1, de cor verde, sentido anti-horário, depois passe para a bobina 4, anti-horário também e por ultimo a bobina 7, também anti-horário.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?
- LaercioLMB
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[quote:e3c66c1376="eduardo_loko"]ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?[/quote:e3c66c1376]
Bom, sobre a diferença de cálculo de fechamento delta e estrela, só sei o delta mesmo, o cálculo do estrela não tenho como discordar de você nesse caso já que eu não sei.
Mas sobre a área de cobre, basta você calcular a área que tinha antes no enrolamento antigo e o que tem agora, mas o tipo de fechamento não irá mudar o resultado da área do fio usado.
Bom, sobre a diferença de cálculo de fechamento delta e estrela, só sei o delta mesmo, o cálculo do estrela não tenho como discordar de você nesse caso já que eu não sei.
Mas sobre a área de cobre, basta você calcular a área que tinha antes no enrolamento antigo e o que tem agora, mas o tipo de fechamento não irá mudar o resultado da área do fio usado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Turcorossi
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Consegui reenrolar - Masss queimou e voo.
[quote:10b5f48884="Yensid"][img:10b5f48884]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:10b5f48884]
Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.
Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.
O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.
O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.
[size=18:10b5f48884][b:10b5f48884]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:10b5f48884][/size:10b5f48884]
Disney[/quote:10b5f48884]
Com essa explicação consegui enrolar direitinho.
Funcionou muito bem, mas....
Coloquei o motor no Pylon Race, e fui voar agora pela manha e adivinha:
Queimou em voo, ate consegui voar uns 3 minutos.
Parecia uma maquina de fumaça, saio a fumaçinha e deixou rastro, sorte que tinha vento e planou um pouco para o pouso.
Bom novamente com isso fiquei com algumas dúvidas e volto a pedir ajuda aos amigos.
Este motor original tem 3200 kv.
ele estava com fio 31AWG triplo com 7 voltas.
O que fiz, coloquei fio 26 duplo com 7 voltas.
Bom la vai a duvida com 7 voltas o fio fica curto e a resistência passa muito rápido.
Exigindo mais do fio.
Faço ele triplo fio 26 com as mesmas 7 voltas.
Ou coloco ele simples 1 fio com mais voltas tipo 14 ou 16 voltas?
Ele tende a diminuir a resistência do fio tendo mais fio a percorrer exigindo menos do fio! estou certo nisso ou é invenção da minha cabeça?
Ou coloco o mesmo fio duplo mas com o maior numero de voltas que acho que fica com 10 voltas?
Olhem as fotos de como ficou o motorzinho.
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou1.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou2.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou3.jpg[/img:10b5f48884]
Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.
Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.
O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.
O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.
[size=18:10b5f48884][b:10b5f48884]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:10b5f48884][/size:10b5f48884]
Disney[/quote:10b5f48884]
Com essa explicação consegui enrolar direitinho.
Funcionou muito bem, mas....
Coloquei o motor no Pylon Race, e fui voar agora pela manha e adivinha:
Queimou em voo, ate consegui voar uns 3 minutos.
Parecia uma maquina de fumaça, saio a fumaçinha e deixou rastro, sorte que tinha vento e planou um pouco para o pouso.
Bom novamente com isso fiquei com algumas dúvidas e volto a pedir ajuda aos amigos.
Este motor original tem 3200 kv.
ele estava com fio 31AWG triplo com 7 voltas.
O que fiz, coloquei fio 26 duplo com 7 voltas.
Bom la vai a duvida com 7 voltas o fio fica curto e a resistência passa muito rápido.
Exigindo mais do fio.
Faço ele triplo fio 26 com as mesmas 7 voltas.
Ou coloco ele simples 1 fio com mais voltas tipo 14 ou 16 voltas?
Ele tende a diminuir a resistência do fio tendo mais fio a percorrer exigindo menos do fio! estou certo nisso ou é invenção da minha cabeça?
Ou coloco o mesmo fio duplo mas com o maior numero de voltas que acho que fica com 10 voltas?
Olhem as fotos de como ficou o motorzinho.
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou1.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou2.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou3.jpg[/img:10b5f48884]